Guia de solução de problemas para Intel® Optane™ memória

Documentação

Solução de problemas

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30/01/2020

A memória Intel® Optane™ é uma solução de aceleração de sistema que utiliza mídia de memória™ Intel® de Optane, juntamente com o driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) para melhorar o desempenho do sistema.

Este guia concentra-se em como solucionar problemas com a memória Intel® Optane™.

Notas
  • Se a memória Intel® Optane™ tiver sido instalada no sistema, como um notebook, entre em contato com seu fornecedor. Podem existir configurações personalizadas não abordadas neste guia que afetam a configuração do módulo.
  • Algumas das ações explicadas neste guia contêm mudanças do sistema que podem causar problemas de dados. É altamente recomendável que você faça backup de seus dados antes de tentar qualquer sugestão mencionada neste guia.

Antes de habilitar a memória Intel® Optane™, existem duas configurações principais a serem realizadas. O primeiro está no nível do BIOS e o segundo está no nível do sistema operacional. De forma semelhante, o processo de solução de problemas deve se concentrar nessas duas partes.

Solução de problemas no nível do BIOS

Solucionar problemas com o Intel® Optane™ memória no nível do BIOS variará de fornecedor para fornecedor, pois eles não têm as mesmas configurações, locais e configurações exatos. Eles também poderiam ter recursos especiais que outros fornecedores não têm. Você pode entrar em contato com o suporte ao cliente Intel para obter ajuda relativa a configurações e problemas do BIOS. Mas lembre-se de que, por causa dos motivos mencionados, o suporte é limitado. A melhor recomendação é entrar em contato com o fornecedor para obter ajuda sobre a configuração específica do BIOS.

Os fornecedores listados abaixo certificam a Intel® Optane™ motherboards prontas para a memória. Verifique o website específico do seu modelo de motherboard:

Clique ou no tópico para obter detalhes:

Atualização do BIOS

O primeiro detalhe a ser verificado é a versão do BIOS. Pode ser possível que a versão atual do BIOS não inclua o suporte para o módulo, principalmente o driver UEFI do Intel® RST pre-OS versão 15. x ou posterior.

Check the BIOS version

Entre em contato com o fabricante da sua motherboard para confirmar que você está usando a versão mais recente do BIOS. Também pode ser possível que a motherboard utilizada não ofereça suporte à memória Intel® Optane™. De qualquer forma, essas informações devem ser confirmadas diretamente com o fornecedor da motherboard.

Portas M. 2 e SATA

Outra causa principal possível de problemas é a porta M. 2 usada para conectar o Intel® Optane™ memória e as unidades SATA que seu sistema inclui. É comum que algumas portas M. 2 e SATA compartilhem linhas de dados, de modo que apenas uma delas possa ser utilizada de cada vez. Também seria possível que haja apenas uma porta M. 2 na placa-mãe projetada para suportar o módulo.

Considere qualquer um desses cenários antes de continuar a solucionar problemas com o módulo porque a conexão de hardware não está correta.

Pré-registrosA conexão de hardware da Intel® Optane™ a memória e a placa-mãe variam de acordo com o fornecedor, bem como as configurações. Entre em contato com o fornecedor da motherboard e consulte o manual da sua motherboard para confirmar como conectar corretamente o módulo.
Configurações do BIOS

Antes de usar o Intel® Optane™ memória, o BIOS deve estar configurado corretamente. As configurações do BIOS variam de acordo com o fornecedor. No entanto, existem algumas configurações comuns que podem ser verificadas e confirmadas no BIOS da sua motherboard:

