Guia de configuração para NVM Express* em malhas com SPDK para produtos Ethernet Intel® com RDMA

Documentação

Instalação e configuração

000088696

29/03/2024

As unidades NVM Express* (NVMe*) são unidades de estado sólido (SSDs) de alta velocidade e baixa latência que se conectam no barramento Peripheral Component Interconnect Express* (PCIe*) do servidor.

O desenvolvimento dessas unidades de alto desempenho estimulou a nova inovação em armazenamento em relação a protocolos de rede, que aproveitam ao máximo os recursos de acionamento em ambientes de data center e nuvem.

NVMe* sobre malha (NVMe-oF) fornece armazenamento em rede a um nível de latência perto do armazenamento montado localmente por meio de um protocolo de armazenamento reprotecionado que combina o uso de tecnologias de malha de baixa latência/alta eficiência, como Acesso Remoto Direto à Memória (RDMA) ou Canal de Fibra (FC) com essas unidades NVMe* de alta velocidade.

O Kit de desenvolvimento de desempenho de armazenamento (SPDK) oferece um conjunto de ferramentas e bibliotecas para escrever aplicativos de armazenamento de alto desempenho, escaláveis e de modo de usuário. SPDK é um projeto de código aberto focado na otimização de software de armazenamento para as CPUs, SSDs NVMe* e NICs de última geração para melhorar o desempenho e a eficiência das aplicações de armazenamento. Ele atinge alto desempenho movendo todos os drivers de armazenamento necessários para o espaço do usuário e operando em um modo pesquisado em vez de interrupções, o que evita comutadores de contexto do kernel e elimina a sobrecarga do tratamento de interrupção.

A comunidade SPDK começou com um espaço de usuário, modo pesquisado, assíncrono, driver NVMe* sem bloqueio e, em seguida, ampliou o desempenho e as eficiências do SPDK para a rede de armazenamento e virtualização. O SPDK oferece uma meta NVMe-oF de alto desempenho e componentes host compatíveis com especificações. Portanto, os usuários podem usar o host Linux* Kernel NVMe-oF para se conectar a uma meta SPDK NVMe-oF e vice-versa.

A Intel suporta NVMe* em duas linhas de produtos Ethernet Intel® com a tecnologia RDMA:

  • Ethernet Intel® série 800
  • Intel® Ethernet Connection X722/adaptador de rede Ethernet Intel® X722

NVM Express* sobre malha com SPDK para produtos Ethernet Intel® com guia de configuração RDMA

Tópicos relacionados
Guia de configuração para NVM Express* em malhas para produtos Ethernet Intel® com RDMA
Guia de configuração para NVM Express* sobre TCP para produtos Ethernet Intel®
Guia de configuração para NVM Express* sobre TCP com SPDK para produtos Ethernet Intel® com ADQ
Guia de configuração para NVM Express* sobre TCP com Kernel Linux para produtos Ethernet Intel® com ADQ
Guia de vídeo para configurar o SPDK NVMe* sobre o aplicativo de destino de malha no sistema operacional Linux usando a série Ethernet Intel® 800