Solução de problemas de ventoinha com processadores Intel® in a box
Os PCs são geralmente construídos com placas-mãe, processadores Intel® in a box, gabinetes e periféricos aceitos pelo setor. Os processadores in a box são embalados em uma caixa de varejo com dissipador de calor com ventoinha, além de uma garantia de três anos. Alguns processadores Intel® in a box para desktop são fornecidos sem dissipador de calor com ventilador. Quem estiver trabalhando em um PC deve ter conhecimento geral e experiência com a operação, integração e gerenciamento térmico de PCs desktop. As recomendações abaixo permitem PCs mais confiáveis e reduzem os problemas de gerenciamento térmico.
Gerenciamento térmico
Sistemas que usam processadores Intel® in a box exigem gerenciamento térmico. O termo gerenciamento térmico refere-se a dois elementos importantes:
- Um dissipador de calor instalado corretamente no processador
- Fluxo de ar eficaz do ventilador através do gabinete do sistema
O objetivo do gerenciamento térmico é manter o processador na temperatura de operação máxima ou abaixo da máxima.
O gerenciamento térmico adequado transfere eficientemente o calor do processador para o ar do sistema, que então sai. Os processadores in a box para desktop são fornecidos com um dissipador de calor de ventoinha de alta qualidade que transfere efetivamente o calor do processador para o ar do sistema. Os desenvolvedores de sistema são responsáveis por garantir o fluxo de ar adequado do sistema escolhendo o chassi e os componentes do sistema corretos.
A ventoinha do processador é usada para facilitar o fluxo de ar e é normalmente usada com o dissipador de calor. Às vezes, o ventilador pode parar de funcionar no sistema. Verifique os sintomas e as dicas de solução de problemas listadas abaixo.
Sintomas de falha da ventoinha
- O sistema reinicializa continuamente e não é iniciado, a menos que o botão liga/desliga seja pressionado para reiniciar o sistema.
- O sistema ocasionalmente reinicializa ou trava.
- O sistema deixa completamente de inicializar.
- A temperatura do sistema (chassi) está quente
- Ventoinha com ruídos de moagem quando a ventoinha gira, batidas, tiques, como se a pá da ventoinha batesse em algo).
Solução de problemas de falha da ventoinha
Essas dicas podem ajudar no caso de falha da ventoinha:
- Verifique o cabo de alimentação conectado da ventoinha à motherboard. A ventoinha do processador pode estar instalada incorretamente.
- Tente conectar o cabo do dissipador de calor da ventoinha a outro conector na motherboard.
- Limpe a poeira. Quando o sistema é utilizado por muito tempo, às vezes em condições secas e quentes, o ventilador pode acumular poeira.
- Verifique se a ventoinha parou de funcionar. Os ventiladores têm expectativas de vida que podem terminar quando usadas por um longo tempo. Fãs de má qualidade também podem parar de trabalhar.
- Verifiquese a ventoinha está desenhando o ar na mesma direção que o fluxo de ar geral do sistema.
- Verifique se o processador está corretamente instalado no sistema. A ventoinha iniciará, mas desligará em breve, fazendo com que o sistema seja desligado para proteger os processadores contra danos causados pelo calor.
- Verifique os pontos de acesso do gabinete que são significativamente mais quentes do que o resto do ar do gabinete. Essas áreas podem ser criadas por posicionamento inadequado da ventoinha do escapamento, placas adaptadoras, cabos ou suportes de chassi e subconjuntos. Isso pode bloquear o fluxo de ar no sistema. Para evitar pontos de acesso:
- Coloque os ventiladores de ar conforme necessário.
- Posicione novamente placas de adaptador de comprimento completo ou use placas de meio comprimento.
- Redirecione e amarre os cabos.
- Garanta que o espaço seja fornecido ao redor e sobre o processador
- Tente usar outra ventoinha de trabalho se você tiver uma.
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