  1. Modo SATA: O modo SATA no BIOS deve ser definido no modo RST Intel®. Essa opção pode aparecer como Intel® RST Premium com o Intel® Optane™ ou um nome semelhante. Uma vez definida essa opção, pode haver outra opção para a porta M. 2 onde o módulo está conectado. Se essa opção estiver visível, ela deve ser ativada para suporte a RAID.
  2. Modo UEFI: Existem dois modos de seu BIOS: UEFI e herdados. O BIOS deve ser configurado para trabalhar no modo UEFI. O modo legado não suporta a memória Intel® Optane™.
  3. Módulo de suporte à compatibilidade (CSM): O módulo de suporte à compatibilidade (CSM) é um componente do firmware UEFI que oferece compatibilidade de BIOS herdada. Essa opção deve ser desativada.
Notas
  • Lembre-se de que essas configurações podem ou não estar no seu sistema. Você precisa navegar pelo menu do BIOS para procurá-los e configurá-los corretamente. Entre em contato com seu fornecedor de motherboard para obter ajuda específica sobre as opções do BIOS.
  • Se o sistema estiver trabalhando no modo legado, alterá-lo para o modo UEFI pode fazer com que o sistema não inicialize mais. Faça backup de seus dados antes de fazer qualquer mudança no sistema e entre em contato com o fornecedor da motherboard para obter ajuda específica nas opções do BIOS.
Módulo não reconhecido no BIOS

Mesmo se a memória Intel® Optane™ ainda não tiver sido habilitada, ela deverá aparecer no BIOS como qualquer outro dispositivo conectado à placa-mãe. Confirme se a porta M. 2 utilizada é a correta e não há conflitos com outras portas SATA. Se o módulo não estiver visível, o módulo pode estar danificado.

Primeiro, é importante marcar esse detalhe, uma vez que ele pode poupar tempo durante o processo de solução de problemas.

Como verificar a memória Intel® Optane™ aparece no BIOS

O local específico do módulo no BIOS varia de acordo com o fornecedor. Mas em geral, ele deve estar localizado em periféricos, provavelmente sob a opção da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid . Você pode ver uma lista das unidades existentes no seu sistema. A memória Intel® Optane™ deve ser incluída na lista e ela pode aparecer como Intel MEMPEK.

List of the drives in your system

Como redefinir o módulo para as configurações de fábrica

Pré-registrosEsse processo pode provocar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Dependendo do fornecedor e da versão do BIOS, é possível redefinir o Intel® Optane™ a memória para suas configurações de fábrica. Essa opção é útil para o caso de o módulo ter sido previamente emparelhado com uma unidade SATA e, em seguida, removido do sistema sem ser desabilitado pela primeira vez no aplicativo.

O local específico ou a disponibilidade dessa opção no BIOS varia de acordo com o fornecedor. Em geral, ele pode estar localizado em periféricos, provavelmente sob a opção da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid . Nesta seção, a memória Intel® Optane™ deve ser listada no sistema juntamente com as outras unidades conectadas. Uma opção chamada Reset-to-Non-Optane ou algo semelhante deve estar visível aqui ou depois de digitar a opção de memória™ Intel® Optane.

Reset to non Optane

Instruções específicas do fornecedor

Como mencionado anteriormente, a configuração do BIOS varia de acordo com o fornecedor. As informações acima podem ser usadas para solucionar problemas gerais, mas para obter configurações específicas, entre em contato com o fornecedor da motherboard. Você também pode verificar a lista abaixo com guias de configuração específicas desenvolvidas por alguns fornecedores:

Solução de problemas no nível do so

Solucionar problemas com o Intel® Optane™ memória no nível do so geralmente está relacionado ao modo como a unidade SATA a ser acelerada pelo módulo foi configurada no sistema.

Versão do so

A memória Intel® Optane™ é suportada somente sob o Windows® 10 64-bit. Mesmo que outras configurações sejam configuradas corretamente, se a versão do so for diferente, o módulo não poderá ser configurado. A versão do sistema operacional pode ser verificada seguindo estas etapas:

  1. Pressione a tecla Windows + re digite MSINFO32. EXE na caixa de diálogo que será exibida.
  2. Pressione Enter. A janela informações do sistema será exibida com detalhes sobre o sistema, inclusive a versão do so.
Pré-registrosA janela de informações do sistema contém mais detalhes sobre a configuração atual do sistema. Também é possível verificar se o sistema está configurado no modo UEFI em Resumo do sistema ≫ modo BIOS.
Formatar tipo e estilo de partição

As unidades podem usar dois tipos de formato: básico e dinâmico. O único tipo de formato suportado é básico, portanto, se a unidade estiver formatada como dinâmica, a memória™ Intel® Optane não aceitará.

