Resolva problemas de detecção com Intel® Optane™ memória

Documentação

Solução de problemas

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09/05/2023

Ao habilitar a aceleração do sistema com Intel® Optane™ memória, você pode encontrar problemas para detectar o módulo dentro do aplicativo Intel® Optane™ Memory and Storage Management, ou utilitários do Windows* (como Gerenciador de dispositivos). Alguns sintomas comuns são descritos abaixo, juntamente com suas respectivas causas e etapas recomendadas para resolvê-los.

O que você deve saber antes de começar?
  • Este artigo aborda os sintomas comuns relacionados Intel® Optane™ problemas de detecção de memória enquanto permite a aceleração do sistema. Se você estiver tendo um problema diferente ou tiver um código ou mensagem de erro específico aparecendo, tente verificar as informações em Códigos de erro e mensagens enquanto usa Intel® Optane™ aceleração do sistema de memória.
  • Os Intel® Optane™ de memória atingiram a produção de Fim de Vida e não são mais suportados em plataformas Intel® da 12ª e 13ª Geração mais recentes. Isso pode resultar no aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento informando que não há dispositivos suportados disponíveis. Veja mais detalhes sobre Intel® Optane™ de memória não suportados em processadores Intel® da 12ª/13ª geração e plataformas relacionadas.
  • Se você não tem certeza sobre o tipo de dispositivo de Intel® Optane™ de memória em seu sistema (série Intel® Optane™ Memory M ou Intel® Optane™ Memory série H), entre em contato com o fornecedor do sistema para confirmar o tipo de dispositivo.
  • Importante: Faça backup de todos os dados antes de continuar. Algumas das etapas recomendadas mencionadas abaixo podem precisar mudar as configurações do BIOS e/ou reinstalar o sistema operacional. É altamente recomendável que todos os dados são backups antes de iniciar.
  • Precisa de mais ajuda? Se você ainda tiver problemas ou perguntas relacionadas à memória Intel® Optane™, entre em contato com o Suporte ao Cliente Intel.

Clique ou no tópico para obter detalhes:

Sintoma 1: Intel® Optane™ memória não é detectada no Windows* (por exemplo, Gerenciador de dispositivos em unidades de disco) ou no aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento. Mas ele é detectado no BIOS do sistema.

Isso pode ser devido ao módulo ainda contendo dados antigos de um volume anterior. Neste caso, ele precisaria ser redefinido. A redefinição Intel® Optane™ memória de Intel® Optane™ pode ser realizada com qualquer uma das opções abaixo:

Opção 1: Redefinir o dispositivo através do aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento:

  1. Desinstale o Intel® Optane™ de memória e gerenciamento de armazenamento, se instalado.
  2. Reinstale o aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento da Microsoft* Store.
  3. Abra o aplicativo.
  4. Selecione/destaque a memória Intel® Optane™ e clique na opção Limpar metadados.
  5. Reinicialize o sistema.

Opção 2: Redefinir o dispositivo através do BIOS:

Nota
Consulte o fornecedor do sistema para confirmar onde as configurações do BIOS mencionadas abaixo estão localizadas no seu sistema.
  1. Insira o BIOS do sistema.
  2. Localize a Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid página.
  3. Clique no módulo Intel® Optane™ memória.
  4. Selecione Redefinir para não Optane ou Desconcatenar (se o volume não estiver desativado corretamente).
  5. Siga as etapas abaixo para remover todas as partições:
    1. Aberto Prompt de comando (Administrador).
    2. Digite diskpart e pressione Enter.
    3. Digite o disco de lista e pressione Enter.
    4. Observe o número do índice de disco do módulo Intel® Optane™ memória.
    5. Digite select disk# e pressione Enter.
    6. Digite "Limpar tudo". Quando terminar o cursor, o cursor voltará; seja paciente.

Para reativar a aceleração, confirme todas as configurações e procedimentos do BIOS conforme definido pelo fabricante do seu sistema. Os Guias do usuário para Intel® Optane™ de memória também podem ser consultados.

Nota
Se for necessário alterar o modo SATA ou o modo de inicialização, ele exigirá uma reinstalação do sistema operacional. Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de prosseguir.
Sintoma 2: O Gerenciador de Dispositivos e o Gerenciamento de Disco do Windows* detectam o módulo, mas o aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento não.

Isso pode ser devido a um BIOS do sistema configurado incorretamente. Os aplicativos do Windows podem estar detectando os dispositivos, pois o driver do Microsoft NVMe* foi carregado. Mas se o dispositivo não estiver configurado corretamente (remapped) para ser controlado pelo driver Intel® RST, o software não o detectará.

Nesse cenário, você precisa confirmar se a remapeamento está habilitada para a porta PCIe-M.2 que contém a memória Intel® Optane™ memória. O local e o nome desta configuração no BIOS podem variar, verifique no manual do usuário do sistema o campo correto para o seu sistema ou entre em contato com o fornecedor do sistema para obter assistência.

Se as configurações estiverem corretas e o problema não for resolvido, verifique as seguintes configurações no BIOS do sistema:

  • O modo SATA é uma seleção Intel® Optane™ memória habilitada, não AHCI.
  • UEFI é selecionada como a opção Inicialização para dispositivos de armazenamento, o CSM está desabilitado.

Se alguma das configurações acima não estiver correta, faça as alterações adequadas e reinstale o sistema operacional.

Nota
Se for necessário alterar o modo SATA ou o modo de inicialização, ele exigirá uma reinstalação do sistema operacional. Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de prosseguir.
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