Verificações rápidas para melhorar ou corrigir problemas de conexão Wi-Fi

Documentação

Solução de problemas

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21/01/2022

O que você está vendo?
Problemas de conexão Wi-Fi.

Por que você está vendo?
Problemas de desempenho wi-fi e conexão Wi-Fi podem ocorrer devido a uma série de motivos. Alguns exemplos desses incluem versão de driver desatualizada ou incorreta, configuração de rede não ideal ou incorreta, configurações do adaptador sem fio, configuração de AP/roteador ou problemas de interferência.

Como corrigi-lo.
Siga as etapas abaixo para solucionar problemas.

Clique ou no tópico para obter detalhes:

Driver

Seu driver está atualizado?

Você não precisa atualizar para a versão mais recente, a menos que você tenha problemas. Você pode resolver muitos problemas atualizando um driver desatualado.

Para atualizar o driver e o software do seu adaptador sem fio Intel®:

Nota

O fabricante do seu computador pode ter drivers e software personalizados para habilitar ou alterar recursos ou fornecer uma operação aprimorada no seu computador.
Entre em contato com o fabricante para obter as mais recentes atualizações e informações de suporte técnico do driver e do chipset sem fio e do BIOS.
Se você não conseguir mais o suporte de driver do fabricante do seu computador, você pode baixar drivers genéricos da Intel.

Rede Wi-Fi

O rádio Wi-Fi está ativada?

Se o seu computador não ver nenhuma rede Wi-Fi, verifique se o rádio Wi-Fi está a funcionar.
Selecione seu sistema operacional:

Windows® 10

Selecione o ícone de rede na bandeja de tarefas na parte inferior direita da tela. Clique no botão Wi-Fi para a ligar.

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Windows 8.1*Selecione o ícone de rede na bandeja de tarefas, na parte inferior direita da tela. Clique o controle deslizante em Wi-Fi para a ligar.
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Windows 7*Pressione simultaneamente O Windows E X Chaves. Ou Clique com o botão direito o ícone de energia na bandeja de tarefas no canto inferior direito da tela para iniciar o Centro de mobilidade do Windows.
Selecione Ligue a rede sem fio se a rede sem fio estiver desligada.
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O adaptador Wi-Fi está habilitado?

Vá para Iniciar > painel de controle > rede e conexões de rede > Internet,e clique com o botão direito no adaptador. Se Desabilitar for exibido como uma opção de configuração, isso significa que o adaptador está habilitado.

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Roteador de AP ou banda larga

O ponto de acesso sem fio (AP) ou roteador de banda larga Wi-Fi está funcionando?

Verifique se seu sistema pode se conectar à sua rede e à Internet. Você pode usar outros dispositivos Wi-Fi, como um smartphone ou tablet, para verificar se o AP sem fio ou o roteador de banda larga estão funcionando. Entre em contato com seu fornecedor de ponto de acesso ou com o provedor de serviços de Internet para obter assistência.

O adaptador de rede foi detectado?

Se você obter uma mensagem de erro no início ou no logon, consulte possíveis problemas e requisitos regulatórios.

Interferência

Como você verifica se há fontes de interferência local?

Verifique se há fontes de interferência, especialmente se usar adaptadores Wi-Fi IEEE* 802.11 que trabalham no espectro de 2,4 GHz. Possíveis fontes de interferência incluem:

  • Telefones sem fio que operam no espectro de 5 GHz
  • Fornos de microondas
  • Bluetooth® com tecnologia habilitada
Como você identifica interferência ou disputa de outras redes Wi-Fi?

Certifique-se de que o canal que seu ponto de acesso ou roteador sem fio está usando não seja sobreposto ou em uso por outro ponto de acesso próximo.

  • Ferramentas de software como MetaGeek inSSIDer* ajudam você a selecionar o melhor canal para o seu ponto de acesso ou roteador sem fio.
  • Se usar a banda de 2,4 GHz, use apenas os canais 1, 6 ou 11.
  • Se usar a banda de 5 GHz, use os canais 36, 40, 44 ou 48.
Como desabilita a seleção automática de canais?

