Adaptadores sem fio Intel Centrino®: vulnerabilidade no protocolo WPA2 (Wi-Fi Protected Access II) e vulnerabilidade de reprodução de quadros

Documentação

Documentação e informações do produto

000026033

10/03/2020

  • Para obter mais detalhes sobre a vulnerabilidade do protocolo WPA2 (Wi-Fi Protected Access II), consulte o comunicado de segurança: Intel-SA-00101.
  • Para obter mais detalhes sobre a vulnerabilidade de replay de quadros, consulte o comunicado de segurança: Intel-SA-00093.

Os adaptadores Intel Centrino® sem fio listados foram encerrados em 2014 e 2015. Esses produtos não têm atualizações de software planejadas.

A desativação da funcionalidade wake-on-Wireless-LAN (WoWLAN) é considerada uma mitigação razoável em relação ao CVE-2017-13080, CVE-2017-13081 e CVE-2017-5729.

Nome do adaptadorData de EOL
Intel Centrino® avançado-N 6235Dezembro de 2015
Intel Centrino® avançado-N 6205
Intel Centrino® Ultimate-N 6300
Intel Centrino® Wireless-N 2230Dezembro de 2014
Intel Centrino® Wireless-N 105
Intel Centrino® Wireless-N 135

Os adaptadores sem fio Intel Centrino não listados acima foram retirados da vida real, antes de 2014. A mitigação descrita aqui não foi validada com os adaptadores de fim de vida útil, anteriores à 2014.

WoWLAN é um protocolo padrão do setor para ativar computadores remotamente a partir de um estado de baixa potência. Esse protocolo utiliza a placa de rede Wi-Fi, quando conectado a uma rede Wi-Fi. O que é LAN sem fio Wake-on-Wireless (WoWLAN)?

Os computadores habilitados para WoWLAN procuram um pacote pré-definido (por exemplo, pacote mágico). O pacote chega através da rede sem fio, para que ele ative o sistema.

WoWLAN é o mesmo que o standby conectado ou o modo de espera moderno?

Não, o WoWLAN é compatível com o Windows 7. O Windows 8 introduziu o modo de espera conectado e o Windows 10 adicionou o modo de espera moderno.

As placas sem fio Intel Centrino não são compatíveis com os recursos de espera conectados e de espera.

Para obter mais informações, veja como o modo de espera moderno se relaciona com o modo de espera conectado ao Windows 8?

Como faço para desativar a funcionalidade do WoWLAN em computadores com Microsoft Windows 7, Windows 8,1 e Windows 10?

  • Usar a interface de usuário do sistema operacional (SO) do Microsoft * Windows * (recomendado para um usuário individual)

    1. No Gerenciador de dispositivos, na seção adaptadores de rede, clique com o botão direito do mouse no adaptador sem fio Intel centrino® (por exemplo, Intel Centrino® Advanced-N 6235).
    2. Selecione Propriedades.
    3. Nas propriedades do adaptador, selecione a guia gerenciamento de energia.
    4. Certifique-se de desmarcar aPermitir que este dispositivo ative o computadorcaixa de seleção. Se essa opção aparecer como cinza, a funcionalidade WoWLAN já está desativada. Esse cenário pode ser o caso:
      • O driver não suporta WoWLAN.
      • A funcionalidade está desativada no BIOS.
      • A funcionalidade é desativada por seu administrador de ti.
      User-added image
  • Programaticamente (por exemplo, para fins de Scripting)
    Esta seção destina-se a usuários avançados e administradores de ti que precisam aplicar a mudança entre vários sistemas.
    • PowerCfg. exe:

      Use a ferramenta Powercfg. exe para controlar as configurações de energia de um dispositivo no Windows 7, Windows 8,1 e Windows 10.

      A ferramenta Powercfg. exe vem instalada com o Microsoft Windows.

      A configuração WoWLAN é desativada, mas não se torna esmaecida. Você ainda pode acessar o Gerenciador de dispositivos e habilitar novamente a configuração.
    • Manipulação da chave do registro
      Cuidado
      Caution Icon
      Esta seção contém etapas para modificar o registro. Problemas sérios podem ocorrer se você modificar o registro de forma incorreta. Para obter proteção adicional, faça backup do registro antes de modificá-lo.

      Windows 7/8.1/Windows 10

      O WoWLAN pode ser desabilitado por meio da chave de registro PnPCapabilities . Para obter mais informações sobre o PnPCapabilities, consulte as informações sobre as configurações de gerenciamento de energia.

      Abra o regedit. exe e acesse o caminho abaixo:
      HKEY_LOCAL_MACHINE \SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{GUID de dispositivo} pasta de número de sequência de \unique

      Em que {Device GUID} \unique Sequence number Folder é o valor que você pode encontrar nas propriedades do adaptador no Gerenciador de dispositivos-guia detalhes do >-> chave do driver

      User-added image

      Altere o parâmetro PnPCapabilities (DWORD) para 0X10 (10 hex, 16 decimal) para desativar a opção WoWLAN. O adaptador sem fio Intel Centrino precisa ser reiniciado para que essa mudança seja efetivada (por exemplo, reiniciando o computador).

      A configuração WoWLAN não se torna esmaecida. Você ainda pode acessar o Gerenciador de dispositivos e habilitar novamente a configuração.

Isenção

As informações contidas neste documento são fornecidas "como estão" em conjunto com os produtos Intel. A Intel se isenta de todas as garantias expressas ou implícitas, incluindo, sem limitação, as garantias implícitas de comercialização, adequação a uma finalidade específica e não-violação, bem como as garantias decorrentes do curso de desempenho, curso de negociação, ou uso no comércio. Nenhum sistema de computador pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor de seu sistema, ou saiba mais em intel.com.

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware habilitado, software ou ativação de serviços. O desempenho varia de acordo com a configuração do sistema.

Os testes documentam o desempenho de componentes em um teste específico, em sistemas específicos. As diferenças no hardware, no software ou na configuração afetarão o desempenho real. Consulte outras fontes de informação para avaliar o desempenho antes de fazer a sua compra. Para obter informações mais completas sobre desempenho e resultados do parâmetro de comparação, acesse https://www.Intel.com/performance. O software e as cargas de trabalho usadas nos testes de desempenho podem ter sido otimizados para desempenho apenas em microprocessadores Intel.

Intel, Centrino e o logotipo Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países. * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

© 2017 Intel Corporation.