Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT)

A virtualização já faz parte dos seus planos, mas há muita oportunidade de fazer ainda mais.

A virtualização abstrai o hardware que permite que diversas cargas de trabalho compartilhem um mesmo conjunto de recursos. No hardware virtualizado compartilhado, diversas cargas de trabalho podem ocupar o mesmo lugar e, mesmo assim, manter total isolamento umas das outras, migrar livremente entre as infraestruturas e ampliar-se conforme a necessidade.

As empresas tendem a ganhar capital significativo e eficiências operacionais graças à virtualização, porque ela propicia melhor utilização e consolidação do servidor, alocação e gerenciamento dinâmicos dos recursos, isolamento da carga de trabalho, segurança e automação. A virtualização torna possíveis o autoprovisionamento de serviços por demanda e a harmonização de recursos definidos por software, ampliando-se em qualquer ponto de uma cloud híbrida, nas instalações do usuário ou fora delas, conforme as necessidades de negócios.

A Tecnologia de virtualização Intel®:(Intel® VT) representa um portfólio cada vez maior de tecnologias e recursos que tornam a virtualização prática ao eliminar sobrecargas de desempenho e aumentar a segurança. A Intel® VT oferece assistência por hardware ao software de virtualização, reduzindo seu tamanho, seu custo e sua complexidade. Também é dedicada atenção especial à redução das sobrecargas de virtualização que ocorrem no cache, E/S e memória. Durante a última década, aproximadamente, um número significativo de fornecedores de hipervisor, desenvolvedores de soluções e usuários foram habilitados com Intel® VT, que atualmente está atendendo a uma ampla gama de clientes nos setores de consumo, empresarial, de cloud, comunicação, computação técnica e muitos outros.

O portfólio de Intel® VT inclui atualmente (entre outros):

Os recursos de virtualização de CPU habilitam a abstração dedicada de toda a perícia da CPU Intel® para uma máquina virtual (VM). Todo o software da máquina virtual pode rodar sem qualquer problema de desempenho ou compatibilidade, como se estivesse rodando de forma nativa em uma CPU dedicada. É possível a migração ao vivo de uma geração de Intel® CPU para outra, bem como a virtualização aninhada.

Os recursos de virtualização de memória permitem o isolamento da abstração e o monitoramento da memória em cada máquina virtual. Esses recursos podem também possibilitar a migração ao vivo de máquinas virtuais, contribuir para a tolerância a falhas e aumentar a segurança. Entre os exemplos de recursos estão o remapeamento do acesso direto à memória (DMA) e tabelas de páginas estendidas (EPT), inclusive suas extensões: bits acessados e sujos e troca rápida dos contextos das EPTs.

Os recursos de virtualização de E/S facilitam o processamento de descarregamento de pacotes multi-core para adaptadores de rede, bem como a atribuição direta de máquinas virtuais para funções virtuais, inclusive E/S de disco. Os exemplos incluem Filas de dispositivos de máquina virtual (VMDQ), Virtualização de E/S de raiz única (SR-IOV, também um padrão PCI-SIG) e aprimoramentos da tecnologia Intel® Data Direct I/O (Intel® DDIO).

A Tecnologia de virtualização de gráficos Intel® (Intel® GVT) permite que as máquinas virtuais tenham atribuição completa e/ou compartilhada das unidades de processamento gráfico bem como os mecanismos do acelerador de transcodificação de vídeo nos produtos do sistema no chip da Intel. Ela habilita usos como transformação de workstations em remotas, desktop como serviço, streaming de mídia e games on-line.

A virtualização das funções de segurança e rede habilita a transformação das cargas de trabalho de rede e segurança tradicionais em computação. As funções virtuais podem ser implantadas em servidores de alto volume padrão em qualquer lugar do data center, nós da rede ou cloud e colocadas de forma inteligente junto com cargas de trabalho de negócios. Exemplos de tecnologias Intel® que tornam isso possível incluem: Kit de desenvolvimento de plano de dados (DPDK), tecnologia Intel® QuickAssist e Hyperscan.

Intel® Embedded Design Center


O Intel® EDC fornece recursos, ferramentas e suporte para desenvolvedores de sistemas inteligentes.

Recursos adicionais

Estudos de caso

Resumos de soluções

Vídeos relacionados