Alguns pontos de acesso ou roteadores sem fio tentam selecionar automaticamente o melhor canal para usar. A seleção automática pode ocorrer na inicialização ou em tempo real durante a operação normal. Se você estiver tendo desconexões aleatórias da rede, tente o seguinte:

  • Desabilite a configuração AUTO e selecione manualmente um canal.
  • Ferramentas de software como MetaGeek inSSIDer* ajudam você a selecionar o melhor canal para o seu ponto de acesso ou roteador sem fio.
  • Se usar a banda de 2,4 GHz, use apenas os canais 1, 6 ou 11.

Configurações

Como você verifica e ajusta as configurações de gerenciamento de energia? Como essas configurações podem causar problemas potenciais de conexão?

O gerenciamento de energia ou a configuração Power Save Polling (PSP) permite selecionar um equilíbrio entre o consumo de energia e o desempenho do adaptador Wi-Fi. Consulte Configuração do gerenciamento de energia do adaptador sem fio para saber como alterar a configuração.
Você pode ter problemas de conexão com um ponto de acesso Wi-Fi (AP) que não suporta o recurso PSP. Consulte Power Save Polling causa problemas de conexão com pontos de acesso para obter detalhes.

NotaA redução da configuração de gerenciamento de energia pode fazer com que a bateria descarrege mais rapidamente quando não estiver conectada a uma fonte de alimentação.
Como você verifica as configurações de roaming?

Verifique se a configuração da propriedade do adaptador para a agressividade de roaming não está no mínimo ou no máximo. Saiba como configurar as configurações do adaptador.

Quais são as configurações 802.11n recomendadas?

Revise as configurações recomendadas para conectividade 802.11n. Estes incluem o uso de segurança WPA2-AES e 5 GHz. Se você estiver usando 2,4 GHz, recomendamos canais estreitos.

NotaRecomendamos usar a ligação de canal na banda de 5 GHz. A ligação de canal é útil devido aos canais limitados não sobrepostos disponíveis na banda de 2,4 GHz.
Quais são as configurações recomendadas para 802.11ac?

Consulte as configurações recomendadas para conectividade 802.11ac.

Redefinindo dispositivos de rede e pilha de rede

Saiba como redefinir dispositivos de rede e pilha de rede.

Recomendações gerais
  • Se você estiver usando Wi-Fi, minimize o número de objetos sólidos entre a antena do ponto de acesso e o dispositivo que sofre de baixas velocidades, usando linha de visão. Mover um dispositivo ou antena até mesmo uma polegada para um lado pode ignorar vários objetos sólidos, fazendo uma enorme diferença
  • Os extendores Wi-Fi têm capacidade de rádio limitada e sempre fornecerão velocidades pelo menos um pouco mais lentas do que conectar diretamente ao roteador, pois eles têm que usar o mesmo rádio para receber e transmitir, ao mesmo tempo. Se você estiver usando os extenders Wi-Fi, experimente o desempenho da conexão sem eles em fins de teste.
  • Se você estiver usando um roteador Wireless-N em um ambiente Wi-Fi lotado, você provavelmente encontrará quedas e problemas de velocidade, não importa quais configurações você mude. Infelizmente, o espectro de 2,4 GHz é muito limitado em quantos canais estão disponíveis e os conflitos surgem rapidamente. A atualização para um roteador Wireless-AC pode ser necessária para aumentar suas velocidades e reduzir as quedas sem fio.
  • Se você estiver usando um aplicativo de antivírus ou firewall, tente desinstalá-lo completamente para fins de teste. Se você notar que suas velocidades aumentam drasticamente com o aplicativo de antivírus ou firewall desinstalado, tente instalar uma versão recém baixada do site oficial do fornecedor de antivírus. Se isso não ajudar, então o problema pode ser um com o próprio aplicativo antivírus. Nesse caso, você entrará em contato com a equipe de suporte para o aplicativo antivírus.

Se você tiver testado todas as sugestões de solução de problemas acima e ainda tiver problemas de conexão Wi-Fi, entre em contato com o fabricante do sistema ou clique em Entrar em contato com o suporte no banner azul abaixo para encontrar as opções de suporte para sua região. Esteja pronto para explicar as etapas que você tentou.

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