Como transferir arquivos para seu novo PC

Aproveite seu novo PC sem abandonar suas músicas, documentos, fotos e outros arquivos.

A transferência de arquivos de um PC para outro pode ser feita de maneira rápida e segura sem a perda de nenhum dado no processo.

Não há nada mais legal do que receber um computador novo e potente que permita alternar entre tarefas, executar aplicações novas e jogar games a uma velocidade espantosa. Entretanto, não há nada mais desanimador do que descobrir que terá que transferir todas as músicas, fotos, documentos e outros arquivos do seu computador antigo para o novo.

Felizmente você não precisa implorar nem subornar seus amigos para ajudá-lo neste dia de mudança. Existem diversas maneiras de compartilhar arquivos com facilidade e segurança e até transferir programas do seu computador antigo para o novo mantendo seus dados seguros.

Abordagem “faça você mesmo”: transferir os arquivos manualmente
Se você é do tipo prático, uma das maneiras mais simples de carregar seu computador novo com todos os seus arquivos é transferi-los manualmente. Existem algumas maneiras de fazer isso.

Para os iniciantes: conecte seu computador antigo a um pen drive USB ou disco rígido externo, que em geral custa entre trinta e várias centenas de dólares, dependendo da capacidade de armazenamento, velocidade e funcionalidade que você precisa. Basta copiar os arquivos para a unidade externa, ejetar o dispositivo de armazenamento, conectar o dispositivo de armazenamento no computador novo e, em seguida, inverter o processo para carregar os arquivos nele. Dica: alguns computadores possuem portas eSATA que são projetadas especificamente para discos rígidos externos e para transferir dados ainda mais rapidamente do que as portas USB.

Caso não deseje comprar um disco rígido externo, você também pode transferir e armazenar seus arquivos na cloud – utilizando serviços de armazenamento baseados na internet, tais como Microsoft OneDrive*, Google Drive*, ou Dropbox*. Vale repetir: basta arrastar e soltar seus arquivos do computador antigo para o serviço de cloud e depois arrastar e soltar os arquivos para o computador novo. Esses serviços são em geral gratuitos para um volume pequeno de armazenamento e depois passam a cobrar uma assinatura mensal quando suas necessidades de armazenamento aumentam.

Acelere o processo: use um cabo de transferência
Se achar que a utilização do armazenamento em cloud é demorada ou se desejar evitar uma assinatura mensal de serviços de cloud, uma alternativa é mover seus arquivos com um cabo de transferência. O cabo conecta-se a uma porta, tanto no computador antigo quanto no novo. Em geral, os cabos vêm com software que automatiza a transferência dos arquivos quando é feita a atualização de um computador antigo com Windows* 10, 8.1, 8, 7, Vista ou XP para um computador mais novo. Um cabo de transferência trabalha mais rápido do que um disco rígido externo, desde que o computador antigo conecte-se diretamente ao novo, eliminando o intermediário (disco externo).

Antes de começar a transferência, pense se você realmente precisa de todos os arquivos. A configuração de uma máquina nova em folha é o momento ideal para descartar arquivos velhos enviando-os para um arquivo morto, limpando, assim, suas estruturas de pastas e arquivos.

Jill Duffy, PC Magazine

Contrate um serviço de mudança (de PC): utilize um software faz-tudo
As versões anteriores do Windows ofereciam um serviço chamado Easy Transfer* que permitia que os usuários transferissem arquivos entre computadores. Infelizmente, o serviço foi eliminado no Windows* 10. Mas não tenha medo: a Microsoft fez parceria com o fornecedor do Laplink PC Mover* para reproduzir a funcionalidade oferecida pelo Easy Transfer. O PCMover Express* desse fornecedor transfere dados e configurações de computadores com Windows* XP para computadores com Windows* 8.1 ou posterior. O serviço custa cerca de US$ 5. O PC Mover Professional custa mais, mas também permite transferir aplicações. Caso tenha algum problema, ambos os serviços oferecem assistência 24 horas, sete dias por semana.

Essa abordagem é cobrada, mas ela automatiza os processos e pode orientá-lo para garantir que você não negligencie arquivos que talvez estejam em algum local pouco comum do seu computador antigo.

Sistemas operacionais diversificados: transferem arquivos de Mac para PC e de PC para Mac
Você pode transferir manualmente arquivos entre Macs e PCs da mesma maneira que os transfere entre PCs com o uso de discos rígidos externos, serviços de cloud ou redes domésticas. Ou pode deixar que o próprio computador execute a tarefa de assistente pessoal responsável pela transferência e compartilhamento de arquivos: o sistema operacional Mac OS X Lion e posterior oferece uma ferramenta sofisticada chamada Assistente de Migração que transfere seus contatos, calendários, contas de e-mail e muito mais de um PC e coloca esses arquivos nos locais apropriados no seu novo Mac.

Limpeza completa: seus dados antigos longe de mãos erradas
Após transferir seus arquivos, você deve guardar seu computador antigo por pelo menos algumas semanas para o caso de ter se descuidado de algum arquivo. Contudo, se vender, descartar ou doar um computador antigo, certifique-se de remover todos os seus dados e informações pessoais. A simples transferência de arquivos não é suficiente. Até mesmo a exclusão de arquivos ou a reformatação do disco ainda pode permitir que especialistas recuperem informações que você não deseja que eles acessem, como seus dados bancários ou e-mails antigos. Felizmente, programas gratuitos de destruição de dados, como o Darik's Boot And Nuke (DBAN), podem apagar tudo do seu computador antigo, garantindo que você não deixe qualquer vestígio (de dados).

Mantenha-se protegido: faça cópia de segurança do seu equipamento novo
Agora que você já se acostumou a transferir arquivos do seu PC antigo, é um bom momento para certificar-se de ter um sistema de backup permanente para o caso de precisar recuperar esses arquivos. O Windows* 8 e superior oferecem um recurso prático, chamado Histórico de Arquivos, que permite que você faça backup automático e rotineiro de arquivos em um disco externo. Esse recurso garante que seus dados não passarão para a História, caso o pior aconteça.

Se você tiver um Mac, terá diversas opções e plataformas para fazer backup dos seus dados, desde o iCloud até programas como o Time Machine, dependendo da versão de OS X que estiver usando.

Lembre-se: embora existam muitas maneiras fáceis de transferir e compartilhar dados, você só pode transferir os dados aos quais tem acesso, portanto certifique-se de que seus documentos, fotos e outros dados preciosos estejam sempre protegidos, mesmo que você perca seu computador ou ele seja danificado. É uma tarefa simples de ser realizada automaticamente, que garante que sua próxima mudança (de computador) ocorra de forma mais suave.

Experimente o benefício dos dispositivos acionados pela Intel

Dispositivos 2 em 1

Os dispositivos 2 em 1 equipados com processadores Intel® Core™ combinam o desempenho de um notebook com a ultra mobilidade de um dispositivo finíssimo e elegante. Com uma série de designs inteligentes e elegantes e diversos tamanhos de tela, existe sempre um 2 em 1 com Intel® para atender a qualquer estilo de vida.

Saiba mais

All-in-Ones

Os PCs All-in-one com processadores Intel® combinam os melhores recursos de todos os seus dispositivos em uma usina de força de computação versátil. Simplificação de um sistema de desktop completo em um dispositivo elegante e potente.

Saiba mais

Desktops

De dispositivos de bolso até torres de alto desempenho, os desktops com a tecnologia Intel® estão disponíveis em uma variedade de pacotes para qualquer necessidade. Os desktops mais recentes lhe dão liberdade para armazenar, criar e compartilhar seu conteúdo mais precioso.

Saiba mais

Notebooks

Aproveite as possibilidades portáteis com os novos notebooks baseados nos processadores Intel® Core™. Equipado com potência e capacidade de resposta sem precedentes, você poderá elevar sua produtividade, criatividade e entretenimento a um novo patamar.

Saiba mais