Você deve fazer o upgrade para Windows* 10?

O upgrade para o Windows* 10 oferece novos recursos e características, mas ele é apropriado para você?

Saiba se o upgrade para Windows* 10 é uma boa opção para você e se seu computador possui os requisitos necessários para executá-lo corretamente.1

Quando o Windows* 10 foi lançado em 29 de julho de 2015, muitos ficaram receosos de fazer elogios mas, com o tempo, as melhorias à segurança, seus recursos de personalização aprimorados e a atenção aos games superaram muitas críticas. De modo geral o Windows* 10 é um sistema operacional (SO) muito estável, seguro e repleto de recursos. A maioria das pessoas se beneficiará com o uso do Windows* 10 e neste artigo discutiremos se ele é ou não a melhor opção para você.

Principais razões para fazer o upgrade para Windows* 10

Os três motivos principais pelos quais você deve fazer o upgrade para o Windows:

  • Interface aprimorada (Menu Iniciar) e personalização
  • Recursos de segurança aprimorados
  • Excelente para games

Interface aprimorada e personalização

O aprimoramento da maneira como interagimos com nosso PC é um dos principais avanços do Windows* 10. Ao trazer de volta o Menu Iniciar e lançar o Cortana* (um assistente pessoal), a Microsoft está aprimorando a interface do usuário (UI) e marcando pontos com os usuários que preferem a simplicidade.

Menu Iniciar

O Menu Iniciar da Microsoft foi lançado com o Windows* 95, há mais de 25 anos. Desde então, ele passou por muita iteração, mas não houve mudanças importantes até o lançamento do Windows* 8, quando o Menu Iniciar foi substituído pela Tela Inicial e “blocos dinâmicos”. A interface baseada no toque e a tela cheia de aplicativos foram um pouco chocantes para os usuários. A Microsoft ouviu perfeitamente as críticas.

Além de trazer de volta o Menu Iniciar, o Windows* 10 também acrescentou os melhores recursos da Tela Inicial do Windows* 8. Usando o novo menu Iniciar no Windows* 10 é possível:

  • Alterar seu tamanho arrastando as bordas ou cantos do menu Iniciar
  • Organizar, acrescentar ou excluir quaisquer dos blocos, programas ou aplicativos que apareçam no menu Iniciar
  • Personalizá-lo inteiramente, mudando o esquema de cores e outras configurações

Cortana*

O Cortana* é um assistente pessoal digital integrado ao SO Windows* 10. Muito mais do que apenas um mecanismo de busca, o Cortana* pode responder perguntas, pesquisar todo o seu PC em busca de arquivos ou documentos, fornecer lembretes, rastrear voos ou até contar-lhe uma piada. O Cortana* também está disponível em dispositivos Android e consoles Xbox One.

Edge Browser*

Com o Windows* 10 a Microsoft deu adeus ao Internet Explorer e lançou seu novo navegador – Edge*. Segundo a Microsoft, o navegador foi desenvolvido “do zero” para proporcionar uma maneira limpa e moderna de surfar na Web e beneficiar-se de avanços futuros.

Os novos recursos permitem que você:

  • Veja previamente diversas páginas percorrendo guias abertas
  • Fixe guias na barra do navegador para acessar os sites mais visitados com um único clique
  • Interaja com o Cortana* enquanto navega para obter negócios, cupons e notificações

Desktops virtuais

Como os usuários do Mac e do Linux já sabem, os desktops virtuais são excelentes para aquelas pessoas que abrem muitos programas de uma vez, mas desejam manter tudo organizado. O objetivo da Microsoft ao criar desktops virtuais foi:

  • Dar aos usuários mais espaço no desktop para agrupar janelas relacionadas entre si
  • Ajudar os usuários a localizar e alternar rapidamente para qualquer janela ou grupo de janelas
  • Permitir que os usuários reorganizem grupos e movam as janelas à medida que as tarefas evoluem

Windows Ink*

O Windows Ink* é um recurso atraente que foi introduzido com a edição de aniversário do Windows* 10. O Windows Ink* Workspace oferece uma caneta digital para fazer anotações, edições ou até mesmo criar uma anotação adesiva. O Windows Ink* inclui também um bloco de desenho, recursos para desenhar na tela, bem como os aplicativos de caneta digital preferidos do usuário.

Melhorias na segurança

Alguns já disseram que o Windows* 10 é o sistema operacional mais estável e seguro da Microsoft até hoje. A segurança é uma grande preocupação no mundo digital de hoje e o Windows* 10 foi construído com a segurança em mente. Esses aprimoramentos de segurança incluem:

Windows Hello*

Uso do Windows Hello* para fazer logon no seu PC com mais rapidez e mais segurança do que antes. Usando a câmera do seu PC o Windows Hello* reconhecerá seu rosto instantaneamente e conectará você com segurança. Ou você pode usar o leitor de impressão digital, que trabalha da mesma maneira. Depois que habilitar o Windows Hello*, também é possível utilizá-lo com aplicativos compatíveis, como o Dropbox, e assim não precisar inserir sua senha manualmente. A entrada no sistema é mais rápida e segura.