De forma semelhante, existem dois estilos de partição possíveis que a unidade pode ser configurada como: MBR ou GPT. A única partição compatível é GPT, portanto, se a unidade estiver formatada como MBR, o Intel® Optane™ memória não o aceitará.

Como verificar o tipo de formatação e o estilo da partição

Existem diferentes maneiras de verificar o tipo de formato atual e o estilo de partição das unidades no seu sistema. Veja a seguir dois métodos para verificá-lo.

#1 de método: gerenciamento de disco

  1. Pressione a tecla Windows + xe selecione a opção Gerenciamento de disco no menu. Você poderá ver todos os discos do seu sistema. Se o Intel® Optane™ a memória foi instalada adequadamente e ainda não estiver habilitada, você também a verá aqui.
  2. Em qualquer disco listado, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. A janela Propriedades será exibida.
  3. Selecione a guia volumes para verificar o tipo de formato e o estilo da partição da unidade selecionada.

Partition style

#2 de método: DiskPart

  1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Execute o comando DiskPart. Você entrará no ambiente DiskPart.
  3. Execute o disco da listade comandos. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecida no momento no seu sistema. Se o Intel® Optane™ a memória foi instalada adequadamente e ainda não estiver habilitada, você também a verá aqui. O tipo de formato e estilo de partição também são mostrados nessa lista.

Partition style

Como alterar o estilo da partição

Pré-registrosEsse processo pode provocar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

O estilo da partição é definido quando você instala o sistema operacional na unidade ou quando a unidade é inicializada após a sua formatação. Isso significa que, para alterar o estilo da partição, a unidade deve ser formatada (formato de baixo nível recomendado). Sendo assim, é altamente recomendável que você faça backup de seus dados antes de executar esta ação.

É possível fazer uma formatação de baixo nível seguindo as informações em quando executar uma formatação de baixo nível ou o apagamento seguro nas unidades de estado sólido Intel® e ferramentas a serem utilizadas.

Como alternativa, existe uma ferramenta do Windows * que pode ser utilizada para fazer a conversão sem a necessidade de Formatar a unidade. A ferramenta é chamada de MBR2GPT. EXE. O processo de uso do MBR2GPT. EXE está descrito em um artigo da Microsoft *.

Espaço não alocado

Um dos requisitos para emparelhar o Intel® Optane™ memória com a unidade SATA é reservar uma parte de espaço não alocado no final da unidade de inicialização. Esse espaço não alocado deve ser pelo menos 5 MB. Ele deve estar localizado no final das outras partições, como mostrado a seguir.

Unallocated space

Como reservar o espaço não alocado

Pré-registrosEsse processo pode provocar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Existem diferentes maneiras de reservar uma parte do espaço em disco como não alocada. Recomendamos que você reserve esse espaço quando o so estiver instalado. Assim, tudo será configurado corretamente durante a instalação do so.

Outra maneira é criar esse espaço a partir do gerenciamento de disco, como a seguir:

  1. Pressione a tecla Windows + xe selecione a opção Gerenciamento de disco no menu. Você poderá ver todos os discos do sistema. Se o Intel® Optane™ a memória foi instalada adequadamente e ainda não estiver habilitada, você também a verá aqui.
  2. Reduza a partição no final da unidade. Clique com o botão direito do mouse na partição da unidade de so do sistema e selecione reduzir volume. Se essa opção não estiver disponível, a partição pode não ser recolhida ou pode não haver espaço para alocar.

Existem também ferramentas de terceiros que podem ajudar a criar esse espaço na unidade. Para obter mais detalhes, consulte o artigo unidade de sistema não compatível: a última partição não pôde redimensionar o erro.

