SSDs Intel®: importantes indicadores de atributo SMART

Documentação

Manutenção e desempenho

000055367

07/06/2021

Este artigo é para instruir os clientes® SSDs Intel sobre como determinar a saúde de suas SSDs usando um subconjunto de atributos SMART importantes ou semelhantes.

Para obter mais informações sobre como obter atributos SMART, os clientes devem analisar Intel® Memory and Storage Tool: Dicas rápidas sobre como visualizar os detalhes da unidade, atualizar o firmware e visualizar/exportar logs SMART antes de continuar.

 

NotaAlguns atributos podem ser específicos do produto e não aparecem na leitura SMART.

 

Exemplo de SSD SATA

A leitura SMART inclui

  1. Valores normalizados
  2. Valores brutos,
  3. Valores de limiar
  4. Outros valores

Observe que, em alguns casos, o valor bruto do atributo é importante e, em outros casos, o valor normalizado do atributo é importante. Observe também que apenas atributos de pré-falha têm um valor de Limiar e o valor de atributo pode ir do bem para o mal em qualquer uma das direções: aumentar ou diminuir o número/valor. No exemplo abaixo, o valor do atributo espaço reservado disponível para uma SSD boa está em qualquer lugar entre 100 e 11 (10 e abaixo é ruim), enquanto o BBh é melhor com o valor bruto de 0. (Consulte tabela.) Alguns atributos, como AFh, funcionam de forma diferente. Ignore o restante das informações em Status/Limiar/Pior.

SATA SSD

A tabela abaixo mostra os atributos mais importantes em SSDs SATA, com valores de look-at correspondentes, valores de limiar e também condição aceitável e melhores condições de caso. Se os atributos estão dentro de condições aceitáveis, a SSD está em bom estado. Se eles não estão em condições aceitáveis, entre em contato com o Suporte ao Cliente.

Atributos importantesNome do atributoValor visualLimiteCondição aceitável
B8hContagem de detecção de erros de ponta a pontaNormalizado9091-100 (100=melhor)
E8h / AA (atributo duplicado)Espaço reservado disponívelNormalizado1011-100 (100=melhor)
E9hIndicador de desgaste de mídiaNormalizado12-100 (100=melhor)
AFhFalha na proteção contra perda de energiaNormalizadoFail=abaixo de 10Mostra um número enorme
05hContagem de setores alocadosRaw10000-999 (0=melhor)

O exemplo abaixo mostra uma boa SSD. Os valores de look-at por atributo importante são destacados em amarelo, que estão todos em um melhor estado caso.

Good SSD attributes

Atributos de SSD PCIe®

Esses atributos podem ser analisados no exemplo abaixo. Algumas das mais importantes são destacadas em amarelo. O indicador avisos críticos é, na verdade, o mais importante, pois captura todos os outros indicadores importantes. Desligamentos não seguros devem fazer sentido para os usuários de SSD, ou pode haver um problema com o driver do sistema operacional (não enviando sinais de desligamento seguros). Os indicadores de temperatura indicam se a refrigeração é suficiente. Porcentagem utilizada indica o desgaste de mídia e um valor entre 1 e 99 é aceitável, enquanto 100 não é. Menos erros de mídia indicam melhor saúde da SSD. Se algum dos atributos mencionados aqui cruzar limites aceitável, eles resultarão em Avisos Críticos. Se você vir quaisquer avisos críticos,entre em contato com o Suporte ao Cliente.

Intel Data Center PCIe SSD attributes