Guia de solução de problemas para Intel® Optane™ memory série M

Documentação

Solução de problemas

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30/06/2023

Intel® Optane™ memory é uma solução de aceleração do sistema que usa Intel® Optane™ de memória, juntamente com o driver Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) para melhorar o desempenho do sistema.

Este guia é focado em como solucionar problemas com a Intel® Optane™ memory série M.

Antes de continuar lendo
  • Importante: Este guia de solução de problemas assume que o usuário está familiarizado com as Intel® Optane™ e funcionalidades da memória. Se o usuário não estiver familiarizado com as configurações ou funcionalidades da memória Intel® Optane™ Intel® Optane™, é altamente recomendável verificar primeiro os Guias do usuário para dispositivos de Intel® Optane™ de memória ou para entrar em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter assistência.
  • Este guia de solução de problemas destina-se à Intel® Optane™ de memória Intel® Optane™ série M, no entanto, alguns dos tópicos abordados abaixo também podem se aplicar à série Intel® Optane™ memory H.
  • Se a Intel® Optane™ de memória veio pré-instalada no sistema, como um notebook, entre em contato com o fornecedor. Pode haver configurações personalizadas não cobertas neste guia que afetam a configuração do módulo.
  • Algumas das ações explicadas neste guia incluem alterações no sistema que podem causar problemas de dados. Recomendamos que você faça backup de seus dados antes de tentar qualquer sugestão mencionada neste guia.
  • Não tem certeza se o seu sistema tem mesmo um hardware Intel® Optane™ memória de memória instalado? Verifique se não há Intel® Optane™ de memória no sistema, mas o sistema continua mostrando erros sobre o status do sistema.
  • Precisa de mais ajuda? Se você ainda tiver problemas ou perguntas relacionadas à memória Intel® Optane™, entre em contato com o Suporte ao Cliente Intel.

Antes de habilitar Intel® Optane™ memória, há duas configurações principais a serem feitas. A primeira está no nível do BIOS e a segunda está no nível do sistema operacional. De forma semelhante, o processo de solução de problemas deve ser focado nessas duas partes.

Solução de problemas no nível do BIOS

A solução de problemas Intel® Optane™ memória de Intel® Optane™ no nível do BIOS variará de fornecedor para fornecedor, pois eles não têm as mesmas configurações, locais e configurações exatas. Eles também podem ter recursos especiais que outros fornecedores não têm. Você pode entrar em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter ajuda sobre configurações e problemas do BIOS. Mas tenha em mente que, devido às razões mencionadas, o suporte é limitado. A melhor recomendação é entrar em contato com o fornecedor para obter ajuda específica sobre a configuração do BIOS.

Os fornecedores listados abaixo certificam Intel® Optane™ motherboards prontas para memória. Consulte o site para obter o modelo específico da placa-mãe:

Clique ou no tópico para obter detalhes:

Atualização do BIOS

O primeiro detalhe a verificar é a versão do BIOS. Pode ser possível que a versão atual do BIOS não inclua o suporte para o módulo Intel® RST, especialmente o driver UEFI pré-soo versão 15.x ou mais recente.

Check the BIOS version

Entre em contato com o fabricante da placa-mãe para confirmar se você está usando a versão mais recente do BIOS. Também pode ser possível que a placa-mãe utilizada não suporte Intel® Optane™ memória. De qualquer forma, essas informações devem ser confirmadas diretamente com o fornecedor da placa-mãe.

Portas M.2 e SATA

Outra possível causa raiz de problemas é a porta M.2 usada para conectar Intel® Optane™ memória, e as unidades SATA que seu sistema inclui. É comum que algumas portas M.2 e SATA compartilhem linhas de dados, de modo que apenas uma possa ser usada por vez. Também pode ser possível que haja apenas uma porta M.2 na placa-mãe projetada para suportar o módulo.

Considere qualquer um desses cenários antes de avançar na solução de problemas com o módulo porque a conexão de hardware não está correta.