Driver do Intel® RST

O Intel® Optane™ memória requer que o driver Intel® RST funcione e seja reconhecido adequadamente. Esse driver pode ser instalado ao instalar a interface do usuário da memória intel® Optane™ ou a interface de usuário da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST).

Essas duas aplicações são usadas para gerenciar e configurar o Intel® Optane™ memória. Os dois aplicativos incluem o driver RST e os volumes RAID, de modo que podem ser utilizados. No entanto, o aplicativo Intel® RST é sugerido para os recursos avançados suportados com o driver Intel® RST e os volumes RAID.

Se o driver do Intel® RST não estiver instalado, é possível ver a memória Intel® Optane™ no sistema. Mas ela não pode ser configurada, pois não está sendo reconhecida corretamente. Verifique o Gerenciador de dispositivos para ver se a memória Intel® Optane™ está sendo reconhecida corretamente.

Pré-registrosAssim que o Intel® Optane™ a memória estiver ativada e combinada com a unidade SATA, ela não estará visível no Gerenciador de dispositivos.

Para abrir o Gerenciador de dispositivos, pressione a tecla Windows + xe selecione a opção Gerenciador de dispositivos no menu.

Disk drives

Como instalar o driver do Intel® RST

O driver do Intel® RST será instalado após a instalação de um desses dois aplicativos:

Se você receber um erro que impeça a instalação do aplicativo, certifique-se de que ainda não tenha um desses dois aplicativos no seu sistema ou que qualquer versão antiga já esteja instalada. Em caso afirmativo, desinstale-o e reinstale a versão mais recente.

Pré-registrosA versão mais recente de ambas as aplicações pode ser baixada da interface de usuário e do driver da tecnologia de armazenamento intel® Rapid (intel® RST)
Dados na memória Intel® Optane™

A memória Intel® Optane™ é um dispositivo que emparelha com uma unidade SATA e a acelera. Isso significa que o próprio módulo não deve ter partições ou volumes nele. O espaço do módulo inteiro deve ser desalocado antes de ativá-lo.

O gerenciamento de disco pode ser usado para verificar o espaço do módulo e confirmar se ele não está alocado. Para abrir o gerenciamento de disco, pressione a tecla Windows + xe selecione a opção de Gerenciamento de disco no menu. Você poderá ver todos os discos do sistema, inclusive a memória Intel® Optane™.

Intel Optane memory in Disk Management

Como limpar a memória Intel® Optane™

Pré-registrosEsse processo pode provocar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Se o Intel® Optane™ memória tiver partições ou, em geral, se houver algum dado por algum motivo (como metadados de uma configuração anterior), você poderá limpar os dados do módulo do DiskPart seguindo estas etapas:

  1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Execute o comando diskpart. Você entrará no ambiente DiskPart.
  3. Execute o comando list disk. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecida no momento no seu sistema. Se o Intel® Optane™ a memória foi instalada adequadamente e ainda não estiver habilitada, você também a verá.
  4. Execute o comando select disk . Use o número de índice associado ao módulo.
  5. Execute o clean all de comando para iniciar o processo de limpeza. Verifique se você selecionou o Intel® Optane™ memória e não há outra unidade por engano porque esse processo excluirá todos os dados do disco.
  6. Assim que o processo for concluído, você poderá confirmar, no gerenciamento de disco, que o espaço do módulo não está alocado.

Coleta de dados

Você pode entrar em contato com o suporte ao cliente Intel para obter mais ajuda sobre os problemas de memória do Intel® Optane™. Para agilizar a resolução de problemas e o processo de solução de problemas, recomendamos que você forneça as seguintes informações.

Configuração do BIOS

É importante conhecer as configurações atuais do BIOS para identificar qualquer configuração incorreta. Você pode tirar instantâneos das configurações do BIOS e compartilhá-las com a equipe de suporte. Verifique as configurações do BIOS acima para saber quais capturas de tela de informação você deve executar.