Windows Defender*

O Windows* 10 oferece um Windows Defender* totalmente reformulado, que ajuda a proteger seu PC contra malware e vírus. O Windows Defender* roda em segundo plano, rastreando arquivos quando você os acessa (e antes que você os abra!).

Windows Firewall*

O Windows Firewall* protege a segurança da sua rede impedindo que hackers e software mal-intencionado penetrem no seu PC. O Windows Firewall* cria uma barreira de proteção entre seu PC e os hackers de todo o mundo. 

Games excelentes

É possível afirmar que o Windows* 10 foi projetado pensando nos gamers. Desde o suporte ao DirectX 12 até o fornecimento de novas maneiras de jogar com vários dispositivos, o Windows* 10 oferece excelentes recursos e benefícios para jogadores com todos os níveis de experiência.

DirectX 12

Com o uso do Windows* 10 os games beneficiam-se da fidelidade gráfica do DirectX 12. Os games do DirectX 12 utilizam todos os recursos do hardware de vídeo do seu PC para proporcionar visuais mais nítidos e desempenho aprimorado.

Xbox Play Anywhere

A Microsoft acaba de lançar sua nova solução Xbox Play Anywhere. Agora, quando comprar um título digital para Xbox Play Anywhere, você poderá jogá-lo no seu Xbox One ou em qualquer PC com Windows* 10, sem qualquer custo adicional. Inicie um game e depois retome-o de onde parou, mesmo em outro dispositivo! Você não vai perder nada que salvou, nem suas adições ou suas conquistas.

Transmissão integrada

Quer divulgar seu império para o mundo? Sem problema – o Windows* 10 permite que você faça streaming da sua jogabilidade usando o Game Bar. Basta pressionar a tecla do Windows mais G. Clique em Transmitir e comece a fazer streaming.

Como não amar?

O Windows* 10 é uma opção sólida para a maioria dos usuários, oferecendo excelentes recursos de personalização e melhorias na interface, além de recursos de segurança robustos e aprimoramentos para games. Então, como não amar? Bem, existem algumas situações em que a atualização para Windows* 10 talvez não seja uma prioridade.

Custo

A Microsoft ofereceu o Windows* 10 como atualização gratuita até 29 de julho de 2016. Se fizer o upgrade agora, você pagará o preço de varejo (US$ 119).

Windows Media Center*

O Windows Media Center* foi projetado para rodar como player de mídia de tela cheia e também para suportar canais de televisão (de sintonizadores). O Windows Media Center* possui usuários fieis e dedicados, mas ele foi descontinuado com o upgrade para o Windows* 10. Portanto, se sua solução de entretenimento está vinculada ao Windows Media Center*, é melhor você ficar com sua versão atual de sistema operacional Windows até encontrar uma opção melhor.

Entusiastas do Windows* 7 ou 8

Com a extensão do suporte até 2018 e 2020, muitos usuários ainda preferem o Windows* 7 e o Windows* 8. Se tudo estiver funcionando bem para você, e você prefere o design e a UI do Windows* 7 ou Windows* 8, provavelmente não há necessidade de fazer o upgrade agora. Contudo, certifique-se de estar utilizando medidas de segurança apropriadas ou adicionais (Windows* 10 oferece recursos de segurança aprimorados).

Windows* 10: um upgrade mais potente

Então, qual é a resposta? Você deve fazer o upgrade para Windows* 10? Para a maioria dos usuários de PC a resposta é sim. Seguro e estável, o Windows* 10 oferece uma maneira robusta de estar sempre conectado, produtivo e entretido.

Comparar versões do Windows

Você deve fazer o upgrade para Windows* 10? Compare os recursos do mais recente sistema operacional Windows.

 

Windows* 7

Windows* 8

Windows* 10

Data de lançamento

2009

2012

2015

Final do suporte estendido

2020

2023

2025

Principais recursos ou alterações

  • Barra de tarefas reformulada
  • Nova Central de Ações para configurações de manutenção/segurança
  • Internet Explorer 8, Windows Media Player e Windows Media Center* incluídos         
  • Importante revisão da interface do usuário
  • Otimizado para toque
  • Menu Iniciar substituído por Tela Inicial com “Blocos Dinâmicos”
  • Configurações de segurança atualizadas
  • Interface do usuário revisada
  • Volta do Menu Iniciar
  • Acréscimo de novas medidas de segurança (reconhecimento facial e de impressão digital)
  • Integração com Xbox
  • Desktops virtuais  

Experimente o benefício dos dispositivos com Intel

Windows* 10 Pro para empresas

Obtenha mais produtividade e uma experiência moderna. Os processadores Intel® Core™ e o Windows* 10 Pro tornam os negócios melhores.

Saiba mais

Windows* 10 Home

Comece rápido e libere potência inédita. Desfrute de desempenho mais elevado, uma melhor experiência do usuário e entretenimento superior.

Saiba mais

Informações de produto e desempenho

1

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou o revendedor de seu sistema ou saiba mais em https://www.intel.com.br.