Perguntas frequentes sobre Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC)

Documentação

Compatibilidade

000024550

18/05/2021

Clique em ou no tópico para obter detalhes:

O que é Intel® VROC? Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) é uma solução RAID empresarial projetada especificamente para unidades de estado sólido baseadas em NVMe.
Qual é a maior vantagem da Intel VROC? A maior vantagem da Intel VROC é a capacidade de conectar diretamente SSDs baseadas em NVMe às novas faixas PCIe* de processador escalonáveis Intel® Xeon® e, em seguida, fazer matrizes RAID usando essas SSDs sem usar um adaptador de barramento host RAID (HBA). Como resultado, Intel VROC libera o potencial de desempenho da SSD NVMe sem a complexidade e a potência de um RAID HBA de hardware tradicional. Dessa forma, Intel VROC foi projetado especificamente para SSDs NVMe e está posicionado para suportar adequadamente essa tecnologia e ajudar a fazer a transição do mercado para essas unidades mais rápidas.
Como Intel VROC SSDs RAID conectadas diretamente à CPU, isso significa que o HARDWARE RAID HBA não é mais necessário? HBAs de RAID de hardware têm servido o setor de RAID há dezenas de anos, em suporte a discos rígidos E SSDs SATA e SAS herdados, e estão evolucionando para adicionar funcionalidade NVMe. Intel VROC não precisa de um RAID HBA de hardware para SSDs baseadas em NVMe, mas isso não significa que este setor não precisa dele. Intel VROC oferece uma maneira alternativa atraente para SSDs NVMe RAID. Nosso objetivo é migrar SSDs das interfaces SATA/SAS herdados que foram projetadas para HDDs muito mais lentos para o protocolo NVMe moderno.
Como é Intel VROC desempenho e utilização da CPU em comparação com uma solução de RAID HBA de hardware? Intel VROC é um produto de qualidade do data center com desempenho e métricas de utilização da CPU que se adaptam a tais aplicações. Os novos HBAs raid de hardware habilitados para NVMe também são novidade para o mercado. O desempenho varia dependendo da configuração e dos parâmetros de teste, mas geralmente, as taxas de transferência de dados são comparáveis entre as duas tecnologias. Os HBAs têm silício na placa para realizar cálculos RAID, de modo que geralmente usam menos núcleos de CPU. No entanto, a partir de uma perspectiva do sistema, Intel Xeon processadores escaláveis são CPUs eficientes e cálculos RAID com VROC geralmente usam uma pequena fração do total de núcleos disponíveis. Além disso, é importante olhar para o trabalho que esses núcleos estão fazendo durante a utilização, como a utilização de IOPS/CPU.
Qual plataforma será suportada Intel VROC? Intel VROC é direcionado principalmente para estações de trabalho profissionais e plataformas de servidor. Ele requer o Intel® Volume Management Device (Intel® VMD), um recurso de hardware disponível apenas nos novos Intel® Xeon® escaláveis. Como os tipos de suporte a RAID são muito específicos à configuração da plataforma de OEM, é responsabilidade do OEM/ODM decidir se deve oferecer Intel VROC. Consulte seu servidor ou provedor de estação de trabalho para obter informações específicas. Há também suporte limitado em sistemas X299 em desktops highend. Veja o 6º trimestre. Para obter uma lista completa de detalhes de suporte do Intel VROC, (suporte para CPU, suporte para SO, suporte para SSD, etc.), consulte o Intel® VROC de configuração suportado.
Nós as Intel VROC em um processador Intel® Core™ processador e na motherboard para desktop de alta tecnologia X299 baseada em chipset, mostradas na Computex 2017. Esta Intel VROC será suportada por esta plataforma? Intel VROC é direcionado principalmente para estações de trabalho profissionais e plataformas de servidor no lançamento, mas pode ser habilitado em qualquer plataforma com o recurso Intel Volume Management Device (Intel VMD). A partir de 25 de setembro de 2017, Intel VROC serão suportados também em plataformas de desktop X299 high-end (HEDT). Verifique a equipe de marketing da HEDT para saber se Intel VROC suporte específico em plataformas X299.
É Intel VROC ou RAID de hardware? Intel VROC é uma solução RAID híbrida. Ele tem atributos como RAID de hardware por causa do principal recurso de silício chamado Intel Volume Management Device (Intel VMD), que é oferecido com os novos Intel Xeon escaláveis. Intel Virtual RAID on CPU (VROC) utiliza Intel VMD agregar SSDs NVMe que permitem RAID inicializável. Intel VROC também tem atributos como RAID de software. Por exemplo: ele usa alguns dos núcleos da CPU para calcular a lógica de RAID. Por causa desta combinação de software e silício, o Intel VROC é chamado de solução RAID híbrida.
A Intel VROC suporta SSDs de terceiros? Intel VROC compatível® SSDs Intel® e SSDs de terceiros selecionadas. Veja Intel® VROC página de configuração suportada para SSDs de terceiros suportadas.
Qual é a Intel VROC chave de hardware? Intel VROC é um produto licenciado para venda por meio de OEMs ou ODMs com um contrato de nível de serviço de suporte. A Intel VROC de hardware é o mecanismo para obter uma licença para o Intel VROC software. Certos OEMs/ODMs construíram servidores e estações de trabalho que suportam Intel VROC adicionando um cabeçota principal às motherboards. A Intel VROC de hardware precisa ser inserida na motherboard para habilitar a licença raid. Apenas uma chave é necessária por sistema (ou seja, por servidor ou por estação de trabalho).

