O Que é Computação em Nuvem?

Acelere a inovação empresarial, otimize custos e ganhe flexibilidade com recursos de computação sob demanda.

Principais considerações para sua estratégia de nuvem:

  • Quando se trata de modelos de implantação de nuvem, a maioria das organizações adota uma nuvem híbrida, abordagem multicloud, que combina recursos locais, data centers corporativos e vários serviços de nuvem pública.

  • Escolher os modelos de serviços de nuvem mais adequados, que variam de Infraestrutura como Serviço (IaaS) a Software como Serviço (SaaS), pode garantir que você obtenha o nível certo de recursos e suporte.

  • As nuvens com tecnologias Intel® oferecem desempenho confiável, escalável e otimizado para carga de trabalho em aplicações corporativas de fornecedores, como VMware, SAP e Microsoft. Os processadores Intel® Xeon® escaláveis são a base confiável para a computação em nuvem, com milhões de processadores implantados globalmente em provedores de serviços em nuvem.

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A cloud computing oferece acesso remoto a recursos de computação, armazenamento e rede em seu data center ou por meio de um provedor de serviços de nuvem pública.

Hoje, praticamente todas as empresas dependem de cloud computing em algum grau. Mas o que é cloud computing, exatamente?

A cloud computing oferece acesso a recursos de computação, armazenamento e rede sob demanda. Esses recursos podem vir de seu próprio data center ou de um provedor de nuvem. Dependendo dos tipos de serviços e dos modelos de implantação que você seleciona, a cloud computing pode ajudá-lo a gerenciar custos enquanto permite lançar rapidamente novos produtos ou serviços, expandir para novos locais e maximizar o desempenho e a produtividade.

Os Benefícios da Cloud Computing

Grandes ou pequenas, empresas podem se beneficiar da cloud computing de várias maneiras. Uma loja de varejo independente pode usar a nuvem para um serviço de processamento de pagamento simples, enquanto uma empresa global pode extrair de um conjunto completo de recursos de data center para desenvolvimento e implantação de aplicações em uma escala enorme.

A nuvem permite que empresas obtenham os recursos necessários sem ter o hardware local. Isso significa que empresas podem implantar serviços onde e quando quiserem. A cloud computing pode reduzir custos permitindo que o hardware seja consolidado e gerenciado em menos locais. Ele oferece a escalabilidade para suportar cargas de trabalho flutuantes, e pode capacitar a colaboração entre equipes e locais remotos.

Modelos de Implantação de Nuvem

Existem dois modelos implantação de nuvem básicos: Pública e privada. Seu modelo de implantação depende das necessidades da sua empresa e de requisitos técnicos. Como cada carga de trabalho tem suas próprias características, você provavelmente usará uma combinação de serviços de nuvem pública e privada. Isso é conhecido como uma abordagem híbrida ou multicloud.

Cloud Pública

A nuvem pública oferece acesso pré-pago a recursos de computação, armazenamento e rede. Eles são fornecidos por meio de provedores de nuvem, como Amazon Web Services, Microsoft Azure*, Alibaba Cloud, Google Cloud e IBM. Os serviços de nuvem pública exigem pouco custo inicial e podem ser implantados rapidamente para um tempo de comercialização rápido. Eles também são uma boa escolha para cargas de trabalho que só podem ser executadas por um curto tempo.

Nuvem Privada

Uma nuvem privada é executada na infraestrutura do seu data center. Ela requer um custo inicial maior e um gerenciamento contínuo, mas pode oferecer economias de custo potenciais a longo prazo. Uma nuvem privada oferece suporte para cargas de trabalho de missão crítica e aplicações herdadas que são difíceis ou impossíveis de se mover para a nuvem pública. Também é um modelo ideal para ajudar a garantir o cumprimento dos regulamentos de privacidade ou proteger a propriedade intelectual.

Nuvem Híbrida

Uma nuvem híbrida une sua nuvem pública e privada para que você possa compartilhar aplicações e dados entre elas, conforme necessário. Isso dá à sua empresa a flexibilidade de executar aplicações de uma maneira que ajude a maximizar a economia de custos e o uso de recursos, atendendo aos requisitos de escalabilidade e controle.

Multicloud

Uma abordagem multicloud envolve uma combinação de serviços de diferentes provedores de nuvem. Isso lhe dá mais opções quando se trata de serviços e preços. Uma estratégia multicloud se baseia em software para gerenciar e orquestrar recursos em provedores diferentes, mas pode oferecer às empresas um ambiente de nuvem incrivelmente flexível e com custo otimizado.

Como cada carga de trabalho tem seus próprios requisitos, a maioria das empresas usa uma combinação de serviços de nuvem pública e privada, conhecidos como abordagem híbrida ou multicloud.

Este vídeo compara nuvens públicas, privadas e híbridas e explora como cada tipo atende a necessidades específicas das empresas.

Tipos de Cloud Computing

Quando se trata de comprar recursos de nuvem, existem muitos tipos de modelos de serviços de nuvem para escolher. Selecionar o nível certo de suporte pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu orçamento e recursos.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) oferece acesso a servidores, redes e armazenamento. Embora isso libere sua empresa de ter que possuir ou manter hardware, sua equipe de TI ainda deve gerenciar sistemas operacionais, bancos de dados e aplicações. A IaaS oferece o maior controle e flexibilidade de todos os modelos de serviços e pode ser facilmente escalada ou reduzida conforme necessário.

Plataforma como Serviço (PaaS)

A Plataforma como Serviço (PaaS) oferece os mesmos recursos de hardware que a IaaS, além do sistema operacional e bancos de dados. A PaaS permite que sua empresa desenvolva, execute e gerencie aplicações sem precisar construir e manter a infraestrutura. Também pode ajudar a otimizar fluxos de trabalho já que vários usuários podem acessar a aplicação de desenvolvimento simultaneamente.

Função como Serviço (FaaS)

Com a Função como Serviço (FaaS), os usuários gerenciam apenas funções e dados enquanto o provedor de nuvem gerencia a aplicação. Isso permite que os desenvolvedores obtenham as funções necessárias sem pagar por serviços quando o código não está sendo executado.

Software como Serviço (SaaS)

A maioria das empresas depende de uma variedade de produtos de Software como Serviço (SaaS) para suas operações cotidianas. Estas são aplicações sob demanda, como software CRM e e-mail. Com SaaS, os usuários não precisam gerenciar nada, exceto seus dados. As licenças são adquiridas por assinatura e os serviços são entregues imediatamente.

Segurança na Nuvem

Proteger os dados e aplicações da sua empresa é fundamental para manter sua vantagem competitiva, reputação e capacidade de fazer negócios como sempre. Uma nuvem mais segura começa com tecnologias baseadas em hardware, como aquelas disponíveis nas plataformas Intel® Xeon®. Ferramentas de software de código aberto podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo as tecnologias de segurança da plataforma Intel para ajudar a proteger seus dados na nuvem.

Processadores em Nuvem e Otimização de Carga de Trabalho

Uma nuvem confiável e de alto desempenho começa com uma base de processadores de servidor que podem atender às necessidades de aplicações altamente exigentes, incluindo análise e IA. Os processadores e aceleradores Intel® ajudam você a alcançar a otimização da carga de trabalho na nuvem para praticamente qualquer aplicação.

Processador Escalável Intel® Xeon®

Com desempenho consistente e previsível na nuvem pública ou local, os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem processamento rápido e confiável em seus ambientes de nuvem. A inovação contínua da Intel traz à nuvem novos recursos integrados, como o Intel® Deep Learning Boost (Intel® DL Boost) para acelerar o desempenho para cargas de trabalho de inteligência artificial e reduzir a necessidade de aceleradores personalizados, como GPUs.

FPGAs Intel®

Os FPGAs Intel® trabalham em conjunto com CPUs para fornecer aceleração personalizada com excelente desempenho por watt. Como esses FPGAs multiuso podem ser reconfigurados, você pode usá-los repetidamente.

Construindo Uma Nuvem Mais Inteligente

Na Intel, nos envolvemos com provedores de nuvem e a comunidade de desenvolvedores para garantir que você possa aproveitar ao máximo as tecnologias Intel®, quer esteja usando infraestrutura local ou serviços de nuvem pública. Isso lhe dá alto desempenho, confiabilidade e tempo de atividade, não importando como você esteja usando a nuvem.

Avisos e isenções de responsabilidade

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

Os seus custos e resultados podem variar.

Os compiladores da Intel podem ou não ser otimizados ao mesmo grau para microprocessadores não-Intel em caso de otimizações que não sejam exclusivas para microprocessadores Intel. Essas otimizações incluem os conjuntos de instruções SSE2, SSE3 e SSSE3 e outras otimizações. A Intel não garante a disponibilidade, funcionalidade ou eficácia de qualquer otimização em microprocessadores não fabricados pela Intel. As otimizações dependentes do microprocessador neste produto devem ser usadas com microprocessadores Intel®. Algumas otimizações não específicas à microarquitetura da Intel são reservadas para microprocessadores Intel®. Consulte o usuário do produto aplicável e os Guias de Referência para obter mais informações sobre os conjuntos de instruções específicos abordados por este aviso. Revisão do aviso nº 20110804

© Intel Corporation. Intel, o logotipo Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.