Notebook versus PC: suas melhores opções

A escolha entre um notebook e um desktop costumava exigir concessões, mas com os novos avanços, essa escolha está relacionada à satisfação de suas necessidades específicas.

Pronto para decidir? Utilize esta lista de verificação:

  • Determine quais aplicativos e recursos você utiliza rotineiramente. Algum deles é altamente especializado quanto a gráficos, computação ou dispositivos de entrada?

  • Pense na frequência com que precisará movimentar o computador ou transportá-lo

  • Teste quais tamanhos de tela e de teclado parecem mais confortáveis para você

  • Considere se suas necessidades futuras poderão requerer atualizações e adições ao computador

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A disputa entre notebook e desktop costumava significar abrir mão da portabilidade ou do alto desempenho. Agora você já pode escolher um computador perfeitamente apropriado para suas necessidades. 

No passado, a escolha da melhor tecnologia de computação era geralmente um exercício de concessões frustrantes –você iria preferir mais autonomia da bateria ou menor custo, uma tela maior ou mais portabilidade? Hoje, a escolha entre notebook e desktop passou de contentar-se com menos para a otimização das suas opções: com os contínuos avanços da tecnologia e mais opções do que nunca, você pode escolher o computador perfeito que se ajuste às suas necessidades individuais.

Notebook vs. desktop: a divisão básica (porém não mais imutável)
Em 2008, as vendas de notebooks ultrapassaram as de desktops pela primeira vez e os dispositivos portáteis consolidaram-se ainda mais à medida que sua potência aumentou e os preços caíram. Contudo, os desktops não desapareceram absolutamente. Assim como tudo em computação, a escolha correta depende de como você vai utilizar seu dispositivo. A divisão geral entre as duas classes de computadores é a seguinte:

  • Notebooks ajustam-se ao mundo em movimento. Eles podem ser desconectados da fonte de energia externa e levados com você. Em geral ocupam menos espaço e não requerem a compra de um monitor separado.
  • Desktops têm muitos fatores a seu favor também. Em geral os desktops oferecem mais potência e capacidade de expansão por um custo menor. Também são mais fáceis de atualizar, consertar e personalizar, motivo pelo qual continuam a ser a opção preferida de jogadores experientes. Eles também costumam ter alto-falantes melhores, mais opções de periféricos e teclados maiores.

Dito isso, não há mais nenhuma regra rígida. Alguns mini desktops são tão pequenos e discretos quanto notebooks. E hoje em dia, os notebooks oferecem a mesma potência e desempenho que se pode obter de quase todos os desktops.

All-in-one: virando o PC de ponta cabeça
Os recursos dos desktops atuais evoluíram consideravelmente. O exemplo mais claro disso pode ser visto no All-in-one (AIO), que vira a ideia do PC de ponta cabeça – literalmente O All-in-one torna indistinta a linha que separa desktops e notebooks com uma grande tela sensível ao toque e uma bateria embutida para que você possa sustentá-lo de pé, deitá-lo ou desconectá-lo e ir para qualquer cômodo da casa. Esses computadores podem até ser montados na parede para criar, fazer streaming e compartilhar conteúdo de HD, jogar games on-line em família ou ouvir música.

Os PCs All-in-one podem custar mais do que o desktop tradicional e ser mais difíceis de atualizar, mas são uma alternativa elegante ao computador doméstico tradicional e que proporciona economia de espaço.

"Na verdade você está investindo em um design de que você gosta [com notebooks]. Isso pode incluir peso, espessura e tamanho de tela, mas também abrange o layout do teclado, o tamanho do touchpad, a espessura do bisel em torno da tela, metal versus plástico, ou até a cor ou o padrão da tampa."

Dan Ackerman, Editor de seção, CNET

2 em 1: a altura da versatilidade
A flexibilidade dos computadores modernos é demonstrada por dispositivos 2 em 1, notebooks que podem alternar entre o modo clamshell tradicional, o modelo tablet e outras posições, como ficar de pé como uma tenda. Os dispositivos 2 em 1 vêm com telas que podem ser totalmente destacadas ou telas flexíveis que podem dobrar para trás 360 graus. As telas que dobram são voltadas para pessoas que desejam principalmente uma experiência de notebook, ao passo que as unidades destacáveis, ajustam-se àquelas pessoas que desejam utilizar o 2 em 1 principalmente como tablet.

Quer você utilize seu computador para assistir filmes, estudar, administrar sua pequena empresa ou executar qualquer outra tarefa, existe uma opção perfeita que se ajusta às suas necessidades. Pense no uso que vai fazer do computador e no que necessita em termos de portabilidade, desempenho, flexibilidade, tamanho do monitor e preço – e depois vá às compras!