Programação embarcada com JAM STAPL
Jam Standard Test and Programming Language (STAPL) atende aos requisitos necessários do sistema de programação no sistema através de um processador embarcado, pois oferece pequenos tamanhos de arquivo, facilidade de uso e independência da plataforma. O uso do Jam STAPL para programação no sistema por meio de um processador embarcado permite atualizações convenientes em campo, prototipagem de design fácil e produção rápida. Esses benefícios ampliam a vida útil e melhoram a qualidade e a flexibilidade dos produtos finais. Ele também pode reduzir os inventários de dispositivos eliminando a necessidade de estocar e rastrear dispositivos programados.
Como ele funciona
O uso do Jam STAPL para programação no sistema através de um processador embarcado ocorre em dois estágios (conforme mostrado na Figura 1). Primeiro, a Intel® FPGA de desenvolvimento quartus® II gera o código fonte Jam STAPL, ou Arquivo Jam (.jam), em seguida, armazena-o na memória do sistema. O Arquivo Jam contém todas as informações necessárias para programar os dispositivos com capacidade de programabilidade no sistema (ISP), incluindo o algoritmo de programação e os dados necessários para atualizar um ou mais dispositivos.
Figura 1. Programação no sistema usando o jam file & jam player através de um processador embarcado.
Sobre o arquivo Jam (.jam)
Para programar Intel FPGA usando Jam STAPL, os designers devem primeiro criar um arquivo Jam com o software de desenvolvimento Quartus II. Não é necessário recompilar designs existentes, porque o software Quartus II pode criar um arquivo Jam a partir de um arquivo de objeto do programador (.pof). Para armazenar um arquivo Jam em memória programável programável de leitura (EPROM) ou Flash Memory, ele deve ser convertido primeiro em um arquivo Hexadecimal (formato Intel) ou um arquivo de programação semelhante. Pacotes de software de processador embarcado ou outros utilitários podem converter automaticamente um arquivo Jam para programação EPROM ou Flash. Da mesma forma, alguns programadores EPROM suportam formatos "binário bruto" ou "binário absoluto", que permitem que o Arquivo Jam seja lido diretamente pelo programador sem conversão.
A Figura 2 descreve como gerar um arquivo Jam para programação no sistema.
Figura 2. Gerando um arquivo de congestionamento.
Sobre o Jam Player
O Jam Player é um programa C que analisa o arquivo Jam, interpreta cada instrução Jam STAPL e lê e grava dados da cadeia JTAG. As variáveis processadas pelo Jam Player dependem das variáveis da lista de inicialização presentes no momento da execução. Como cada aplicativo tem requisitos exclusivos, o código fonte do Jam Player pode ser modificado facilmente.
A Figura 3 ilustra a estrutura de código-fonte do Jam Player.
Figura 3. Estrutura de código-fonte do jogador emperramento.
Nota:
- TCK, TMS, TDI e TDO são os pinos de E/S JTAG.
O programa principal executa todas as funções básicas do Jam Player sem modificação. Apenas as funções de E/S devem ser modificadas. Eles estão contidos no arquivo jamstub.c , conforme mostrado na Figura 3, e incluem funções que especificam endereços para pinos de E/S, rotinas de atraso, funções específicas do sistema operacional e rotinas para pinos de E/S de arquivo. Essas funções podem ser personalizadas simplesmente editando o arquivo jamstub.c para compilar o código fonte para uso em qualquer plataforma.
O Jam Player reside permanentemente na memória do sistema, onde interpreta os comandos dados no Arquivo Jam e gera um fluxo de dados binário para programação de dispositivos. Esta estrutura limita todas as atualizações do arquivo Jam e permite que o Jam Player se adapte a qualquer arquitetura do sistema.
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- Usando Jam STAPL para ISP por meio de um capítulo de processador embarcado (PDF) do manual MAX® II
Perguntas frequentes
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