Nota A conexão de hardware Intel® Optane™ memória e placa-mãe varia de acordo com o fornecedor, bem como qualquer configuração. Entre em contato com o fornecedor da placa-mãe e consulte o manual da sua motherboard para confirmar como conectar corretamente o módulo.
Configurações do BIOS

Antes de Intel® Optane™ memória, o BIOS deve ser configurado corretamente. As configurações do BIOS variam de acordo com o fornecedor. No entanto, existem algumas configurações comuns que você pode verificar e confirmar no BIOS da sua placa-mãe:

Notas
  • As plataformas da 11ª geração permitem Intel VMD suporte no BIOS. Isso pode ser usado para habilitar corretamente Intel Optane memória para cache em vez das configurações abaixo. Consulte aqui para obter mais informações
  • Tenha em mente que essas configurações podem ou não estar no seu sistema. Você precisa navegar pelo menu do BIOS para pesquisá-los e configurá-los corretamente. Entre em contato com o fornecedor da placa-mãe para obter ajuda específica nas opções do BIOS.
  • Se o sistema estiver trabalhando no modo Herdado, alterá-lo para o modo UEFI pode fazer com que o sistema não seja mais inicializado. Faça backup de seus dados antes de fazer qualquer alteração no sistema e entre em contato com o fornecedor da placa-mãe para obter ajuda específica nas opções do BIOS.
  1. Modo SATA: O modo SATA no BIOS deve ser configurado para Intel® RST modo. Esta opção pode aparecer como Intel® RST premium com Intel® Optane™ ou um nome semelhante. Uma vez definida esta opção, pode haver outra opção para a porta M.2 onde o módulo está conectado. Se esta opção estiver visível, ela deve ser habilitada para suporte RAID.
  2. Modo UEFI: Há dois modos para seu BIOS: UEFI e Legacy. O BIOS deve ser configurado para funcionar no modo UEFI. O modo herdado não suporta Intel® Optane™ memória.
  3. Módulo de suporte de compatibilidade (CSM): O Módulo de suporte de compatibilidade (CSM) é um componente do firmware UEFI que fornece compatibilidade do BIOS herdado. Esta opção deve ser desabilitada.
Módulo não reconhecido no BIOS

Mesmo que Intel® Optane™ memória ainda não tenha sido habilitada, ela deve aparecer no BIOS como qualquer outro dispositivo conectado à placa-mãe. Confirme que a porta M.2 utilizada é a correta e não há conflitos com outras portas SATA. Se o módulo não estiver visível, o módulo pode estar danificado.

É importante verificar este detalhe primeiro, pois pode economizar tempo durante o processo de solução de problemas.

Como verificar se a memória Intel® Optane™ aparece no BIOS

A localização específica do módulo no BIOS varia de acordo com o fornecedor. Mas, em geral, ele deve estar localizado em Periféricos, provavelmente sob a opção Tecnologia de armazenamento Intel(R) Rapid. Lá, você pode ver uma lista das unidades em seu sistema. Intel® Optane™ memória deve ser incluída na lista e pode aparecer como INTEL MEMPEK.

List of the drives in your system

Redefinindo o módulo para as configurações de fábrica

Nota Este processo pode causar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Dependendo do fornecedor e da versão do BIOS, é possível redefinir Intel® Optane™ memória para suas configurações de fábrica. Esta opção é útil no caso de o módulo ter sido emparelhado anteriormente com uma unidade SATA e depois removido do sistema sem ser desabilitado pela primeira vez do aplicativo.

O local específico ou a disponibilidade desta opção no BIOS variam de acordo com o fornecedor. Em geral, ele pode estar localizado em Periféricos, provavelmente sob a opção Tecnologia de armazenamento Intel(R) Rapid. Nesta seção, Intel® Optane™ memória deve ser listada no sistema juntamente com as outras unidades conectadas. Uma opção chamada Reset-to-non-Optane ou algo semelhante deve ser visível aqui ou depois de entrar na opção Intel® Optane™ memória.

Reset to non Optane

Instruções específicas do fornecedor

Como mencionado anteriormente, a configuração do BIOS varia de acordo com o fornecedor. As informações acima podem ser usadas para solução de problemas gerais, mas para configurações específicas, entre em contato com o fornecedor da placa-mãe. Você também pode verificar a lista abaixo com guias de configuração específicos desenvolvidos por alguns fornecedores:

Solução de problemas no nível do sistema operacional

Problemas de solução de problemas com Intel® Optane™ memória no nível do SO geralmente estão relacionados à forma como a unidade SATA a ser acelerada pelo módulo foi configurada no sistema.

Versão do SO

Intel® Optane™ memória é suportada sob Windows® 10 de 64 bits e Windows 11 de 64 bits (plataformas da 8ª Geração e somente posteriores) . Mesmo que outras configurações estejam configuradas corretamente, se a versão do SO for diferente, o módulo não poderá ser configurado. A versão do SO pode ser marcada seguindo estas etapas:

  1. Pressione a tecla Windows + r e digite MSINFO32.EXE na caixa de diálogo que aparecerá.
  2. Pressione Enter. A janela De informações do sistema aparecerá com detalhes sobre o sistema, incluindo a versão do sistema operacional.
Nota A janela informações do sistema inclui mais detalhes sobre a configuração atual do sistema. É possível verificar também se o sistema está configurado no modo UEFI no modo Resumo do sistema > BIOS.
Tipo de formato e estilo de partição

As unidades podem usar dois tipos de formato: básico e dinâmico. O único tipo de formato suportado é Básico, portanto, se a unidade for formatada como Dinâmica, a memória Intel® Optane™ não a suportará.

De forma semelhante, há dois possíveis estilos de partição que a unidade pode ser configurada como: MBR ou GPT. A única partição suportada é GPT, portanto, se a unidade for formatada como MBR, Intel® Optane™ memória não a suportará.

Como verificar o tipo de formato e o estilo de partição

Há diferentes maneiras de verificar o tipo de formato atual e o estilo de partição das unidades do seu sistema. Abaixo estão dois métodos para verificar.

Método nº 1: gerenciamento de disco

  1. Pressione a tecla Windows + x e selecione a opção Gerenciamento de Disco no menu. Você poderá ver todos os discos em seu sistema. Se Intel® Optane™ memória estiver corretamente instalada e ainda não estiver habilitada, você verá aqui também.
  2. Em qualquer disco listado, clique com o botão direito e selecione Propriedades. A janela Propriedades aparecerá.
  3. Selecione a guia Volumes para verificar o tipo de formato e o estilo de partição da unidade selecionada.

Partition style

Método nº 2: Diskpart

  1. Abra seu prompt de comando como administrador.
  2. Execute a unidade de disco de comando. Você entrará no ambiente Diskpart.
  3. Execute o disco da lista de comando. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecidas no seu sistema. Se Intel® Optane™ memória estiver corretamente instalada e ainda não estiver habilitada, você verá aqui também. O tipo de formato e o estilo de partição também são mostrados nesta lista.

Partition style

Como alterar o estilo de partição

Nota Este processo pode causar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

O estilo de partição é definido quando você instala o SO na unidade ou quando a unidade é inicializada após formatá-la. Isso significa que para alterar o estilo de partição, a unidade precisa ser formatada (formato de baixo nível recomendado). Portanto, é altamente recomendável que você faça backup de seus dados antes de executar esta ação.

Um formato de baixo nível pode ser feito após as informações em Quando executar um formato de baixo nível ou apagar seguro em unidades e ferramentas de estado sólido Intel® para usar.

Como alternativa, há uma ferramenta windows* que pode ser usada para fazer a conversão sem a necessidade de formatar a unidade. A ferramenta é chamada MBR2GPT.EXE. O processo de uso do MBR2GPT.EXE é descrito em um artigo da Microsoft*.

Espaço não alocado

Um dos requisitos para emparelhar Intel® Optane™ memória com a unidade SATA é reservar uma porção de espaço não alocado no final da unidade de inicialização. Este espaço não alocado deve ter pelo menos 5 MB. Ele deve estar localizado na extremidade das outras partições, conforme mostrado abaixo.

Unallocated space

Como reservar o espaço não alocado

Nota Este processo pode causar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Há diferentes maneiras de reservar uma parte do espaço do disco como não alocada. O recomendado é reservar este espaço quando o sistema operacional estiver instalado. Desta forma, tudo será configurado corretamente durante a instalação do SO.

Outra maneira é criar esse espaço a partir do gerenciamento de disco da seguinte forma:

  1. Pressione a tecla Windows + x e selecione a opção Gerenciamento de Disco no menu. Você poderá ver todos os discos em seu sistema. Se Intel® Optane™ memória estiver corretamente instalada e ainda não estiver habilitada, você verá aqui também.
  2. Reduza a partição no final da unidade. Clique com o botão direito na partição da unidade do sistema operacional e selecione Volume de encolher. Se esta opção não estiver disponível, a partição pode não ser reduzível ou pode não haver espaço para alocar.