Você pode fazer capturas de tela das configurações do BIOS pressionando F12 ou o botão imprimir tela. Isso exigirá uma memória flash USB conectada ao computador, porque as imagens são salvas automaticamente.

Configuração do sistema

Existem fontes de informação diferentes que você pode fornecer à equipe de suporte para agilizar o processo de solução de problemas. Estas fontes estão descritas abaixo.

Detalhes do sistema

Para confirmar se o sistema atende aos requisitos e se está configurado corretamente (como modo UEFI, unidade SATA, versão do SO), você precisa gerar um arquivo de texto com os detalhes do sistema. Este arquivo pode ser gerado usando o Intel® System Support Utility (Ssu).

Esta ferramenta examinará seu sistema e reportará as informações do sistema, detalhes da motherboard, informações de armazenamento e outros detalhes sobre o seu sistema. A ferramenta lhe permitirá exportar as informações em um arquivo de texto que você pode compartilhar com a equipe de suporte.

Pré-registrosO Intel® System Support Utility (SSU) não coletará quaisquer dados pessoais em seu sistema.

Gerenciamento de disco

No Disk Management, você pode ver quais unidades o sistema pode reconhecer, suas partições e posições na unidade. Essa informação é utilizada para determinar se a unidade SATA está formatada corretamente ou se está faltando 5 MB de espaço não alocado no final. Essas informações também podem ser usadas para determinar se a memória Intel® Optane™ é reconhecida corretamente pelo sistema.

Para abrir o gerenciamento de disco, pressione a tecla Windows + xe selecione a opção de Gerenciamento de disco no menu. Faça uma captura de tela desta janela e compartilhe-a com a equipe de suporte.

Saída do DiskPart

O DiskPart é outra ferramenta do Windows que pode monitorar as unidades no seu sistema, inclusive a memória Intel® Optane™ se ela não estiver emparelhada ainda com qualquer unidade. Você pode ver facilmente daqui se as unidades estiverem usando o estilo de partição correto. Você pode fazer uma captura de tela das informações mostradas no DiskPart e compartilhá-las com a equipe de suporte.

Para abrir o diskpart e obter as informações das unidades, siga estas etapas:

  1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Execute o comando diskpart. Você entrará no ambiente DiskPart.
  3. Execute o comando list disk. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecida no momento no seu sistema. Se o Intel® Optane™ a memória foi instalada adequadamente e ainda não estiver habilitada, você também a verá aqui.
  4. Faça uma captura de tela desta saída.
Logs do Intel® Optane™

Se você receber erros enquanto habilita o Intel® Optane™ memória ou ao instalar o aplicativo, existem logs que você pode fornecer à equipe de suporte. Esses arquivos de log podem incluir códigos de erro que podem ser usados para identificar questões específicas e restringir as possíveis opções para corrigi-las.

Você pode pesquisar os arquivos de log em C:\Users\[your user name]\Intel\Logs. Você encontrará arquivos diferentes, como os listados abaixo, pode compactar esses arquivos e compartilhá-los com a equipe de suporte.

  • IntelOptaneMemory. log
  • IntelRST. log
  • OptaneMemoryPinning. log
  • OptaneMemoryUI. log
Descrição detalhada do problema

Além dos logs e capturas de tela que você pode fornecer, também é útil fornecer uma descrição detalhada do problema, como:

  • Havia qualquer configuração anterior com o módulo
  • O módulo foi movido para outro sistema
  • O módulo foi removido sem ser desativado com antecedência do aplicativo
  • Mensagens de erro
  • Códigos

Essas informações podem ser utilizadas pela equipe de suporte para identificar possíveis causas raiz e reduzir o processo de solução de problemas para essas possíveis opções.

Recursos adicionais

Existem recursos adicionais que você pode verificar antes de entrar em contato com o suporte ao cliente Intel. Esses recursos incluem informações sobre códigos de erro conhecidos e processos sugeridos para corrigi-los. Você pode examiná-los abaixo: