Suporte

Perguntas frequentes sobre a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® para processadores Intel®


Última revisão: 13-Jul-2017
ID do Artigo: 000007073

O que é a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®?

A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® possibilita que um sistema ajuste dinamicamente a tensão do processador e a frequência do núcleo, reduzindo o consumo médio de energia e a produção média de calor.

Com a diminuição do consumo de energia e do aquecimento dos PCs desktop, os integradores de sistemas podem potencialmente reduzir os efeitos acústicos, dependendo das configurações do sistema. Eles podem também desenvolver inovadores designs de fator de forma pequeno.

O recurso ajuda a resolver certos problemas de consumo de energia em empresas cujo consumo total de energia está próximo dos limites de suas infra-estruturas elétricas. Combinada com recursos existentes de economia de energia, a tecnologia Enhanced Intel® SpeedStep pode fornecer equilíbrio entre a produção e o consumo de energia. Ele usa estratégias de design como:

  • Separação entre alterações de tensão e de frequência. O aumento e a diminuição da tensão em pequenos incrementos separadamente das mudanças de frequência permite que o processador reduza os períodos de indisponibilidade do sistema (que ocorrem durante mudanças de frequência). O sistema poderá fazer a transição entre estados de frequência e de tensão mais amiúde, fornecendo um equilíbrio consumo/desempenho melhorado.
  • Particionamento e recuperação do clock. O clock do barramento continua funcionando durante a transição de estados, quando o clock do núcleo e o loop de fase bloqueada são interrompidos. A lógica permaneça ativa. O clock do núcleo pode também reiniciar mais rapidamente com a tecnologia Enhanced Intel® SpeedStep do que em arquiteturas anteriores.

Como a tecnologia Enhanced Intel® SpeedStep® reduz a latência associada à modificação do par tensão-frequência (chamado de estado-P), estas transições podem ser feitas mais frequentemente. O chaveamento e a otimização do equilíbrio desempenho/consumo de energia podem ser feitos com mais granularidade e de acordo com a demanda.

Para obter uma visão geral do suporte disponível, consulte Tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® e chaveamento baseado em demanda no Linux*. O recurso é uma referência imediata para os desenvolvedores interessados em novas políticas de nível de usuário ou de kernel baseadas na Tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®.

Para obter mais informações sobre a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®, consumo de energia do processador e especificações térmicas, consulte as fichas técnicas do processador.

Quais processadores Intel® suportam a tecnologia Enhanced Intel Speedstep®?
Consulte a ferramenta de especificações do produto e comparações para ver se o seu processador específico suporta a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®.

A tecnologia Enhanced Intel Speedstep® é compatível com a tecnologia Intel® Hyper-Threading?
Sim. Sim. O sistema operacional vê dois processadores virtuais. As solicitações para mudar o estado de energia são priorizadas entre os processadores virtuais pelo BIOS e pelo sistema operacional. O estado de energia padrão será o do processador virtual que solicita o estado mais alto.

Quais são os requisitos de sistema para suporte da Tecnologia Enhanced Intel Speedstep®?
A CPU, o chipset, a motherboard, o BIOS, o sistema operacional e os software/drivers precisam suportar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®.

  • CPU
    Consulte as comparações e especificações do produto para ver quais processadores suportam a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®.
  • Chipset:
    É necessária uma motherboard com um dos seguintes chipsets para suportar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®: família de chipsets Intel® 910 / 915x / 925X / XE Express ou família de chipsets Intel® 945x / 946x / 955X / 975 / 965 / 963 Express, chipsets Intel® série 3, chipsets Intel® série 4, chipsets Intel® série 5 ou chipsets Intel® série 6.
  • Motherboard:
    A motherboard precisa suportar a identificação dinâmica de tensão. Todas as Intel® Dektop Boards suportam a identificação dinâmica de tensão. Para todas as outras, entre em contato com o fabricante da motherboard para obter detalhes sobre a identificação dinâmica de tensão.
  • BIOS:
    O BIOS precisa suportar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®. Para Intel® Desktop Boards in a box, consulte Intel® Desktop Boards. Para todas as outras, entre em contato com o fabricante da motherboard.
  • Sistema operacional:
    O sistema operacional precisa suportar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®. Os sistemas operacionais que atualmente suportam essa tecnologia são: Microsoft Windows Vista*, Microsoft Windows XP SP2* e Microsoft Windows 7*. Suporte para Linux* também está disponível. Para obter mais informações, consulte o fornecedor do sistema operacional.
  • Software/Drivers:
    Nenhuma atualização específica de software ou de driver é necessária no momento. Entretanto, nós recomendamos que você tenha sempre os drivers mais recentes para o hardware do seu sistema.

Como eu uso a tecnologia Enhanced Intel Speedstep®?
Devem ser usados procedimentos padrão de integração para instalar todos os componentes de hardware do sistema. Quando todos os componentes de hardware tiverem sido instalados corretamente (ou se o sistema já estiver em operação), faça o seguinte:

  1. Se necessário, faça o download e execute a atualização do BIOS mais recente para a sua motherboard. Consulte o fabricante da motherboard para garantir que o BIOS mais recente suporta a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®.
  2. Ative a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® no BIOS. Se o BIOS for da American Megratrends, Inc.*, a opção de suporte para a tecnologia Intel SpeedStep® pode ser habilitada na guia "Advanced". A opção precisa estar configurada como Enabled. Se tiver perguntas relacionadas ao BIOS, entre em contato com o fabricante do sistema ou da motherboard.
  3. Confirme que o seu sistema operacional suporta a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®. Para os sistemas operacionais Microsoft Windows XP SP2, instale o Microsoft Windows XP SP2 se ele ainda não tiver sido instalado.
  4. Ative a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® no SO. No momento, no Microsoft Windows XP SP2*, a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® está desativada por padrão.
    Para ativá-la:
  • No Painel de Controle, abra Opções de energia
  • No menu suspenso Esquemas de energia:
    Para ativar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®, selecione o esquema de energia de Gerenciamento de energia mínimo.
    Para desativar a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®, selecione o esquema de energia Sempre ativado.

Para verificar se a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® está ativada:

  1. Feche todos os aplicativos e coloque o sistema operacional Microsoft Windows* no modo ocioso.
    Pressione Ctrl + Alt + Delete e selecione a guia Desempenho. Verifique que o uso da CPU é 0%.
  2. Clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades.
  3. Na guia Geral, veja qual é o processador instalado e a respectiva velocidade. Se a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® estiver ativada, serão mostradas duas velocidades de processador. A primeira velocidade mostrada é a velocidade especificada do processador. A segunda velocidade é a velocidade de operação atual.

    A segunda velocidade será menor do que a primeira velocidade (veja a Figura 1). Uma segunda velocidade mais baixa indica que a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® efetivamente baixou a frequência do núcleo e a tensão do processador. Dependendo do uso e do design do sistema, a redução da frequência pode diminuir o consumo médio de energia e a produção de calor.

    Se a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® estiver desativada, então as duas velocidades serão iguais (veja a Figura 2). Se o processador não estiver no modo ocioso, a tecnologia Enhanced Intel SpeedStep pode ser ativada e as duas velocidades podem ser iguais. Execute as etapas 1 a 3 novamente.

Figura 1 (SpeedStep® ativada):

Figura 2 (SpeedStep® desativada):

SpeedStep® ativadaSpeedStep® desativada

Onde eu encontro a velocidade, o número, o tamanho do cache do processador, a compatibilidade com chipsets, preços e informações sobre códigos de pedido do produto?
Consulte Informações sobre produtos Intel®.

Tópicos relacionados
Suporte para processadores Intel®
Especificações e comparações de produtos
Números dos processadores Intel®
Tecnologia de virtualização
Utilitário de identificação do processador Intel®
Benchmarks de desempenho

Este artigo aplica-se a: