Problema em sistemas habilitados para memória Intel® Optane™ com Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) 16.0.x, 16.5.x, 16.7.x

Documentação

Product Information & Documentation

000031699

27/02/2024

A Intel identificou um problema de driver em sistemas habilitados para memória Intel® Optane™ com o driver Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (intel® RST) v.16.0.x, 16.5.x ou 16.7.x. Ela pode potencialmente causar a perda de dados do usuário final ou renderizar um sistema inoperável.

O risco ocorre nas seguintes situações:

  • Cenários específicos de desligamento inesperados na versão 16.0.x Intel® Optane™
  • Os casos em que uma atualização da versão 16.0.x para uma versão mais alta (16.5.x, 16.7.x) foi executada sem as etapas recomendadas para desabilitar e reativar a aceleração do sistema com a Memória Intel® Optane™

Para mitigar esse risco, a Intel recomenda uma atualização do Intel® RST 16.x para a versão mais recente, atualmente a 16.8.x, o mais rápido possível.

  1. Determine se o seu sistema está executando uma das versões do Intel® RST driver afetadas e, portanto, possivelmente em risco.
  2. Se o seu sistema for afetado, atualize para o driver 16.x mais recente o mais rápido possível.

Como atualizar?

  • Entre em contato direto com o fabricante do sistema para determinar se há um driver atualizado disponível. Alguns fabricantes de sistemas específicos resolveram esse problema com a Intel® RST versão 16.7.8 ou superior.
    • A Intel forneceu atualizações e orientações de drivers para parceiros de fabricação de sistemas e está trabalhando com eles e com outros parceiros do ecossistema para priorizar a disponibilidade para os usuários finais através dos métodos de distribuição automatizados existentes o mais rápido possível.
    • A Intel recomenda que os usuários finais utilizem atualizações de driver fornecidas pelo fabricante do sistema ou por meio do Windows Update para eliminar o potencial impacto causado pelo carregamento de drivers não personalizados. Os fabricantes de sistemas customizam regularmente os drivers genéricos Intel para atender às necessidades de seus projetos de sistema específicos. Nesses casos, não é recomendável usar a atualização de driver genérico da Intel.

Se o fabricante do seu sistema ainda não tiver um driver atualizado disponível, e você não quiser esperar pelo pacote de driver específico ou por uma atualização automatizada do Windows (que pode conter personalizações de configuração do sistema), você pode atualizar para o driver RST genérico através da ferramenta Assistente de driver e suporte Intel®.

Perguntas e respostas

Clique em ou na pergunta para obter detalhes:

Quais fabricantes de sistemas são afetados? Isso potencialmente afeta os sistemas que atendem às seguintes condições, independentemente do fabricante:
  • Eles têm o driver Intel® RST 16.0.x instalado junto com a memória Intel® Optane™.
  • Eles foram atualizados da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid 16.0.x para uma versão mais alta sem seguir o processo recomendado (por exemplo, desabilitar e reativar a aceleração do sistema com memória Intel® Optane™).
O risco ocorre em cenários específicos. Consulte diretamente os fabricantes do sistema para obter mais detalhes.
Quais tipos de sistemas são afetados? Alguns Intel® Optane™ sistemas desktop, notebooks e workstations Xeon® E/E3 com Tecnologia de armazenamento Intel Rapid driver v.16.0.x ou plataformas que foram atualizadas de 16.0.x para uma versão mais alta sem seguir as etapas necessárias de desativação/reativação são potencialmente afetadas. Os servidores não são afetados.

Você deve verificar com o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes sobre produtos específicos.

Isso é um problema com o hardware Intel® Optane™? Não. Este é um problema do driver de software.
O que aciona o problema? O risco potencial ocorre nas seguintes situações:
  • Cenários específicos de desligamento inesperado em sistemas afetados, como falhas de energia inesperadas ou redefinições de sistema (como a substituição do botão liga/desliga em um sistema suspenso, uma falha do sistema sem despejo de memória ou reset induzido pelo hardware, ou uma queda de energia de CA).
  • Casos em que uma atualização da versão 16.0.x para uma versão superior foi realizada sem as etapas recomendadas para desativar e reativar a aceleração do sistema com Intel® Optane™ Memória.
O que os consumidores devem fazer se pensarem que esse problema danifique seu sistema (como falhas no sistema ou não inicialize) ou os fez perder dados pessoais? Os consumidores devem entrar em contato com o fabricante do sistema para obter a maioria dos problemas de suporte ao cliente. A perda de dados ou outros problemas do sistema pode não estar relacionada a esse problema. Encontre orientações passo a passo para usuários finais técnicos avançados que podem querer verificar a integridade do sistema.
Qual é o benefício de usar ou esperar pelo driver fornecido pelo fabricante do meu sistema? Os fabricantes de sistemas customizam regularmente os drivers genéricos Intel para atender às necessidades de seus projetos de sistema específicos. Nesses casos, não é recomendável usar a atualização de driver genérico da Intel.
Existe uma vulnerabilidade de segurança relacionada a este problema? Essa é uma questão funcional. No entanto, é claro que a Intel recomenda que os usuários finais sigam boas práticas de segurança, faça backup regular de dados importantes e certifique-se de que os sistemas estejam executando os drivers mais recentes.