Há também ferramentas de terceiros que podem ajudar a criar esse espaço na unidade. Para obter mais detalhes, consulte a unidade de sistema não suportada do artigo: Última partição incapaz de reenviar o erro.

Intel® RST driver

Intel® Optane™ memória requer que o driver Intel® RST funcione e ele deve ser reconhecido corretamente. Consulte o artigo a seguir para determinar qual driver é o melhor para sua plataforma, software e suporte para plataforma para Intel Optane Memória

Dependendo da versão do driver, um dos seguintes aplicativos será usado para gerenciar e configurar a Memória Intel® Optane

  • Intel® Optane™ gerenciamento de memória e armazenamento
  • Interface do usuário da Memória Intel® Optane
  • Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid interface do usuário

Se o Intel® RST não estiver instalado, você poderá ver Intel® Optane™ memória no sistema. Mas não pode ser configurado, pois não está sendo reconhecido corretamente. Verifique o Gerenciador de Dispositivos para ver se Intel® Optane™ memória está sendo reconhecida corretamente.

Nota Quando Intel® Optane™ memória estiver habilitada e emparelhado com a unidade SATA, ela não estará visível no Gerenciador de Dispositivos.

Para abrir o Gerenciador de Dispositivos, pressione a tecla Windows + x e selecione a opção Gerenciador de Dispositivos no menu.

Disk drives

Como instalar o Intel® RST driver

O Intel® RST driver será instalado quando você instalar um dos aplicativos notados anteriormente

Se você receber um erro que o impeça de instalar o aplicativo, certifique-se de que você não tenha um desses aplicativos em seu sistema ou qualquer versão antiga já instalada. Se assim for, desinstale-a e reinstale a versão mais recente.

Dados na Intel® Optane™ memória

Intel® Optane™ memória é um dispositivo que combina com uma unidade SATA e acelera-a. Isso significa que o módulo em si não deve ter partições ou volumes nele. O espaço inteiro do módulo deve ser deslocado antes de habilita-lo.

O gerenciamento de disco pode ser usado para verificar o espaço do módulo e confirmar se ele não está alocado. Para abrir o gerenciamento de disco, pressione a tecla Windows + x e selecione a opção Gerenciamento de Disco no menu. Você poderá ver todos os discos em seu sistema, incluindo Intel® Optane™ memória.

Intel Optane memory in Disk Management

Como limpar Intel® Optane™ memória

Nota Este processo pode causar problemas de dados. Faça backup de seus dados antes de seguir este processo.

Se Intel® Optane™ memória tiver partições ou, em geral, se ela tiver dados por qualquer motivo (como metadados de uma configuração anterior), você poderá limpar os dados do módulo da Diskpart seguindo estas etapas:

  1. Abra seu prompt de comando como administrador.
  2. Execute o comando diskpart. Você entrará no ambiente diskpart.
  3. Execute o comando list disk. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecidas no seu sistema. Se Intel® Optane™ memória estiver corretamente instalada e ainda não estiver habilitada, você verá também.
  4. Execute o comando select disk <index number>. Use o número de índice associado ao módulo.
  5. Execute o comando clean all para iniciar o processo de limpeza. Certifique-se de selecionar Intel® Optane™ memória e nenhuma outra unidade por engano, porque este processo excluirá todos os dados do disco.
  6. Quando o processo estiver concluído, você pode confirmar no Gerenciamento de Disco que o espaço do módulo não está alocado.

Coleta de dados

Você sempre pode entrar em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter mais ajuda em relação Intel® Optane™ problemas de memória. Para acelerar a resolução de problemas e o processo de solução de problemas, recomendamos que você forneça as seguintes informações.

Configuração do BIOS

É importante saber as configurações atuais do BIOS para identificar qualquer erro de configuração. Você pode tirar capturas de tela das configurações do BIOS e compartilhá-las com a equipe de suporte. Verifique as configurações do BIOS acima para saber quais capturas de tela de informações você deve fazer.

