Um Passo em Direção ao 5G: Usando a MEC para Reduzir a Latência dos Vídeos ao vivo em Shows e Arenas Esportivas

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Quando você vê uma foto do público em um show ou um evento de esportes, muitos deles têm seus telefones acima de suas cabeças, tirando fotos ou gravando vídeos. As pessoas querem usar seus dispositivos móveis, onde quer que estejam, para registrar suas vidas e se orientar. Mas para os provedores de serviços de comunicação (CoSPs), pode ser desafiador fornecer a largura de banda necessária em locais densamente povoados. Isso é particularmente verdadeiro para vídeos ao vivo, que também têm atraso quando transmitidos pela Internet.

É por isso que a Intel, a China Unicom, a Nokia e a Tencent Cloud se uniram para testar a Orquestração de vídeo na borda (EVO), baseada na plataforma de Computação de borda multi-acesso (MEC). Ela permite que o vídeo seja armazenado em uma nuvem no local, evitando o backhaul em toda a rede e a latência causada por isso. O teste foi conduzido na Mercedes-Benz* Arena em Xangai.

Proporcionando Grandes Experiências na Arena

Os membros do público instalaram um aplicativo em seus dispositivos que permitiu que assistissem vídeos de alta definição transmitidos por câmeras em toda a arena. Havia uma escolha entre quatro canais de câmera e a latência de vídeo ao vivo foi dramaticamente reduzida. A Tencent Cloud também permitiu que algumas de suas estrelas on-line transmitissem na arena para redes sociais, combinando o feed das câmeras do local com imagens de seus próprios dispositivos.

A geolocalização permitiu que as pessoas encontrassem seus amigos no local e o aplicativo móvel também permitiu que os fãs trocassem mensagens, incluindo vídeos. As mensagens enviadas para telefones na arena foram encaminhadas localmente, aliviando a carga na rede.

Equipando a MEC

A solução MEC da Nokia é equipada com a família de processadores Intel® Xeon®. Células pequenas são instaladas ao redor do local para fornecer conectividade celular para membros do público. Outros dispositivos, como câmeras, também podem ser conectados às células pequenas ou usar uma conexão por cabo. O tráfego de comunicações é passado pelo servidor Nokia AirFrame* no local, que o analisa para identificar todas as solicitações que possam ser atendidas localmente.

Tudo isso com base na tecnologia 4G, de modo que o teste mostra como novos serviços podem ser entregues agora, no caminho para o 5G. Quando o 5G se tornar disponível, a MEC pode ser atualizada para oferecer realidade virtual, realidade aumentada, ou outras experiências com uso mais intenso da largura de banda.

Para saber mais, leia o resumo da solução “Um assento na primeira fileira para todos: o vídeo móvel em alta definição melhora o show”.