Conversão de HDR (alta faixa dinâmica) para SDR (faixa dinâmica padrão) feita para a função Windows* Stream HDR . Em vez de converter o PQ EOTF (quantizador perceptivo - função de transferência eletro-óptica) para gamma sRGB (a função padrão de transferência de SDR do windows), o PQ EOTF é convertido para gama de 2.4, causando uma imagem desmaiada em monitores calibrados sRGB. O problema é observado com o uso de vídeo HDR de aplicativos como Netflix* e Filmes e TV*.
Este problema não pode ser corrigido em monitores integrados porque a maioria não tem a capacidade de alterar a função de transferência de SDR sem soluções alternativas complicadas, como a aplicação de uma LUT 3D através do Windows DWM.
O problema afeta tanto os monitores externos quanto os monitores integrados. Como não consigo alterar o gamma em monitores integrados, não há nenhuma solução alternativa para o problema. Monitores externos geralmente oferecem a capacidade de mudar o gamma de modo que não é realmente um "problema", mas, ainda está errado. O gamma SDR padrão do Windows é sRGB e o vídeo HDR deve ser mapeado para gama sRGB em vez de 2.4 para refletir isso.
A função usada no recurso Stream HDR é uma função de software controlada pelo Windows*, e usa o valor padrão do setor para jogos: 2.2.
As condições de visualização em que o HDR é consumido podem variar o valor gama ideal para a melhor experiência de visualização. Em geral, a configuração gama 2.2 é geralmente mais adequada para condições de visualização mais brilhantes, como uma configuração de escritório com sobrecargas brilhantes e muita luz diurna indireta das janelas externas. Em contraste, a configuração gama 2.4 é geralmente usada para condições de visualização mais escuras, como assistir televisão em horário nobre à noite em uma sala de estar. Éonde o problema pode se originar: a condição de visualização.
Muita discussão sobre o "melhor" valor gama pode ser encontrada online, mas a maioria dessas discussões conclui que se trata de preferência pessoal. No entanto, deve-se notar que a grande maioria dos conteúdos HDR é gravada usando esse valor gama e, como tal, 2.2 é a recomendação onipresente de um gama de linha de base de onde calibrar a tela no gosto pessoal.
Usar um software (como a DWM LUT) para aplicar um 3DLUT personalizado e forçar o gamma a 2.4 pode aparentemente corrigir o problema. Essa "correção" que o usuário percebe pode ser devido às condições de visualização em que o conteúdo é consumido. Esta é uma solução alternativa complicada. No entanto, o Windows apresenta a opção de ajustar o valor gama para obter a melhor experiência de visualização para o usuário de acordo com as condições de visualização.
Os usuários podem experimentar essas etapas em sites de terceiros. Qualquer opção permite alterar o valor gama para obter a melhor experiência de visualização para suas condições sem usar nenhuma solução alternativa complicada:
Nota | As ferramentas de correção de gamma e HDR para SDR incluídas no Windows* são desenvolvidas e mantidas pela Microsoft. Apenas a Microsoft pode realmente corrigir qualquer problema com essas ferramentas. Se o usuário não estiver satisfeito com as opções incluídas no Windows, ela deve ser relatada ao Suporte da Microsoft*. |
Não é possível esperar a mesma qualidade dos monitores listados como NÃO suportando HDR como de monitores totalmente compatíveis com HDR. A ferramenta Windows HDR para SDR está incluída para ajudar a melhorar o consumo de conteúdo HDR em monitores SDR, mas não se pode esperar que esta ferramenta torne os painéis de SDR exibidos a mesma qualidade que os painéis HDR.