Resolva problemas de detecção com a memória Intel® Optane™

Documentação

Solução de problemas

000025194

05/10/2020

Enquanto permite a aceleração do sistema, você pode encontrar problemas ao detectar o módulo dentro de:

  • Aplicações com capacidade para a Intel® Optane™ Memory
  • Utilitários do Windows® 10 (como Gerenciador de dispositivos)

Alguns sintomas comuns são descritos abaixo. As causas e os passos recomendados para resolver são explicados.

Nota
  • Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de seguir os passos abaixo
  • Faça backup de todos os dados antes de continuar

 

Sintoma 1: o módulo não é detectado no Windows* (ex. Gerenciador de dispositivos sob 'Disk Drives') e nem na aplicação do Intel® Optane™ Memory. Mas é detectada no BIOS do sistema

Isso pode ser devido ao módulo ainda conter dados antigos de um volume anterior. Neste caso, seria necessário redefinir.

Passos recomendados para resolução

Opção 1: redefinir o dispositivo por meio da aplicação Intel® RST ou Intel® Optane™ Memory and Storage Management

  1. Desinstale o aplicativo Intel Optane™ Memory, se estiver instalado.
  2. Instale o 'SetupRST' do aplicativo Tecnologia de armazenamento Intel Rapid ou o aplicativo Intel® Optane™ Memory and Storage Management a partir da MS Store*.
  3. Abra o aplicativo.
  4. Selecione/destaque o dispositivo e clique na opção 'Limpar metadados'.
  5. Reinicialize o sistema.

Opção 2: redefina o dispositivo através do BIOS

  1. Entre no BIOS do sistema.
  2. Localize a página Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid.
  3. Clique no módulo do Intel® Optane™ Memory.
  4. Selecione "Redefinir para não Optane" ou "Desconcatenar"(se o volume não foi desativado adequadamente).
  5. Siga as etapas abaixo para remover todas as partições:
    1. Abra o Prompt de comando (Admin).
    2. Digite diskpart e pressione Enter.
    3. Digite list disk e pressione Enter.
    4. Observe o número do índice de disco do módulo Intel® Optane™ Memory.
    5. Digite select disk# e pressione Enter.
    6. Digite clean all. Quando terminar, o cursor voltará; seja paciente.
Para reativar a aceleração, certifique-se de confirmar todas as configurações e procedimentos da BIOS, conforme definido pelo fabricante de seu sistema. O Guia de instalação também pode ser consultado.
Nota Alterar o modo SATA ou o modo de inicialização exige uma reinstalação do SO
Sintoma 2: o Gerenciador de Dispositivos Windows* e o Gerenciamento de Disco detectam o módulo, mas as aplicações suportadas pelo Intel® Optane™ Memory não o fazem.

Isso pode ser devido a um BIOS de sistema configurado inadequadamente. Os aplicativos Windows podem estar detectando os dispositivos, quando o driver Microsoft NVMe* tiver sido carregado. Mas se o dispositivo não estiver devidamente configurado (remapeado) para ser controlado pelo driver Intel® RST, o software não irá detectá-lo.

Verifique se o recurso Remapeamento está habilitado para a porta PCIe-M.2 que contém o módulo. A localização e o nome desta configuração na BIOS pode variar, verifique no manual do usuário do sistema o campo correto para o seu sistema

Se as configurações estiverem corretas e o problema não foi resolvido, verifique as seguintes configurações no BIOS do sistema:

  • O modo SATA é uma seleção ativada pela memória Intel® Optane™, não AHCI.
  • A UEFI é selecionada como a opção de Inicialização para dispositivos de armazenamento; o CSM é desabilitado.
Se qualquer uma das configurações acima não estava correta, realize as alterações adequadas e reinstale o SO2.
Nota Alterar o modo SATA ou o modo de inicialização exige uma reinstalação do SO

 

Tópicos relacionados
Guia de instalação da memória Intel® Optane™
Drivers e Software da memória Intel® Optane™
Solução de problemas de detecção com o Intel® Optane™ Memory série H
Como instalar e usar Intel® Optane™ Memory (vídeos)
Perguntas frequentes sobre Intel® Optane™ Memory
Mais ajuda e suporte