Como configurar a memória RAID ou Intel® Optane™ com Intel® RST em uma plataforma Intel® VMD com capacidade para usar

Documentação

Instalação e configuração

000057787

28/07/2021

O driver Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST) versão 18.0 e posteriores suporta plataformas com capacidade Intel® Volume Management Device (Intel® VMD).

Intel® VMD é a nova forma de configurar plataformas para o gerenciamento Intel® RST de RAID e Intel® Optane™ de memória.

O suporte adequado para HW e BIOS está disponível atualmente apenas em sistemas móveis baseados na 11ª geração de processadores Intel® Core™ apenas que estão completamente configurados e prontos para uso.

Nota
  • Não é recomendável fazer alterações nos volumes de BIOS ou RAID/memória Intel® Optane™ sem consultar o fornecedor do sistema.
  • As etapas neste artigo descrevem as etapas necessárias para configurar um sistema sem sistema operacional. As alterações ao BIOS descritas não devem ser feitas após a instalação do SO, pois isso resultará em uma tela azul do Dispositivo de inicialização inacessíveis.
  • As plataformas que são Intel® Optane™ De memória prontas para uso em um adesivo ou site do fornecedor não necessariamente significam que suportam Intel® VMD ou o BIOS adequado descrito neste artigo.

As etapas abaixo são necessárias para configurar e configurar os sistemas suportados por HW/BIOS para Intel® RST gerenciamento de armazenamento por meio de Intel® VMD. Esta é apenas uma referência para fornecedores de sistemas e usuários experientes.

Etapa 1: Download do driver
  • O Intel® RST drivers 18.0 ou mais posteriores vêm em três pacotes no Centro de Downloads.
    • SetupRST.exe:instalador completo do Windows que instala o driver, desinstala aplicativos herdados e oferece a opção de instalar o aplicativo Intel® Optane™ Memory and Storage Management
    • Os seguintes pacotes contêm apenas os arquivos de driver e devem ser instalados através do processo Com disco:

      • F6flpy-x64(Intel® VMD).zip:Novo pacote de driver que tem como alvo apenas plataformas habilitadas para VMD. Driver binário é iaStorVD.sys.

      • F6flpy-x64(Non-Intel® VMD).zip:este pacote de driver segmenta plataformas que não têm a VMD habilitada ou não suportam a VMD. O driver binário é iaStorAC.sys.

  • Faça o download dos pacotes SetupRST.exe e f6flpy-64(Intel® VMD) em uma unidade flash USB. (Certifique-se de descompoar o pacote f6.). Reserve o local para uso durante o processo de instalação do sistema operacional.

Etapa 2: BIOS do sistema
Nota
  • As configurações e o local disponíveis no menu podem variar. Consulte o manual do sistema ou o site de suporte do fornecedor para obter informações específicas sobre a plataforma utilizada.
  • Intel® RST funcionalidade requer uma instalação do SO UEFI. A configuração de Opção de Inicialização deve ser UEFI antes de continuar.
    • A Opção de inicialização herdada resultará em falhas depois que o SO for instalado com o software Intel® RST software.

Os seguintes campos precisarão ser atualizados para permitir que os dispositivos de armazenamento sejam gerenciados pelo Intel® VMD controlador:

  1. Localize o Menu de configuração de VMD da plataforma e selecione Habilitar.
  2. Nas portas de armazenamento disponíveis, selecione Habilitar para as portas que contêm os dispositivos a serem gerenciados por Intel® RST.
  3. Selecione Controlador SATA para permitir que isso seja gerenciado pelo controlador Intel® VMD.

VMD Setup Menu

Etapa 3: Instalar sistema operacional (Windows® 10 de 64 bits)

Durante o processo de instalação do SO, o driver VMD f6flpy adequado precisará ser instalado para detectar as unidades que estão sendo gerenciadas por Intel® RST sob o controlador Intel® VMD.

Com a unidade USB que contém o driver baixado anteriormente conectado, durante a instalação do sistema operacional, na tela a seguir, siga estas etapas:

OS installation

  1. Pressione Carregar driver.
  2. Pressione Procurar.
  3. Selecione a unidade USB que contém o driver F6 e expanda a pasta que contém o driver. Pressione OK.
  4. Certifique-se de que o driver iaStorVD.sys está em destaque e pressione Next.
  5. Selecione a unidade para instalação do SO e pressione Next.
Passo 4: No sistema operacional

Uma vez no sistema operacional, o aplicativo Intel® Optane™ memória e gerenciamento de armazenamento deve ser baixado a partir da Microsoft Store* para gerenciamento de volumes RAID/Intel® Optane™ memória.

O setup.exe pode ser usado durante futuras instalações dentro do Windows, conforme a necessidade.

Nota
  • O Intel® RST VMD não deve ser desinstalado/removido após a instalação. Isso pode resultar em uma tela azul do Dispositivo de inicialização inacessíveis e na possível perda de dados.
  • O dispositivo VMD está sempre habilitado em uma plataforma na qual o dispositivo VMD é implantado. Existe uma configuração possível na qual a VMD não possui nenhum dispositivo. Esta é uma configuração VMD vazia. Como resultado disso, o driver de VMD Da Tecnologia de armazenamento Digital (RST VMD) sempre deve ser instalado em uma plataforma dessas plataformas para evitar um dispositivo de yellow bang no Gerenciador de Dispositivos da Janela.