Como escolher o melhor notebook para a faculdade

Para encontrar os melhores notebooks para a faculdade não é preciso sentir-se como se estivesse fazendo uma prova final – pense em com que finalidade você vai utilizá-lo mais e priorize suas necessidades.

Pense em “preparar sua compra para o futuro”. Compre um notebook que esteja preparado para uma tecnologia mais avançada enquanto você estiver na faculdade.1

Quer você esteja ingressando na faculdade ou queira ajudar seu aluno favorito, procurar e encontrar o melhor notebook para a faculdade pode parecer uma tarefa difícil. Felizmente, este é um teste transparente e podemos ajudá-lo a encontrar as respostas certas.

A primeira coisa a considerar ao comprar um notebook novo para a faculdade é como você o utilizará hoje e no futuro. Com o rápido avanço da tecnologia ano após ano, seria interessante pensar em um notebook capaz de rodar aplicativos e programas novos. Isso se chama “preparação para o futuro” da sua compra, ou seja, comprar um PC que esteja preparado para uma tecnologia mais avançada, que ainda não foi lançada.

Faça a si mesmo as perguntas a seguir – suas respostas ajudarão a refinar suas escolhas.

  • Quais programas ou aplicativos são requisitos para suas aulas?
  • Em que área ou profissão você está interessado?
  • Você joga games ou deseja começar a jogar?
  • Você utiliza vídeo em seus bate-papos com amigos ou familiares?
  • Você gosta de criar seu próprio conteúdo – vídeos, podcasts, etc.?

Pense no desempenho em primeiro lugar
O modo como você usa seu computador vai influenciar diretamente no desempenho de que vai precisar. O uso de aplicativos pesados, como o Adobe Premiere Pro*, ou jogar games exige muita potência da CPU. Entretanto, se você ou seu futuro universitário utilizará o notebook para tarefas mais básicas, como processamento de texto, download de música e redes sociais, então talvez não seja necessária uma CPU topo de linha.

Equipamentos
Os notebooks de hoje não têm nada a ver com aquelas máquinas grandes e pesadas de duas décadas atrás. Na realidade, o design do notebook clamshell tradicional tem atualmente a companhia de outros tipos de designs e dispositivos.

Clamshell
Anteriormente a única opção de design para notebooks, os clamshells (notebooks de abrir e fechar) ainda são uma opção muito procurada. Mas hoje em dia muitos clamshells oferecem outros recursos, tais como touchscreen, monitores com resolução super alta, gabinetes fabricados com materiais não tradicionais e opções de conectividade aprimoradas, tais como as portas Thunderbolt™ 3.

Dispositivos 2 em 1
Os notebooks 2 em 1 oferecem excelente flexibilidade sem necessidade de abrir mão de nada. Os dispositivos 2 em 1 oferecem o melhor dos mundos: o desempenho de um PC e a diversão de um tablet em um dispositivo elegante. Existem dois tipos de notebooks 2 em 1 diferentes: destacável e conversível.

  • Conversíveis
    Os teclados permanecem presos ao dispositivo e podem deslizar, girar ou dobrar.
    Dobrar parcialmente para os modelos “tenda” ou "em pé” para compartilhar conteúdo ou fazer apresentações.
    Dobrar totalmente ao meio para o modo “tablet”.
    Excelente para estudantes preocupados com a produtividade que trabalham muito, mas querem a funcionalidade de entretenimento do tablet.
  • Destacáveis
    Permitem a troca superrápida entre os modos notebook e tablet.
    Proporcionam uma experiência de tablet perfeita quando o teclado é destacado.
    Ideal para quem gosta de navegar na web, mas que também precisa digitar de vez em quando.

Quando pensar nesses diferentes dispositivos, considere também o peso e a espessura do seu notebook novo. Uma caminhada longa pelo campus pode rapidamente tornar-se desconfortável se você estiver carregando um notebook pesado. Felizmente os notebooks disponíveis atualmente oferecem uma série de tamanhos e pesos. Isso nos leva à sua próxima consideração – a tela do notebook.

Tamanho da tela
O tamanho da tela de um notebook vai afetar diretamente seu peso e seu preço. Os notebooks são em geral classificados nas lojas físicas e on-line conforme o tamanho de suas telas. Os tamanhos de telas mais comuns começam em geral com 11 polegadas e vão até 17 polegadas.

Vale repetir: pergunte a si mesmo onde e como você vai usar seu notebook novo para poder decidir acerca do tamanho da tela. Seus trabalhos acadêmicos ou seus interesses exigem que você utilize um monitor externo?

Modelos de 11 a 13 polegadas
Se a mobilidade for o mais importante para você, pense nestas opções:

  • Um notebook pequeno
  • Um notebook superfino e superleve (algumas vezes chamado de Ultrabook)

Notebooks pequenos, com telas entre 11 e 13 polegadas, são uma excelente opção se você tiver um orçamento restrito, precisar de portabilidade extrema e somente necessitar executar tarefas básicas, como navegação na web, troca de e-mails e processamento de texto.

Modelos de 17 polegadas
Se o desempenho for sua principal prioridade ou se desejar um notebook que possa substituir seu desktop, opte por um notebook mais potente com 17 polegadas. Esses modelos podem pesar mais que outros, mas eles realmente aguentam o tranco. Esses notebooks grandes são em geral os melhores para jogadores, criadores de conteúdo ou editores de vídeo, que precisam de muito poder de processamento para executar tarefas complicadas. Essa tela grande pode eliminar uma possível necessidade de um monitor externo.

Modelos de 15 polegadas
Para um bom equilíbrio entre mobilidade, desempenho e preço, verifique alguns modelos de 15 polegadas. Muitos deles pesam menos de 2 kg e são voltados para o consumidor convencional – o que significa que você provavelmente encontrará mais recursos do que deseja, tais como mais portas, uma unidade óptica (DVD ou CD) e maior autonomia da bateria.

Autonomia da bateria
A autonomia da bateria é sempre uma preocupação na hora de comprar um notebook. Infelizmente, a definição da autonomia da bateria de um notebook não é tarefa simples para os fabricantes. O tempo de duração da bateria depende da finalidade para a qual você está usando o PC; como regra geral, o melhor é ler as especificações do fabricante.

Em linhas gerais, quanto maior o tamanho da tela do seu notebook, ou quanto mais pesado for o modelo, menor será a autonomia da bateria. Os notebooks menores e os dispositivos Ultrabook utilizam processadores com voltagem mais baixa projetados especificamente para oferecer maior autonomia da bateria. Para pesquisar sobre a autonomia da bateria consulte os sites dos fabricantes na Web ou leia as resenhas disponíveis on-line. Geralmente, os notebooks de tamanho médio ou maiores fornecerão entre quatro e seis horas, ao passo que os modelos ultraportáteis podem ter duração de dez horas.

Portas/conectividade
Não subestime a importância das portas e o modo como você conectará os diferentes periféricos (câmeras, fones e outros dispositivos) ao seu notebook. Embora muitos dispositivos periféricos possam conectar-se sem fio, algumas vezes precisamos de uma porta USB. Os notebooks menores e os modelos mais finos terão menos portas.

Quais tipos de portas estão disponíveis nos notebooks?

  • Portas USB – as mais utilizadas e fáceis de reconhecer entre todas as portas de conectividade, as portas USB permitem que conectemos uma imensa variedade de dispositivos, inclusive discos rígidos externos, câmeras, teclados, mouses e muito mais. A versão mais recente é a USB 3.1, que oferece velocidades de transferência mais elevadas, de 10 Gbps.
  • Portas Thunderbolt™ 3 – Thunderbolt™ 3 oferece a conexão e as taxas de transferência mais rápidas até o momento, o que proporciona 40 Gbps (quatro vezes mais rápidas que a USB 3.1).
  • Portas Ethernet – uma porta Ethernet permite que você conecte seu notebook diretamente a uma rede com fio. Muitos notebooks não incluem essas portas por causa da disponibilidade de Wi-Fi. Mas se você estiver em algum local do campus onde o sinal de Wi-Fi seja fraco, utilize essas portas e um cabo Ethernet para conectar-se on-line. Caso seu modelo preferido não tenha uma porta Ethernet, existem adaptadores USB-para-Ethernet disponíveis.
  • HDMI/VGA/DVI – Esses tipos de portas permitem que você se conecte a monitores ou outras telas, tais como uma HDTV ou um monitor externo.
  • Leitor de cartões SD – também conhecido como leitor de cartões SDHC, esse slot é usado para cartões de memória de câmeras digitais. Isso torna a transferência de fotos digitais para seu notebook rápida e fácil.

Teclado
Os gamers e os escritores não são os únicos a acreditar que o teclado do notebook seja seu recurso mais importante. Pense nisso: você vai usar o teclado mais do que qualquer outra parte do notebook e, portanto, vai querer um que seja confortável, fácil de usar e que ofereça flexibilidade ou sensação tátil agradável. Você exige ou prefere um teclado retroiluminado?

Considere também a posição e o tamanho das teclas. Você deseja um teclado numérico? Todas as teclas estão na posição padrão que você gosta? Certifique-se de experimentar teclados diferentes. Abra um processador de texto e digite. Você provavelmente saberá imediatamente quando um teclado de notebook não é bom para você.

Touchpad
Muitas pessoas abrem mão do mouse e, em vez disso, utilizam o touchpad do notebook para executar suas tarefas. Um touchpad confortável e fácil de usar é importante, particularmente se você estiver viajando ou trabalhando em um espaço apertado, como um bar ou uma sala de leitura. Considere o tamanho e a localização do touchpad, se você prefere um descanso grande ou botões direito e esquerdo separados. Alguns touchpads até contêm padrões e texturas para uma melhor experiência tátil.

Gráficos
A maioria dos modelos de notebook é acionada por uma CPU que também inclui um chipset gráfico integrado. Isso significa que os gráficos são realmente integrados ao processador, eliminando a necessidade de uma placa gráfica separada. Essas tecnologias gráficas integradas, tais como gráficos Intel® HD ou Intel® Iris™ Plus, são mais potentes do que nunca e permitem que você jogue games convencionais, suportam até três monitores separados e fazem streaming até 1080p.

Contudo, se você for um aficionado por games ou um cineasta, vai querer examinar gráficos dedicados ou GPU. Os gráficos dedicados são mais potentes do que os gráficos integrados, mas seu preço também é consideravelmente mais elevado no que diz respeito ao preço do notebook.

RAM
Você ouvirá esse termo muitas vezes por aí quando for pesquisar seu notebook para a faculdade. Memória de acesso aleatório ou RAM A RAM armazena temporariamente os dados recém-utilizados para acesso mais rápido depois. Podemos compará-la à informação que você lembra de imediato – você a utiliza com frequência e seu cérebro pode acessá-la rapidamente. Quanto mais RAM estiver disponível, mais rapidamente o computador se lembrará para você. Considere de 8 GBs a 16 GBs de RAM para seu notebook.

Armazenamento
As fotos, vídeos e outros dados que você deseja guardar por mais tempo estão armazenadas na “memória de longa duração” do seu notebook. São dados que talvez não sejam utilizados com frequência, mas que é muito importante salvar, guardar e utilizar quando necessário.

Esses dados podem ser armazenados em uma unidade de disco rígido (HDD), uma unidade de estado sólido (SSD) ou até um híbrido dessas duas unidades. As SSDs geralmente oferecem mais rapidez no acesso aos dados e no tempo de inicialização, são muito confiáveis e duráveis, já que possuem partes móveis.

A decisão final
Talvez possa parecer muita coisa para lembrar, mas a escolha do notebook perfeito para sua carreira universitária pode realmente determinar o seu sucesso. Faça uma lista utilizando as características apresentadas neste artigo e concentre-se no que mais precisa de seu notebook em termos de tamanho, peso, poder de processamento e armazenamento.

Regra prática

Utilize estas especificações como ponto de partida para sua pesquisa.

Recurso do notebook

Melhor opção para a maioria dos estudantes

CPU

Processador Intel® Core™ i5 para desempenho sólido

HDD

1 TB

SSD

128 GB

RAM

8 GB

Tamanho da tela

Touchscreen de 15 polegadas

Portas

Portas Thunderbolt™ 3 ou USB 3.1

Portas HDMI/DVI/VGA

Porta para leitor de cartões SD

Autonomia da bateria

Até seis horas

Sistema operacional

Windows* 10

Experimente o benefício dos dispositivos acionados pela Intel

2 em 1

Um 2 em 1 equipado com um processador Intel® Core™ combina o desempenho de um notebook com a ultra mobilidade de um dispositivo finíssimo e elegante. Com uma série de designs inteligentes e elegantes e diversos tamanhos de tela, existe sempre um 2 em 1 com Intel® para atender a qualquer estilo de vida.

Saiba mais

All-in-Ones

O PC all-in-one com processador Intel® combina os melhores recursos de todos os seus dispositivos em uma usina de força de computação versátil. Simplificação de um sistema de desktop completo em um dispositivo elegante e potente.

Saiba mais

Chromebooks

Os Chromebooks* equipados com os processadores Intel® oferecem experiências com aplicativos rápidas e estáveis que aumentam a produtividade e uma autonomia da bateria que mantém você cada vez mais forte.

Saiba mais

Informações de produto e desempenho

1

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou o revendedor de seu sistema ou saiba mais em https://www.intel.com.br.