Se não for necessária uma funcionalidade RAID, o Intel VROC pass through pode ser usado. Essa funcionalidade não precisa de uma chave de licença/HW e fornece Intel® VMD recursos e funcionalidade sem RAID.

Onde posso obter uma chave de Intel VROC hardware? Os usuários finais podem esperar que as chaves de hardware sejam instaladas pelos OEMs em seus servidores, desde que os usuários finais solicitem um servidor com uma solução de Intel VROC completa. Os OEMs obtém as chaves com os distribuidores da Intel ou da Intel. Se um usuário final decidir fazer o upgrade para o Intel VROC após a compra de uma plataforma, ele poderá comprar uma chave de Intel VROC site específico do OEM para servidores. Dessa forma, os usuários finais podem obter suporte adequado para Intel VROC do fornecedor da plataforma.
Quais são as diferentes Intel VROC SKUs? Intel VROC tem três SKUs diferentes:
  • Intel VROC Pass Through: sem suporte RAID, basta ficar sozinho, SSDs baseadas em NVMe conectadas Intel VMD vias PCIe habilitadas. Não é necessária chave de hardware.
    Licença incluída no Hub de controle da plataforma (PCH).
  • Intel VROC: suporte a RAID 0/1/10. Chave de hardware padrão necessária.
  • Intel VROC Premium: suporte a RAID 0/1/5/10. Chave de hardware premium necessária.
  • Intel VROC SSD Intel: suporte a RAID 0/1/5/10. Só é necessária a chave de hardware da SSD Intel. Não há suporte para SSDs de terceiros. Funciona apenas com SSDs da marca Intel.
Como as Intel VROC e Intel® Rapid Storage Technology corporativas (Intel® RSTe) estão relacionadas? O Intel RSTe ainda é um produto? Intel VROC e Intel Rapid Storage Technology Enterprise (Intel RSTe) já foram produtos relacionados anteriormente na mesma família de produtos. A parte RAID SATA da família de produtos foi chamada de Intel RSTe e a parte RAID NVMe foi chamada de Intel VROC. No entanto, a partir do primeiro trimestre de 2019, com o lançamento do Intel VROC 6.0, o nome Intel RSTe foi removido e todas as soluções RAID desta família de produtos foram da marca Intel VROC. A funcionalidade SATA permanece, mas agora é marca Intel VROC (RAID SATA). Intel RSTe não é mais um produto referência da Intel. O nome ainda pode aparecer em alguns produtos herdados, mas todas as novas referências usarão apenas a Intel VROC nomenclatura.

Para RAID NVMe, Intel VROC (VMD NVMe RAID) é arquiteta para usar Intel VMD para fornecer os seguintes novos recursos para SSDs NVMe:

  • RAID inicializável
  • Hot-plug desarmado
  • Gerenciamento de LED
  • Proteção dupla de falha do RAID 5
  • Suporte para SSDs de terceiros
Para obter mais detalhes sobre a Intel® VROC de seu nome, consulte Intel® VROC em comparação com Intel® RSTe anterior: explicada a alteração de nome.

 

O que é proteção dupla de falha do RAID 5? Intel VROC pode proteger os dados do RAID 5, mesmo quando a perda de energia inesperada e a degradação do volume RAID ocorrem ao mesmo tempo. Essa condição de falha dupla é, às vezes, chamada de orifício de gravação RAID 5 (R5WH). Muitas soluções RAID lidaram com esse desafio ao desarmá-los com uma unidade de energia de backup. Intel VROC resolver esse problema usando o registro de patente pendente.
O que é gerenciamento de LED? O recurso de gerenciamento de LED suporta luzes indicadoras de SSD usando o LED de status no gabinete do servidor que pisca diferentes padrões para indicar o status diferente de cada SSD na matriz RAID. O gerenciamento do LED fornece manutenção mais fácil e ajuda a evitar erros acidentes humanos. Intel VROC segue os padrões de piscamento definidos pelo padrão internacional de interpretação de padrões de piscamento.
Sou um usuário final. Como eu posso tentar ou comprar VROC? Intel VROC é um recurso de alta plataforma integrada. Há um trabalho de habilitação profunda necessário no BIOS da plataforma, no hardware e nos drivers. Peça a seu provedor de servidor que um Intel VROC com capacidade para usar ou comprar. O Intel PCSD (Platform Collaboration and Systems Division) também fornece servidores com Intel VROC capacidade.
Quais OEM ou ODMs projetaram em Intel VROC? Vários OEMs e ODMs projetaram Intel VROC em plataformas de servidor e workstation apropriadas. Podemos fornecer orientação após os OEMs e ODMs lançarem seus produtos, mas, neste momento, pergunte diretamente ao seu servidor ou provedor de workstation.
Eu descobri que o RAID 0 funciona sem Intel VROC chave de hardware. Mas o resumo do produto diz que preciso da chave de hardware VROC para RAID 0. O que devo fazer? Uma Intel VROC de hardware (HW) é necessária para usar RAID 0/1/5/10 para a maioria das SSDs. No entanto, Intel VROC também foi projetado para fornecer RAID 0 para SSDs Intel PCIe Gen3 x8 sem exigir uma chave HW. Por exemplo: SSD Intel® DC P4608. Para quaisquer outras SSDs x4 regulares, sem chave HW, o RAID 0 pode funcionar ou pode não funcionar. Em resumo, uma Intel VROC HW é necessária para suporte oficial ao RAID 0 com SSDs PCIe Gen3 x4 regulares. O RAID 0 operacional nesta situação é feito sob o risco do usuário.
Qual é a diferença entre Intel VROC e Microsoft Spaces*? Intel VROC suporta os seguintes recursos que o Microsoft Spaces não oferece:
  • RAID inicializável
  • Suporte para Linux*
  • Gerenciamento de RAID em ambiente pré-SO
  • Indicador de status do LED de suporte em SSDs em matrizes RAID
Qual é a diferença entre o Intel VROC e o Linux MD RAID? Intel VROC para Linux é construído com base no MD RAID, e Intel VROC equipe tem um mantenedor MD RAID na equipe. No entanto, Intel VROC tem os seguintes recursos extras:
  • Fornece gerenciamento de RAID da linha de comando UEFI HII e UEFI Shell
  • Fornece página da Web, gerenciamento de RAID remoto e APIs RESTful
  • Totalmente validada e suportada com Purley plataforma e SSDs selecionadas pelo setor
  • Fornece hotfix/patch para problemas específicos do cliente no sistema operacional suportado
  • Fornece uma solução NVMe RAID inicializável
Se Intel VROC foi construído sobre MDRAID, como e quando ele foi implementado nas distribuições Linux? A Intel VROC de desenvolvimento adiciona recursos e funcionalidade para Intel VROC e, em seguida, upstreams essas alterações no kernel Linux. Uma versão específica do kernel da distribuição Linux, cronograma de lançamento e decisão de incluir quaisquer Intel VROC afetarão a disponibilidade de Intel VROC nessa distribuição.

Como orientação geral, um certo nível de Intel VMD e Intel VROC de código precisa estar no kernel do Linux usado para Intel VROC ser funcional. As alterações iniciais de código para essa funcionalidade estavam em torno dos kernels 4.8/4.10 e a funcionalidade limitada pode ser esperada. No entanto, para uma base estável e totalmente funcional, é recomendável usar kernel 4.15 ou superior.

Em que Intel VROC o desempenho do Linux em comparação com o Microsoft Windows*? Intel VROC para Windows e Linux são implementados em duas arquiteturas e implementações separadas para que apresentem desempenho diferente. Por exemplo, podemos obter IOPS de leitura de 2,5 M1 em RAID 0 de 4 discos no Linux, mas apenas IOPs de 1,0M2 no Windows. Estamos trabalhando continuamente na melhoria do desempenho.
Se eu tiver um problema com o meu aplicativo de Intel VROC, como obter suporte? Intel VROC é um aplicativo conectado a plataformas que depende de integração no nível da plataforma para funcionar. Portanto, os fabricantes de plataformas fazem muito trabalho para operacionalização do VROC em suas plataformas, e cada implementação da plataforma pode ser ligeiramente diferente com diferentes dependências. Por exemplo, os fabricantes de plataformas podem optar por omitir Intel VROC recursos que afetariam sua Intel VROC instalação. Ou os fabricantes de plataformas Intel VROC recursos em suas próprias soluções de software de armazenamento, o que causaria dependências desconhecidos da Intel.

Para melhor suporte Intel VROC problemas, os usuários devem primeiro entrar em contato com o fabricante da plataforma para confirmar onde está ocorrendo um problema na plataforma. O fabricante da plataforma trabalhará com a Intel para resolver problemas conforme apropriado. Para Intel VROC de alto nível, consulte a página de suporte da Intel® VROC. Se as perguntas não são respondidas, os usuários podem entrar em contato com o Suporte ao Cliente Intel.

As Intel RST e Intel VROC são atualmente suportadas em plataformas HEDT X299. Como eles estão relacionados? O que devo usar um sobre o outro? Intel RST é feita para cargas de trabalho baseadas no cliente, enquanto Intel VROC feita para cargas de trabalho baseadas na empresa. Consulte a documentação abaixo para ver as principais diferenças entre elas:

Intel RAID soluções para clientes e empresas

Soluções HEDT RAID

É importante observar que Intel® RST e Intel® VROC não devem ser usados na mesma plataforma ao mesmo tempo. Eles são produtos separados que fornecem funcionalidades semelhantes e não são compatíveis juntos.

1System configuration: Intel® Server Board S2600WFT family, Intel® Xeon® 8170 Series Processors, 26cores@ 2.1GHz, RAM 192GB , BIOS Release 7/09/2018, BIOS Version: SE5C620.86B.00.01.0014.070920180847 OS: RedHat Linux 7.4, kernel- 3.10.0- 693.33.1.el7.x86_64, mdadm - v4.0 - 2018-01-26 Intel build: RSTe_5.4_WW4.5, Intel® VROC Pre-OS version 5.3.0.1039, 4x Intel® SSD DC P4510 Series 2TB drive firmware: VDV10131, Retimer BIOS setting: Hyper-threading enabled, Package C-State set to C6(non-retention state) and Processor C6 set to enabled, P-States set to default and SpeedStep and Turbo are enabled Workload Generator: FIO 3.3, RANDOM: Workers-24, IOdepth- 256, No Filesystem, CPU Affinitized Pass Through Baseline: 1x Intel® SSD DC P4510 Series, 2 TB, Firmware: VDV10120, SSDPE2KX020T8
Os resultados de desempenho são baseados em testes de 5 de outubro de 2018 e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis ao público. Consulte a divulgação da configuração para obter detalhes. Nenhum produto pode ser totalmente seguro.

2System configuration: Intel® Server Board S2600WFT family, Intel® Xeon® 8160T Series Processors, 24cores@ 2.1GHz, RAM 192GB , BIOS Release 07/09/2018, BIOS Version: SE5C620.86B.00.01.0014.070920180847 OS: Windows Server 2016, Version 10.0.14393 Build 14393, Intel RSTe UI version: 5.4.0.1464, Intel® VROC Pre-OS version 5.4.0.1039, 4x Intel® SSD DC P4510 Series 2TB drive firmware: VDV10131, Retimer BIOS setting: Hyper-threading enabled, Package C-State set to C6(non-retention state) and Processor C6 set to enabled, P-States set to default and SpeedStep and Turbo are enabled Workload Generator: IOmeter version: 1.1.0 Dyn buckets 1.2, RANDOM: Workers-16, IOdepth- 32, No Filesystem, CPU Affinitized Pass Through Baseline: 1x Intel® SSD DC P4510 Series, 2TB, Firmware: VDV10131, SSDPE2KX020T8)) Performance results are based on testing as of August 26, 2018 and may not reflect all publicly available security updates. Consulte a divulgação da configuração para obter detalhes. Nenhum produto pode ser totalmente seguro.

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.
Nenhuma licença (expressa ou implícita, por impedir ou de outra forma) para quaisquer direitos de propriedade intelectual, é concedida por este documento. A Intel se isenta de todas as garantias expressas ou implícitas, incluindo, sem limitação, as garantias implícitas de comercibilidade, adequação a uma finalidade específica e não violação, bem como as garantias decorrentes do curso de desempenho, curso de negociação ou do uso no comércio.
Seus custos e resultados podem variar.
©Intel Corporation. Intel, o logotipo Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros.