Proteção de roaming e como ela protege Intel® Optane™ integridade do volume da memória

Documentação

Solução de problemas

000087647

08/05/2023

A proteção de roaming é um mecanismo projetado para proteger a integridade do volume no caso em que uma unidade híbrida, como Intel® Optane™ Memory H20/H10 com armazenamento de estado sólido, é movida para um sistema que não atenda aos requisitos da plataforma para tal hardware.

Essas unidades contêm uma unidade de Intel® Optane™ de memória e uma unidade Intel® QLC 3D NAND em um fator de forma M.2, que são emparelhadas em um volume lógico usando o software Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid (Intel® RST).

Este software usa metadados para controlar o emparelhamento das duas unidades e está localizado nos dois últimos endereços de bloco lógico (LBAs) da unidade. Este local conflita com o local padrão da estrutura de backup da Tabela de partição GUID (GPT) e, como tal, pode estar sujeito a um estado em que a unidade pode não inicializar no SO.

A proteção de roaming é aplicada após a reinicialização após habilitar o volume de Intel® Optane™ em uma plataforma com o driver windows* Intel® RST versão 18.2 + driver PreOS versão 17.2 e maior instalado. Esta proteção será fornecida nos seguintes cenários:

  • A unidade é movida para uma plataforma não suportada (como uma plataforma que não tem suporte ao BIOS, versões de driver adequadas instaladas, sistema operacional incorreto e assim por frente).
  • Unidade em uma plataforma suportada e o BIOS (Modo de inicialização SATA) é comutado de VMD RST/RAID (ou) VMD para AHCI.

Se um desses cenários de usuário ocorrer, o usuário encontrará os seguintes comportamentos:

  • Se for a unidade do sistema com o SO , o sistema não inicializa e não mostra nenhum dispositivo de inicialização disponível.
  • Se for uma unidade de dados (sem SO) - a unidade será relatada no SO como uma SSD única e não formatada com uma partição inacessível.
    • No gerenciamento de disco , a unidade aparecerá da seguinte forma:

      Disk management

    • Na Diskpart , a unidade aparecerá da seguinte forma:

      Diskpart

Para recuperar o acesso à unidade, o usuário precisaria reverter o sistema de volta para a configuração/compatibilidade adequada por unidades híbridas, isso inclui:

  • Driver Intel® RST Windows* versão 18.2 + driver do BIOS RST PreOS versão 17.2 ou superior.
  • Requisitos adicionais de BIOS e Windows* aplicados conforme coberto no guia do usuário Intel® Optane™ memory série H.