Intel Innovation 2023: acelerando a convergência da IA e de segurança

A Intel apresenta uma abordagem definida por software acelerada por silício construída sobre uma base de abertura, escolha, confiança e segurança.

• 20 de setembro de 2023

Destaques

• Disponibilidade geral de um novo serviço de atestação que faz parte do Intel® Trust Authority, que oferece uma avaliação unificada e independente da integridade do ambiente de execução confiável (TEE) da Intel, e dos registros de auditoria.
  • Colaborações com os principais fornecedores de software, incluindo Red Hat, Canonical e SUSE, para fornecer distribuições otimizadas para a Intel para garantir que os desenvolvedores tenham acesso ao hardware e software de que precisam para escalar o desempenho.
  • A Intel está se ingressando na recém-formada Base de Aceleração Unificada da Fundação Linux e contribuirá com sua especificação oneAPI para ajudar a impulsionar o desenvolvimento multiplataforma em várias arquiteturas.
  • A Intel anunciou planos para desenvolver um acelerador de circuito integrado de aplicação específica (ASIC) para reduzir a sobrecarga de desempenho associada à criptografia totalmente homomórfica (FHE) e liberará a versão beta de um kit de ferramentas de software de computação criptografado para desenvolvedores ainda este ano.

SAN JOSE, Califórnia, 20 de setembro de 2023 — Durante o segundo dia da Intel Innovation 2023, o diretor de tecnologia da Intel, Greg Lavender, ofereceu uma visão detalhada de como a filosofia do ecossistema aberto, primeiro desenvolvedor da Intel, está funcionando para garantir que as oportunidades de inteligência artificial (IA) sejam acessíveis a todos.

Desenvolvedores ansiosos para aproveitar a IA enfrentam desafios que impedem a implantação generalizada de soluções para cliente e borda até data center e nuvem. A Intel está comprometida em enfrentar esses desafios com uma ampla abordagem definida por software, acelerada por silício, baseada em abertura, escolha, confiança e segurança. Ao fornecer as ferramentas que simplificam o desenvolvimento de aplicações de IA seguras e facilitam o investimento necessário para manter e escalar essas soluções, a Intel está capacitando os desenvolvedores a trazer IA para todos os lugares.

Mais: Intel Innovation 2023 (Press Kit)

"A comunidade de desenvolvedores é o catalisador que ajuda as indústrias a alavancar a IA para atender às suas diversas necessidades — hoje e no futuro", disse Lavender. "A IA pode e deve ser acessível a todos para implantar com responsabilidade. Se os desenvolvedores estiverem limitados em sua escolha de hardware e software, a gama de casos de uso para a adoção de IA em escala global será limitada e provavelmente limitada no valor social que são capazes de fornecer."

Facilitando a implantação de IA com confiança e segurança

Durante a palestra do 2º dia, Lavender destacou o compromisso da Intel com a segurança de ponta a ponta, incluindo Intel® Transparent Supply Chain para verificar a integridade de hardware e firmware e garantir computação confidencial para ajudar a proteger dados sensíveis na memória. Atualmente, a Intel está expandindo sua segurança de plataforma e proteção da integridade de dados com várias novas ferramentas e serviços, incluindo a disponibilidade geral de um novo serviço de atestação.

Este serviço é o primeiro de um novo portfólio de software e serviços de segurança chamado Intel® Trust Authority. Ele oferece uma avaliação unificada e independente da integridade do ambiente de execução confiável e da aplicação de políticas, e registros de auditoria, e pode ser usado em qualquer lugar em que a computação confidencial da Intel for implantada, incluindo multinuvem, híbrida, no local e na borda. Intel Trust Authority também se tornará uma capacidade integral para ativar a IA confidencial, ajudando a garantir a confiabilidade de ambientes de computação confidencial nos quais propriedades intelectuais (IP) e dados confidenciais são processados em aplicativos de aprendizado de máquina, particularmente inferências nas gerações atuais e futuras de processadores Intel® Xeon®.

A IA é um mecanismo de inovação com casos de uso em todos os setores, desde saúde e finanças, até comércio eletrônico e agricultura.

"Nossa estratégia de software de IA é fundada em ecossistemas abertos e computação acelerada aberta para fornecer IA em todos os lugares", diz Lavender. "Há infinitas oportunidades para escalar a inovação e estamos criando um campo de jogo equilibrado para desenvolvedores de IA."

Um ecossistema aberto facilita a escolha com desempenho otimizado

Organizações em todo o mundo estão usando IA para acelerar a descoberta científica, transformar os negócios e melhorar os serviços de consumo. No entanto, a aplicação prática de soluções de IA é limitada por desafios que são difíceis de superar para as empresas, desde a falta de conhecimento interno e recursos insuficientes para gerenciar adequadamente o pipeline de IA (incluindo preparação e modelagem de dados) até plataformas dispendiosas e demoradas para manter continuamente.

A Intel está comprometida em impulsionar um ecossistema aberto que facilita a implantação em várias arquiteturas. Isso inclui ser um membro fundador da Base De Aceleração Unificada (UXL) da Linux Foundation. Esse grupo interseiriço está comprometido em fornecer um ecossistema de software de acelerador aberto para simplificar o desenvolvimento de aplicações para a implantação entre plataformas. UXL é uma evolução da iniciativa oneAPI. O modelo de programação oneAPI da Intel permite que o código seja escrito uma vez e implantado em várias arquiteturas de computação, incluindo CPUs, GPUs, FPGAs e aceleradores. A Intel contribuirá com sua especificação oneAPI para a Base UXL, para ajudar a impulsionar o desenvolvimento multiplataforma em todas as arquiteturas.

A Intel também está colaborando com os principais fornecedores de software Red Hat, Canonical e SUSE para fornecer distribuições otimizadas para a Intel de seus lançamentos de software corporativos para ajudar a garantir desempenho otimizado para as arquiteturas Intel mais recentes. Hoje no Intel Innovation, Lavender foi acompanhado por Gunnar Hellekson, vice-presidente e gerente geral para o negócio Red Hat Enterprise Linux, para anunciar uma colaboração expandida que verá a Intel contribuir com o suporte upstream para o ecossistema Red Hat Enterprise Linux (RHEL) usando CentOS Stream. A Intel também continua a contribuir para ferramentas e frameworks de aprendizado de máquina e IA, incluindo PyTorch e TensorFlow.

Para ajudar os desenvolvedores a escalar o desempenho de forma rápida e fácil, a Intel Granulate está adicionando o Auto Pilot para a dimensionamento correto dos recursos do pod Kubernetes. A ferramenta de otimização de capacidade oferecerá recomendações de gerenciamento de capacidade automáticas e contínuas para usuários do Kubernetes. Isso permitirá que eles reduzam o investimento necessário para atender às suas métricas de desempenho de custos para ambientes em contêineres. A Intel Granulate também está adicionando recursos de orquestração autônomos para cargas de trabalho Databricks, que proporcionarão uma redução de custo em média de 30% e uma redução de tempo de processamento de 23% sem alterações no código. 1

À medida que o mundo depende mais de IA para resolver problemas grandes e complexos e fornecer resultados de negócios reais, há uma necessidade crescente de proteger modelos de IA, dados e plataformas nas quais eles correm contra adulteração, manipulação e roubo. A criptografia totalmente homomórfica (FHE) permite que os cálculos computacionais sejam executados diretamente em dados criptografados, embora as implementações práticas sejam limitadas pela complexidade computacional e sobrecarga.

A Intel disse que planeja desenvolver um acelerador de circuito integrado (ASIC) específico da aplicação para reduzir a sobrecarga de desempenho de um milhão de dobras associada a uma abordagem FHE exclusiva de software. Além disso, a empresa lançará a versão beta de um kit de ferramentas de software de computação criptografado, que permitirá que pesquisadores, desenvolvedores e comunidades de usuários aprendam e experimentem uma codificação FHE. Isso virá ainda este ano como parte da Intel® Developer Cloud, a disponibilidade geral da qual foi anunciada ontem, e incluirá um conjunto de interfaces interoperáveis para desenvolver software FHE, ferramentas de tradução e um simulador de amostra de seu acelerador de hardware.

As notícias de hoje complementam um primeiro dia de Intel Innovation 2023. Visite a Sala de imprensa da Intel para acompanhar os anúncios, que incluem notícias da fabricação, hardware, software e serviços da Intel.

Declarações Previas

Esta versão contém declarações prospectivas, inclusive sobre os planos e estratégia de negócios da Intel, roteiros de processos e produtos e tecnologias atuais e futuras, bem como os benefícios previstos. Tais declarações envolvem muitos riscos e incertezas que podem fazer com que os nossos resultados reais diferam materialmente daqueles expressos ou implícitos, incluindo: mudanças na demanda por nossos produtos; alterações no mix do produto; a complexidade e a natureza do custo fixo de nossas operações de fabricação; o alto nível de concorrência e as rápidas mudanças tecnológicas em nosso setor; os investimentos antecipados significativos em P&D e em nossos negócios, produtos, tecnologias e recursos de fabricação; vulnerabilidade a novos riscos relacionados ao desenvolvimento de produtos e à fabricação, incluindo defeitos de produto ou errata, particularmente quando desenvolvemos produtos da próxima geração e implementamos tecnologias de processo de última geração; riscos associados a uma cadeia de fornecimento global altamente complexa, incluindo interrupções, atrasos, tensões comerciais ou escassez; riscos relacionados a vendas, incluindo a concentração de clientes e o uso de distribuidores e de outros terceiros; potencial vulnerabilidades de segurança em nossos produtos; cibersegurança e riscos de privacidade; risco de investimento e transação; riscos de propriedade intelectual e riscos associados a litígios e processos regulatórios; evolução dos requisitos regulatórios e legais em várias jurisdições; condições geopolíticas e de comércio internacional; nossas obrigações de dívida; riscos de operações globais em larga escala; Condições macroeconômicas; impactos da COVID 19 ou similares, tais pandemias; e outros riscos e incertezas descritos em nossa versão de ganhos datado de 27 de julho de 2023, nosso mais recente Relatório Anual sobre o Formulário 10-K e nossos outros arquivos com a Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA. Todas as informações contidas neste comunicado de imprensa refletem a visão da administração da Intel a partir da data atual, a menos que uma data anterior seja especificada. A Intel não se compromete e expressamente se isenta de qualquer obrigação de atualizar tais declarações, seja como resultado de novas informações, desenvolvimentos ou de outra forma, exceto enquanto a divulgação possa ser exigida por lei.

1Os resultados de preço e desempenho podem variar. Para obter mais informações, entre em contato com Granulate.io.