Análise de desempenho de RAID no Intel® RAID virtual em CPU (Intel® VROC)

Documentação

Manutenção e desempenho

000032376

12/09/2019

Este relatório técnico oferece uma análise do desempenho do RAID e descreve:

  • a matemática por trás do desempenho do RAID.
  • as implementações RAID específicas do Intel® RAID virtual on CPU (Intel® VROC).
  • como os sistemas operacionais, dispositivos de armazenamento e outros componentes impactam a saída do desempenho. A seguir, um exemplo do material da publicação técnica. Para obter todos os detalhes, consulte todo o documento.

Análise de desempenho de RAID no Intel® VROC (PDF)PDF icon
Tamanho: 360 KB
Data: janeiro de 2019
Revisão: 002

 

Para obter informações adicionais específicas ao Linux * e Windows *, consulte:

Desempenho da Intel® RAID on CPU Windows * (PDF)PDF icon
Tamanho: 226 KB
Data: janeiro de 2019

Intel® RAID virtual no desempenho da CPU Linux (PDF)PDF icon
Tamanho: 532 KB
Data: janeiro de 2019

Nota: Os arquivos PDF exigem Adobe Acrobat Reader*.

 

Copo

As soluções de armazenamento RAID oferecem aos usuários uma combinação de proteção de dados e aceleração de desempenho. Cada nível de RAID processa e/s de armazenamento de maneira diferente e armazena dados em um padrão específico em um conjunto de discos membro RAID. Nosso objetivo é destacar esses padrões de armazenamento para os níveis de RAID 0/1/10/5 e explicar como cada padrão afeta o desempenho da solução de armazenamento. Ao entender o processo de e/s subjacente, podemos saber qual é o máximo de desempenho teórico para cada nível de RAID. Examinaremos como a Intel VROC implementa esses níveis de RAID em um produto real. Veremos como o desempenho do Intel® VROC se compara com os máximos teóricos dispostos. No futuro, explicaremos por que qualquer diferença de desempenho existe entre o Intel VROC e os máximos teóricos causados pelo mecanismo Intel VROC RAID. Examinaremos as limitações do so, a arquitetura de SSD e muito mais.

Público-alvo

Administradores de centros de dados, arquitetos e gerentes; Testadores de desempenho de armazenamento; Fabricantes de plataforma de servidor.

Modelo de desempenho matemático RAID

Os modelos matemáticos RAID definem o desempenho teórico máximo de sistemas RAID, não incluindo limitações impostas por hardware ou software. Na verdade, é possível que alguns desses números não sejam alcançados em configurações do mundo real, devido a limitações de hardware ou de software. Nesses casos, uma explicação será fornecida mais adiante neste documento.

Tabela de resumo

RAID mathematical models defining the maximum theoretical performance of RAID systems.

Impactos no desempenho do so Intel VROC

Em alguns casos, o desempenho do Intel VROC não atende aos limites teóricos explicados na seção acima. Às vezes, isso se deve ao impacto que o sistema operacional tem no Intel VROC. No Windows, devido à eficiência do mecanismo RAID do Intel VROC, os números de IOPS estão limitados atualmente a:

  • ~ 1M de IOPS para volume RAID único
  • ~ 1,4 m IOPS para vários volumes RAID

Concluir

O entendimento dos fundamentos do RAID é fundamental para a avaliação adequada de uma solução de armazenamento. Cada nível de RAID oferece uma compensação entre redundância, desempenho e custo. Este documento pode ser usado para escolher o nível de RAID certo para necessidades de armazenamento específicas. Além disso, o Intel VROC é uma solução RAID híbrida que oferece funcionalidade RAID para a NVMe. Ao usar SSDs NVMe conectadas diretamente à CPU, o Intel VROC permite configurações RAID otimizadas que abordam muitos dos máximos teóricos explorados acima.

Tópico relacionado
Intel® RAID virtual no dimensionamento RAID da CPU