Perguntas frequentes sobre a instalação e a configuração da Intel® Optane™ memória

Documentação

Instalação e configuração

000025569

02/10/2019

Conheça os requisitos para instalar, habilitar e configurar a aceleração do sistema com o Intel® Optane™ memória.

Verifique se o seu sistema é o Intel® Optane™ preparado para a memória e com capacidade.

Clique ou a pergunta para obter detalhes:

Quais são os requisitos de software e hardware para a aceleração do sistema com a memória Intel® Optane™?

Veja os requisitos completos para preparar um sistema para o Intel® Optane™ memória.

A unidade que você está acelerando deve conter:

  • Partição GPT
  • formato do setor 512B
  • O sistema operacional Windows® 10 64-bit com pelo menos 5 MB de espaço contínuo não alocado no final do volume de inicialização
Pré-registros
  • Com o driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) versão 16. x ou posterior, uma unidade secundária pode ser habilitada para aceleração do sistema em processadores/chipsets selecionados. Encontre informações completas. Com versões anteriores do driver Intel® RST apenas a unidade de inicialização pode ser selecionada para aceleração do sistema
  • A unidade a ser acelerada pode ser uma SSD SATA/HDD ou a unidade de estado sólido Intel® série 660P1
  • Não há suporte para uma única unidade com múltiplos sistemas operacionais com a aceleração do sistema. Não recomendamos esse uso e não garantiremos os resultados. Veja os requisitos completos no Guia de instalação.
  • Sistemas de inicialização de so duplo--sistemas com mais de uma unidade de armazenamento, cada qual contendo um sistema operacional--não são compatíveis e os resultados não podem ser garantidos.
Que software preciso para instalar o Intel® Optane™ memória e permitir a aceleração do sistema?

Veja qual é o software que permite aceleração com a memória Intel® Optane™. Você precisa:

  • O driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST)
  • Interface de usuário compatível com a memória Intel® Optane™
Habilitei a aceleração do sistema na minha unidade de inicialização do Windows 10 e criei um volume de memória do Intel® Optane™. É possível instalar o Windows 7 * no volume de memória Intel® Optane™ agora?

Não. A aceleração do sistema com o Intel® Optane™ memória só é suportada no sistema operacional Windows 10 64-bit. Os drivers que suportam e gerenciam esse volume não são compatíveis com outros sistemas operacionais.

A tentativa de instalar outro sistema operacional, como o Windows 7, deixará o volume de memória Intel® Optane™ inutilizável e resultará em perda de dados.

Por que estou recebendo uma mensagem informando que não há espaço na minha unidade para habilitar o Intel® Optane™ memória ou que minha partição não pode ser redimensionada?

Deve haver pelo menos 5 MB de espaço disponível contínuo na unidade para habilitar a aceleração. Os dispositivos reservam espaço para armazenar metadados usados para emparelhar as unidades juntas. Se você receber esse erro, determine:

  • Se o seu sistema tiver uma partição bloqueada no final da unidade a ser acelerada
  • Se sua unidade não tiver capacidade livre suficiente para suportar a aceleração do sistema
Para obter mais informações, consulteUnidade de sistema não suportada: última partição não foi possível redimensionar o erro.
Posso usar o Intel® Optane™ memória para acelerar minha unidade secundária, em vez da unidade de inicialização principal?

Com o driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) versão 16. x ou posterior, uma unidade secundária pode ser habilitada para aceleração do sistema em processadores/chipsets selecionados. Encontre informações completas. Com versões anteriores do driver Intel® RST apenas a unidade de inicialização pode ser selecionada para aceleração do sistema

Posso habilitar a aceleração do sistema com o Intel® Optane™ memória com uma unidade PCIe NVMe?

A aceleração do sistema pode ser ativada com um HD SATA/SSD/SSHD ou com a SSD Intel® série 660P PCIe NVMe unidade1

Minha instalação do Windows 10 está em uma partição de registro mestre de inicialização (MBR), ainda posso habilitar a aceleração do sistema?

Não, uma partição de tabela de partição GUID (GPT) deve estar na unidade de inicialização principal que você deseja acelerar. Ele pode estar em uma partição MBR porque o BIOS do sistema foi definido para o modo de inicialização herdado em vez da UEFI durante a instalação do sistema operacional (SO). Ou a mídia de inicialização UEFI não foi usada.

Para solucionar o problema, talvez você possa converter sua partição atual do registro mestre de inicialização (MBR) para GPT, seguindo estas etapas.

Ou você pode reinstalar o sistema operacional após a configuração do BIOS do sistema, com as configurações adequadas listadas no Guia de instalação.

Pré-registros
  • Antes de prosseguir, recomendamos o backup de todos os dados.
  • A partição GPT também é um requisito para a aceleração de uma unidade secundária/de dados. (Veja os detalhes.)
Tenho o Intel® aplicativo de tecnologia de armazenamento rápido (Intel® RST) instalado. É possível instalar o aplicativo de memória Intel® Optane™ também?

Não, você só pode instalar um desses aplicativos de cada vez. No entanto, é possível usar o Intel® RST mais recente para habilitar e gerenciar a memória™ do seu® Intel Optane.

Nota: o aplicativo de Gerenciamento de armazenamento e memória intel® Optane™ será instalado, mesmo que um dos outros aplicativos Intel®™ memória compatível já esteja instalado. Mas essa configuração não é recomendada, pois apenas um aplicativo deve ser usado para gerenciar os dispositivos de armazenamento para obter a melhor experiência funcional

Como posso desativar a aceleração com a memória Intel® Optane™?

Você pode desativar a aceleração do sistema usando a interface do usuário da memória Intel® Optane™ ou com a interface de usuário do Intel® RST. Alguns fornecedores de motherboard fornecem esse recurso através do BIOS. Consulte o Guia de instalação da memória Intel® Optane™ ou o Guia de vídeo para obter mais informações.

No BIOS do meu sistema, na seção Intel® RST, vejo uma opção para desconcatenar e preservar os dados sim ou não. O que significam isso?

A desconcatenação está disponível no BIOS do sistema para desativar ou separar o volume de memória Intel Optane. É o mesmo processo feito ao pressionar desativar no SO Windows * na memória Intel Optane ou nos aplicativos Intel RST. Lembre-se de salvar as configurações do BIOS após o término do processo, antes de sair do BIOS. Se não o fizer, a ordem de inicialização do disco pode não ser atualizada corretamente, o que resulta no sistema que não inicializa no so.

Pré-registrosA preservação de dados refere-se à preservação de dados na unidade que está sendo acelerada e ao módulo de memória Intel Optane após serem separados. Em geral, recomendamos a seleção de Sim. Se você selecionar não, os dados não serão preservados na unidade que está sendo acelerada ou módulo e você não poderá acessar os dados após a separação. Recomendamos apenas selecionar não se não houver dados que você deseje recuperar após a separação.
Uma vez iniciado o processo de desconcatenação, o BIOS do sistema não está respondendo. Isso é esperado?

Sim, o processo pode levar de dois minutos a duas horas, dependendo da capacidade do módulo utilizado. Uma vez concluído, o BIOS do sistema mostra os discos como separados. Não tente desligar ou remover os discos durante esse processo, pois pode ocorrer perda de dados.

Posso habilitar a aceleração do sistema em minha unidade que contém mais de um volume (por exemplo, um volume de inicialização e um volume de dados)?
A aceleração do sistema de uma unidade que contém uma partição/volume de inicialização e também as partições/volumes de dados são aceitas.

Uma unidade com várias partições/volumes de inicialização não é uma configuração compatível ou um caso de uso. Os resultados não podem ser garantidos e não recomendamos a configuração.
Posso migrar ou clonar meu volume de memória atual do® Optane™ para outra configuração de memória do Intel® Optane™?

Não recomendamos a migração direta de dados de um volume atual de memória de™ Intel® Optane. Em vez disso, recomendamos que você:

  • Faça backup de todos os dados.
  • Desative o volume da memória Intel® Optane™.
  • Use seu software de clonagem ou migração de terceiros preferido para copiar os dados de uma unidade para outra.
  • Após a conclusão da migração, habilite novamente o volume da memória Intel® Optane™.
Pré-registrosRecomendamos fazer backup de todos os seus dados antes de migrar. A Intel não é responsável por perda de dados ou recuperação de dados.
A memória Intel® Optane™ agilizar a conexão de uma unidade conectada a um controlador AHCI SATA não fabricado pela Intel?

Não, você deve conectar a unidade a ser acelerada para o controlador AHCI Intel® Chipset SATA.

Posso configurar a aceleração com o Intel® Optane™ memória após a instalação do meu sistema operacional?

Ok. Contanto que você instale o sistema operacional com as configurações corretas do BIOS do sistema para o suporte à memória Intel Optane. Se você não atualizar essas configurações antes da instalação do so, a interface de usuário da memória Intel® Optane™ pode ser capaz de atualizar essas configurações para você. Depende do suporte do BIOS de sua motherboard. Consulte o Guia de instalação da memória Intel Optane ou vídeo para obter mais informações.

Nota: se estiver usando o intel® Optane™ memória e o gerenciamento de armazenamento ou os aplicativos Intel® RST, as configurações do BIOS devem ser definidas corretamente antes da instalação do so

Durante a configuração da memória™ Intel® Optane, é necessário instalar o sistema operacional na unidade a ser acelerada (unidade de mais alta capacidade) ou o módulo de memória™ Intel® Optane?

Você sempre deve instalar o sistema operacional na unidade que está acelerando (maior capacidade). O módulo de memória do Intel® Optane™ é totalmente apagado quando ativado para aceleração do sistema.

Os pontos de recuperação e restauração do Windows são compatíveis com um volume de memória Intel® Optane™?

O Intel RST driver fornecido com a imagem do SO Windows * não suporta a memória Intel Optane por padrão. Você pode adicionar o driver Intel RST 15,5 à imagem de recuperação do Windows antes da instalação do Windows. Este driver suporta a memória Intel Optane. Consulte configuração, instalação e gerenciamento do sistema em um computador sem o sistema operacional instalado para obter mais informações.

Pré-registrosCom as versões 15,7 ou mais recentes do driver Intel RST, o driver atualizado é injetado na imagem de recuperação do Windows. Portanto, não há necessidade de injetar manualmente, conforme descrito acima, com os drivers anteriores.

1 Uma unidade de estado sólido PCIe * NVMe * Intel® série 660P é suportada para aceleração com Intel® RST driver/SW versão 17.5.2.1024. Não há suporte para a aceleração de outros drives PCIe NVMe

Tópicos relacionados
Que software permite a aceleração do sistema com a memória Intel® Optane™?
Perguntas frequentes sobre a Intel® Optane™ a memória
Software e downloads de memória Intel® Optane™
Mais informações sobre a memória Intel® Optane™