Solucionar problemas de detecção com o Intel® Optane™ Memory série H

Documentação

Solução de problemas

000033122

12/01/2021

Se você tiver problemas para detectar o módulo dentro dos aplicativos suportados ou utilitários do Windows® 10 (como o Gerenciador de Dispositivos), aqui estão algumas técnicas e métodos que você pode usar para encontrar uma solução.

A Intel® Optane™ Memory série H é uma solução híbrida que contém Intel® Optane™ de memória e também mídia Intel® QLC 3D NAND no mesmo dispositivo M.2. Até que Intel® Rapid Storage Technology software e driver sejam instalados, eles aparecerão como dois dispositivos/unidades de armazenamento individuais no sistema operacional e no BIOS. Consulte mais sobre o produto e detalhes sobre como configurar um sistema para suportar.

 

Nota
  • Recomendamos que você trabalhe com o fornecedor do sistema ao desabilitar/habilitar a aceleração antes de continuar. A plataforma pode ter personalizações dentro da imagem do BIOS ou do SO do sistema.
  • Sempre faz um back-up de todos os dados antes de fazer alterações de configuração/gerenciamento em dispositivos de armazenamento.
  • Se você estiver procurando ajuda para a detecção do Intel® Optane™ Memory série M, consulte aqui.

 

SintomaCausa possívelRecomendação
Só foi possível detectar a mídia Intel® QLC 3D NAND no dispositivo no Windows* e no BIOS do sistema.O BIOS do sistema pode não suportar o Intel® Optane™ Memory série H.

Em sistemas que não suportam este produto, a Intel® Optane™ de memória do dispositivo não será detectada.

Confirme a compatibilidade com o fornecedor do sistema.
NotaA Intel® Optane™ "pronta para a memória" em sistemas não significa necessariamente que o sistema suporta a memória Intel® Optane™ série H. Esta marca se refere apenas à série M.
Intel® Optane™ memória ou a mídia 3D NAND Intel® QLC não é detectada no sistema operacional:
  • Windows (por exemplo, Gerenciador de Dispositivos não detecta em 'Unidades de disco')
  • Intel® Optane™ com capacidade para memória
Mas ele é detectado no BIOS do sistema.
O módulo contém dados antigos e precisa ser redefinido ou pode não ter sido desativado corretamente a partir de um volume anterior.Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de seguir os passos abaixo.
  1. Fazer um back up de todos os dados antes de continuar.
  2. Insira o BIOSdo s ystem.
  3. Localize a página Intel® Rapid Storage Technology página.
  4. Clique na Intel® Optane™ memória ou na mídia Intel® QLC 3D NAND no módulo.
  5. Selecione Redefinir para não Optane ou Desconcatenar (se o volume não foi desativadocorretamente) 1.
  6. Se as etapas acima não resolverem o problema, siga as etapas abaixo para remover todas as partições de dentro do Windows:
    1. Abrir Prompt de comando como Administrador.
    2. Digite diskpart e clique emEntrar. 
    3. Digite list disk e clique emEntrar. 
    4. Anote os números de disco do Intel® Optane™ Memory série H2.
    5. Digiteselect disk # e clique emEntrar. 
    6. Digite clean all1.
Para reabilitar a aceleração, certifique-se de confirmar todas as configurações do BIOS4 e processe conforme definido pelo fabricante do seu sistema. Você também pode consultar oGuia de instalação.
O Gerenciador de Dispositivos do Windows e o Gerenciamento de Disco detectam o módulo, Intel® Optane™ aplicativos com capacidade para memória não detectam.

Exemplo: mensagem "Nenhum dispositivo Optane compatível encontrado"

O BIOS do sistema não está configurado corretamente para aceleração e o Intel® RST para detectar. Isso resulta no gerenciamento do Windows como dois dispositivos de armazenamento PCIe* separados (Nota: o uso do dispositivo neste estado não é compatível)Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de seguir os passos abaixo.
Cuidado

Se as configurações 2a ou 2b abaixo não estiver correta, não as altere, pois isso pode resultar na não inicialização do sistema operacional. O sistema operacional precisará ser instalado com as configurações adequadas. Consulte o Guia de instalação para obter mais informações

  1. Fazer um back up de todos os dados antes de continuar.
  2. Confirmar as seguintes configurações:
    1. A opção de inicialização é definida como UEFI e o CSM está desativado.
    2. O modo de controlador SATA está definido Intel RST Premium... e não AHCI.
    3. O remapeamento é desabilitadoou não controlado pela RST para ambos os dispositivos de mídia nas portas   PCIe-M.2 que contêm o módulo2,3.
Veja apenas uma unidade (por exemplo, Intel Optane+477GBSSD) listada em aplicativos do sistema Windows, como Gerenciador de Dispositivos em Unidades de disco.Sem problemas, a aceleração está habilitada corretamente.Abra um Intel® Optane™ compatível com memória ou o Intel® Memory and Storage Tool para ver os dispositivos de mídia individuais.
O dispositivo não é detectado no Windows ou no BIOS do sistema (no menu Intel® RST).Pode ser um problema de dispositivo.Entre em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter mais assistência.
Erro: não há pares de disco válidos no seu sistemaEsse erro pode estar relacionado ao software não conseguir reorganizar a partição de disco para adicionar os dados de gerenciamento necessários ao final da unidade.Veja os detalhes aqui sobre como resolver isso.

1 Esse processo pode levar alguns minutos e pode parecer que a página congelou. Deixe o processo ser concluído.
2 A Intel® Optane™ Memory série H contém Intel® Optane™ de memória e mídia 3D Intel® QLC no mesmo fator de forma. Isso será reconhecido como dois dispositivos de armazenamento PCIe x2 separados em plataformas com o BIOS do sistema suportado.
3 Confirme com o fornecedor do sistema se há configurações específicas.
4 Alterar o modo SATA ou o modo de inicialização exige a reinstalação do SO.

Tópicos relacionados
Guia Intel® Optane™ de instalação da memória
Intel® Optane™ de memória e drivers
Outras ajuda e suporte