Como configurar RAID ou Intel® Optane™ memória com Intel® RST em uma plataforma Intel® VMD compatível

Documentação

Instalação e configuração

000057787

21/06/2022

O driver Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST) versão 18.0 e mais recente suporta plataformas Intel® Volume Management Device (Intel® VMD) capazes.

Intel® VMD é a nova maneira de configurar a 11ª geração e plataformas Intel® Core™ baseadas em processadores Intel® RST gerenciamento de volumes raid e Intel® Optane™ de memória.

Nota
  • Não é recomendável fazer alterações nos volumes de BIOS ou RAID/Intel® Optane™ de memória sem consultar o fornecedor do sistema.
  • Intel RST não suporta Linux
  • As etapas deste artigo descrevem as etapas necessárias para configurar um sistema sem sistema operacional. As alterações no BIOS descritas não devem ser feitas após a instalação do SO, pois isso resultará em uma tela azul do Dispositivo de inicialização inacessível.
  • Plataformas que são notadas como Intel® Optane™ Memory Ready em um adesivo ou site do fornecedor não significam necessariamente que elas suportam Intel® VMD ou o BIOS adequado descrito neste artigo.

As etapas abaixo são necessárias para configurar e configurar sistemas compatíveis com HW/BIOS para gerenciamento Intel® RST armazenamento através de Intel® VMD. Esta é apenas uma referência para fornecedores de sistemas e usuários especialistas.

Clique ou no tópico para obter detalhes:

Etapa 1: Baixe o driver
  • O driver adequado para baixar depende do dispositivo que está sendo gerenciado. Verifique as especificações do sistema do fornecedor se não está claro qual dispositivo está na plataforma.
    • Ao habilitar RAID ou usar para gerenciar um dispositivo Intel® Optane™ Memory série H
      • Baixe o pacote f6vmdflpy-x64.zip para plataformas da 11ª/12ª Geração para uma unidade USB (sem fio), este contém o iaStorVD.sys que será usado na Etapa 3.
      • Baixe o Setup.exe, pois isso será usado na etapa 4 do sistema operacional
  • Se usar Intel® Optane™ memory série M10 para aceleração do sistema
    • Baixe o pacote f6flpy-x64(Intel® VMD).zip para plataformas geradoras da 11ª para uma unidade USB (sem borda), este contém o iaStorVD.sys que será usado na Etapa 3.
    • Download OSetup.execomo isso será usado na Etapa 4 no SO
      Nota
      • Plataformas da 12ª Geração não suportam a série M
      • O f6flpy-x64 (Non-Intel® VMD).zip é para uso com plataformas que não suportam Intel VMD ou que não estão habilitadas
Etapa 2: BIOS do sistema
Nota
  • As configurações e o local disponíveis no menu podem variar. Consulte o manual do sistema ou o site de suporte do fornecedor para obter informações específicas sobre a plataforma em uso.
  • Intel® RST funcionalidade requer uma instalação do SISTEMA OPERACIONAL UEFI. A configuração de Opção de inicialização deve ser UEFI antes de continuar.
    • A Opção de inicialização herdado resultará em falhas quando o SO estiver instalado com o Intel® RST software.

Os seguintes campos precisarão ser atualizados para permitir que os dispositivos de armazenamento seja gerenciados pelo Intel® VMD Controlador:

  1. Localize o menu de configuração da VMD para a plataforma e selecione Habilitar .
  2. A partir das portas de armazenamento disponíveis, selecione Habilitar para as portas que contêm os dispositivos a serem gerenciados por Intel® RST.
  3. Selecione o controlador SATA para permitir que isso seja gerenciado pelo Intel® VMD Controlador.

VMD Setup Menu

Etapa 3: instalar o sistema operacional (Windows®10 ou Windows* 11 de 64 bits)

Durante o processo de instalação do SO, o driver VMD f6flpy adequado precisará ser instalado para detectar as unidades que estão sendo gerenciadas por Intel® RST sob o controlador Intel® VMD de armazenamento.

Com a unidade USB que contém o driver baixado anteriormente conectado, durante a instalação do SO na tela a seguir, siga estas etapas:

OS installation

  1. Pressione o driver de carga.
  2. Pressione Procurar .
  3. Selecione a unidade USB que contém o driver F6 e expanda a pasta que contém o driver. Pressione OK.
  4. Certifique-se de que o driver iaStorVD.sys está destacado e pressione Em seguida.
  5. Selecione a unidade para instalação do SO e pressione Em seguida.
Etapa 4: no sistema operacional

Uma vez no sistema operacional, instale o Setup.exe baixado na Etapa 1.  Isso instalará o driver do Windows e dará a oportunidade de baixar o aplicativo Intel® Optane™ de gerenciamento de memória e armazenamento da Microsoft Store* para gerenciamento de volumes de memória RAID/Intel® Optane™.

Nota
  • O driver Intel® RST VMD não deve ser desinstalado/removido após a instalação. Isso pode resultar em uma tela azul do Dispositivo de inicialização inacessível e perda de dados potencial.
  • O dispositivo VMD está sempre habilitado em uma plataforma onde o dispositivo VMD é implantado. Existe uma configuração possível em que a VMD não possui nenhum dispositivo. Esta é uma configuração VMD vazia. Como resultado disso, o driver RST VMD deve ser sempre instalado em uma plataforma dessas para evitar um dispositivo de bang amarelo no Gerenciador de Dispositivos da Janela.