Você pode tirar capturas de tela das configurações do BIOS pressionando F12 ou o botão Print Screen. Isso exigirá uma memória flash USB conectada ao computador porque as imagens são salvas automaticamente.

Configuração do sistema

Existem diferentes fontes de informações que você pode fornecer à equipe de suporte para acelerar o processo de solução de problemas. Essas fontes são descritas abaixo.

Detalhes do sistema

Para confirmar que o sistema atende aos requisitos e ele está configurado corretamente (como modo UEFI, unidade SATA, versão do SO), você precisa gerar um arquivo de texto com os detalhes do seu sistema. Este arquivo pode ser gerado usando o Intel® System Support Utility (SSU).

Esta ferramenta digitalizará seu sistema e relatará informações do sistema, detalhes da placa-mãe, informações de armazenamento e outros detalhes sobre o seu sistema. A ferramenta permitirá exportar as informações em um arquivo de texto que você pode compartilhar com a equipe de suporte.

Nota A Intel® System Support Utility (SSU) não coletará quaisquer dados pessoais em seu sistema.

Gerenciamento de disco

A partir do gerenciamento de disco, você pode ver quais unidades seu sistema pode reconhecer, suas partições e posições na unidade. Essas informações são usadas para determinar se a unidade SATA está formatada corretamente ou se ela está faltando os 5 MB de espaço não alocado no final. Essas informações também podem ser usadas para determinar se Intel® Optane™ memória é reconhecida corretamente pelo sistema.

Para abrir o gerenciamento de disco, pressione a tecla Windows + x e selecione a opção Gerenciamento de Disco no menu. Faça uma captura de tela desta janela e compartilhe-a com a equipe de suporte.

Saída de diskpart

Diskpart é outra ferramenta do Windows que pode monitorar as unidades em seu sistema, incluindo Intel® Optane™ memória se ainda não estiver emparelhada com qualquer unidade. Você pode ver facilmente a partir daqui se as unidades estão usando o estilo de partição correto. Você pode tirar uma captura de tela das informações mostradas no Diskpart e compartilhá-la com a equipe de suporte.

Para abrir a Diskpart e obter as informações das unidades, siga estas etapas:

  1. Abra seu prompt de comando como administrador.
  2. Execute o comando diskpart. Você entrará no ambiente diskpart.
  3. Execute o comando list disk. Este comando listará todas as unidades conectadas e reconhecidas no seu sistema. Se Intel® Optane™ memória estiver corretamente instalada e ainda não estiver habilitada, você verá aqui também.
  4. Faça uma captura de tela desta saída.
Intel® Optane™ logs

Se você obter erros ao habilitar Intel® Optane™ memória ou durante a instalação do aplicativo, há logs que você pode fornecer à equipe de suporte. Esses arquivos de log podem incluir códigos de erro que podem ser usados para identificar problemas específicos e restringir as opções possíveis para corrigi-los.

Você pode pesquisar os arquivos de log em C:\Users\[your user name]\Intel\Logs. Você encontrará arquivos diferentes, como os listados abaixo, você pode fechar esses arquivos e compartilhá-los com a equipe de suporte.

  • IntelOptaneMemory.log
  • IntelRST.log
  • OptaneMemoryPinning.log
  • OptaneMemoryUI.log
  • Altere as configurações para visualizar arquivos 'Ocultos' e adicionar o log a seguir:
    • OsDrive>\Users\<User>\AppData\Local\Packages\AppUp.IntelOptaneMemoryandStorageManagement\LocalState\RSTHSA
Descrição detalhada do problema

Além dos logs e capturas de tela que você pode fornecer, também é útil fornecer uma descrição detalhada do problema, como:

  • Houve qualquer configuração anterior com o módulo
  • O módulo foi movido para outro sistema
  • O módulo foi removido sem ser desativado anteriormente da aplicação
  • Mensagens de erro
  • Códigos

Essas informações podem ser usadas pela equipe de suporte para identificar possíveis causas básicas e limitar o processo de solução de problemas a essas opções possíveis.

Recursos adicionais

Há recursos adicionais que você pode verificar antes de entrar em contato com o Suporte ao Cliente Intel. Esses recursos incluem informações sobre códigos de erro conhecidos e processos sugeridos para corrigi-los. Você pode revisá-los abaixo: