A Intel acelera a IA em todos os lugares com o lançamento de poderosos produtos de próxima geração.

Intel Core Ultra e processadores Intel Xeon de 5ª geração ampliam o incomparável portfólio de IA da Intel, levando a IA a todos

• 14 de dezembro de 2023

NOVA YORK, 14 de dezembro de 2023 — Em seu lançamento "IA em Todos os Lugares" na cidade de Nova York hoje, em 14 de dezembro de 2023, a Intel apresentou um portfólio incomparável de produtos de IA para possibilitar soluções de IA em todos os lugares - nos centros de dados, na nuvem, em redes, na borda e em computadores pessoais.

Os principais destaques incluem:

• A família de processadores móveis Intel® Core™ Ultra, a primeira construída na tecnologia de processo Intel 4 e a primeira a se beneficiar da maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos, oferece o processador para PCs mais eficiente em energia da Intel e inaugura a era do PC com IA.
  • A família de processadores Intel® Xeon® de 5ª geração é construída com aceleração de IA em cada núcleo, proporcionando avanços significativos em IA e desempenho geral, além de reduzir o custo total de propriedade (TCO).
  • O CEO da Intel, Pat Gelsinger, apresentou pela primeira vez um acelerador de IA Intel® Gaudi®3, previsto para chegar no próximo ano conforme o planejado.

"A inovação em IA está pronta para elevar o impacto da economia digital para até um terço do produto interno bruto global1", disse Gelsinger. “A Intel está desenvolvendo tecnologias e soluções que capacitam os PCs a integrar perfeitamente e executar efetivamente a IA em todas as suas aplicações - na nuvem e, cada vez mais, localmente no PC e na borda, onde os dados são gerados e utilizados.”

Gelsinger destacou a ampla presença da Intel em IA, abrangendo servidores na nuvem e empresariais, redes, PCs de volume e ambientes de borda onipresentes.  Ele também reforçou que a Intel está no caminho para lançar cinco novos nós de tecnologia de processo em quatro anos.

Mais: 'IA em todos os lugares' 2023 (Kit de imprensa) | Intel Core Ultra inicia a era do PC de IA | Processadores Intel Core Ultra (Kit de imprensa) | Os novos processadores Intel Xeon da 5ª geração são construídos com aceleração de IA em todos os núcleos | Processadores Intel Xeon da 5ª Geração (Kit de imprensa) | Evento 'IA em todo lugar' da Intel (vídeo de evento)

"A Intel está em uma missão para levar a inteligência artificial a todos os lugares por meio de plataformas excepcionalmente projetadas, soluções seguras e suporte a ecossistemas abertos.  Nosso portfólio de IA se fortalece ainda mais com o lançamento de hoje do Intel Core Ultra, marcando a era do PC com IA e o Xeon de 5ª geração acelerado por IA para empresas", disse Gelsinger.

Intel Core Ultra dá mais poder ao PC com IA e uma nova onda de aplicativos

O Intel Core Ultra representa a maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos e lança a geração de PCs com IA com inovação em todos os aspectos: computação da CPU, gráficos, energia, vida útil da bateria e novos recursos profundos de IA. O PC com IA representa a maior transformação na experiência de PC em 20 anos, desde que os laptops desvinculados Intel® Centrino® possibilitaram a conexão Wi-Fi de qualquer lugar.

O Intel Core Ultra apresenta o primeiro acelerador de IA integrado para PCs da Intel - a unidade de processamento neural, ou NPU - para possibilitar um novo nível de aceleração de IA com eficiência energética, oferecendo 2,5 vezes mais eficiência energética do que a geração anterior2. Sua GPU de classe mundial e CPU líder também são capazes de acelerar soluções de IA.

Mais importante, a Intel está firmando parcerias estreitas com mais de 100 fornecedores de software que trarão ao mercado de PCs centenas de aplicativos impulsionados pela IA – um amplo conjunto de aplicações altamente criativas, produtivas e divertidas que mudará a experiência com PCs.  Para consumidores e clientes comerciais, há um conjunto mais extenso de aplicativos aprimorados pela IA que funcionará muito melhor com o Intel Core Ultra, especialmente em comparação com plataformas concorrentes.  Por exemplo, criadores de conteúdo que trabalham com o Adobe Premier Pro terão um desempenho 40% melhor em relação aos chips da concorrência3.

Os PCs com Intel Core Ultra baseados em IA estão disponíveis agora em determinados varejistas dos EUA para a temporada de festas. No próximo ano, o Intel Core Ultra levará a IA para mais de 230 designs de fabricantes de laptops e PCs em todo o mundo.  Os PCs de IA abrangerão 80% do mercado de PCs até 20284 e trarão novas ferramentas à maneira como trabalhamos, aprendemos e criamos.

Novo processador Xeon leva IA mais poderosa a data centers, nuvem, redes e bordas

A 5ª Geração da família de processadores Intel Xeon, também apresentada hoje, traz um salto significativo em desempenho e eficiência5: em comparação com a geração anterior de Xeon, esses processadores oferecem ganho de desempenho médio de 21% para desempenho de computação geral e permitem um desempenho médio 36% maior por watt em uma variedade de cargas de trabalho de clientes7. Os clientes que acompanham um ciclo típico de atualização de cinco anos e a atualização de gerações até mais antigas podem reduzir seu TCO em até 77%8.

O Xeon é o único processador de data center convencional com aceleração de IA integrada, com o novo Xeon da 5ª Geração oferecendo inferência e ajuste fino até 42% mais altos em modelos com até 20 bilhões de parâmetros9. É também a única CPU com um conjunto consistente e sempre aprimorado de resultados de referência de treinamento e inferência do MLPerf.

Os aceleradores de IA integrados ao Xeon, juntamente com software otimizado e recursos de telemetria aprimorados, permitem implantações mais gerenciáveis e eficientes de cargas de trabalho exigentes, de rede e de borda, em provedores de serviços de comunicação, redes de distribuição de conteúdo e mercados verticais, como varejo, saúde e manufatura.

Durante o evento de hoje, a IBM anunciou que os processadores Intel Xeon da 5ª Geração alcançaram uma taxa de transferência de consulta até 2,7x melhor em sua plataforma watsonx.data em comparação com os processadores Xeon da geração anterior durante o teste 10. O Google Cloud, que implantará o Xeon da 5ª Geração no próximo ano, observou que Palo Alto Networks teve um aumento de 2x no desempenho em seus modelos de detecção de ameaças de aprendizado profundo usando aceleração integrada no Xeon da 4ª Geração através do Google Cloud. E o estúdio de jogos independentes Gallium Studios recorreu à plataforma de IA da Numenta em execução em processadores Xeon para melhorar o desempenho de inferência em 6,5 vezes em relação a uma instância de nuvem baseada em GPU, economizando custo e latência em seu jogo baseado em IA, Proxi11.

Esse tipo de desempenho desbloqueia novas possibilidades para IA avançada — não apenas no data center e na nuvem, mas também em redes e também nas bordas.

Aceleração e soluções de IA em todos os lugares em que os desenvolvedores precisarem

Tanto o Core Ultra quanto o 5ª Geração Xeon encontrarão seu espaço em locais inesperados. Imagine um restaurante que orienta suas escolhas de menu com base no seu orçamento e necessidades dietéticas; um chão de fábrica que identifica problemas de qualidade e segurança na fonte; um ultrassom que detecta o que os olhos humanos poderiam perder; uma rede elétrica que gerencia a eletricidade com precisão cuidadosa.

Esses casos de uso de edge computing representam o segmento computacional de mais rápido crescimento – com um mercado global de US$ 445 bilhões até o final da década — no qual a IA é a carga de trabalho de crescimento mais rápido. Nesse mercado, os dispositivos de borda e PCs estão impulsionando 1,4x mais demanda por inferência do que o data center12.

Em muitos casos, os clientes empregarão uma mistura de soluções de IA. Pegue o Zoom, que executa cargas de trabalho de IA em sistemas de PCs baseados em Intel Core e em soluções de nuvem baseadas em Intel Xeon dentro de sua plataforma de comunicação e colaboração tudo-em-um para proporcionar a melhor experiência e custos para o usuário. O Zoom usa IA não apenas para eliminar o latido do cachorro do vizinho e desfocar o escritório doméstico desarrumado, mas também para gerar um resumo da reunião e escrever mensagens de e-mail.

Para tornar as tecnologias de hardware de IA o mais acessíveis e fáceis de usar possível, a Intel incorpora otimizações nos frameworks de IA usados pelos desenvolvedores (como PyTorch e TensorFlow) e oferece bibliotecas fundamentais (através do oneAPI) para tornar o software portátil e altamente performático em diferentes tipos de hardware.

Ferramentas avançadas de desenvolvimento, incluindo o kit de ferramentas de código aberto oneAPI da Intel e o OpenVINO, ajudam os desenvolvedores a usar a aceleração de hardware para cargas de trabalho e soluções de IA e a rapidamente criar, otimizar e implantar modelos de IA em uma ampla variedade de alvos de inferência.

Spoiler: Acelerador de IA Intel Gaudi3

Para encerrar o evento, Gelsinger forneceu uma atualização sobre o Intel Gaudi3, previsto para o próximo ano. Ele mostrou pela primeira vez o acelerador de IA da próxima geração para aprendizado profundo e modelos de IA gerativos em larga escala. A Intel tem visto uma rápida expansão de seu pipeline Gaudi devido às crescentes e comprovadas vantagens de desempenho combinadas com preços altamente competitivos. Com a maior demanda por soluções de IA Generativa, a Intel espera conquistar uma maior parcela do mercado de aceleradores em 2024 com seu conjunto de aceleradores de IA liderado pelo Gaudi.

Com parceiros e um amplo ecossistema, a Intel está liberando novas oportunidades de crescimento impulsionadas pela IA, trazendo IA para todos os lugares. Hoje.

1 Projeção baseada em dados de Economia de Oxford, BCG e McKinsey.

2 Conforme medido por Perf/Watt no benchmark de IA do UL Procyon, ao executar um modelo int8 em NPU de Intel Core Ultra 7 165H em comparação com a GPU Intel Core i7-1370P. Consulte www.intel.com/PerformanceIndex para ver as cargas de trabalho e configurações. Os resultados podem variar.

3Conforme medido pelo parâmetro de comparação PugetBenchPremier Pro Standard (v24.1). Pontuação geral no Intel Core Ultra 7 155H em comparação com AMD Ryzen 7 7840U. Consulte www.intel.com/PerformanceIndex para ver as cargas de trabalho e configurações. Os resultados podem variar.

4 Fonte: Boston Consulting Group

5 médio de desempenho de 5 conforme medido pela média geométrica da taxa de CPU SPEC, Tríade STREAM e LINPACK em comparação com o processador Intel Xeon da 4ª Geração. Consulte o G1 em intel.com/processorclaims: processadores Intel Xeon da 5ª Geração. Os resultados podem variar.

6 médio de desempenho de 6 conforme medido pela média geométrica da taxa de CPU SPEC, Tríade STREAM e LINPACK em comparação com o processador Intel Xeon da 4ª Geração. Consulte o G1 em intel.com/processorclaims: processadores Intel Xeon da 5ª Geração. Os resultados podem variar.

7 Veja [T13] em intel.com/processorclaims: 5ª Intel Xeon processadores escaláveis. Os resultados podem variar.

8 Veja [T7] em intel.com/processorclaims: 5ª Intel Xeon processadores escaláveis. Os resultados podem variar.

9 Com base na modelagem interna da Intel em dezembro de 2023. Consulte a A1, A2, A16 em intel.com/processorclaims: processadores Intel Xeon da 5ª Geração. Os resultados podem variar.

10Consulte [D7] em intel.com/processorclaims: 5ª Intel Xeon processadores escaláveis. Os resultados podem variar.

11GPU NVIDIA Tesla M60: testada por Gallium em 17/11/2023. 1 nó, 1x GPU no AWS g3s.xlarge, 4vCPU, memória de 30,5 GB, memória de 8 GB GPU, Ubuntu 22.04 Kernel 5.17, Word2vec personalizado gallium, comprimento da sequência 64, tamanho do lote 64. A 4ª Geração Intel® Xeon® escalável: testado por Gallium em 28/11/2023. 1 nó, 2x Intel® Xeon® Platinum 8488C no AWS m7i.xlarge, memória de 16 GB, Ubuntu 22.04 Kernel 5.17, plataforma Numenta para computação inteligente V1.0, BERT-Large, comprimento da sequência 64, BF16, tamanho do lote 64.

12 Pesquisa de IA e aprendizado de máquina, 22.2, Evans Data Corp, 2023.

Declarações Previas

Esta versão contém declarações prospectivas relacionadas aos produtos e processos futuros atuais e antecipados da Intel, IA e outras tendências de mercado e benefícios previstos. Este comunicado contém declarações prospectivas relacionadas aos produtos e processos atuais e futuros da Intel, tendências de IA e outros mercados, bem como os benefícios esperados decorrentes disso. Tais declarações envolvem muitos riscos e incertezas que podem causar uma diferença material entre nossos resultados reais e os expressos ou implícitos, incluindo: mudanças na demanda por nossos produtos; o alto nível de competição e rápida mudança tecnológica em nossa indústria; a evolução rapidamente mutável e incerta do mercado de IA; vulnerabilidade ao desenvolvimento de novos produtos e riscos relacionados à fabricação, incluindo defeitos ou erros no produto, especialmente à medida que desenvolvemos produtos de próxima geração e implementamos tecnologias de processo de próxima geração; riscos associados a uma cadeia de suprimentos global altamente complexa, incluindo interrupções, atrasos, tensões comerciais ou escassez; riscos relacionados a vendas, incluindo concentração de clientes e o uso de distribuidores e terceiros; possíveis vulnerabilidades de segurança em nossos produtos; riscos de cibersegurança e privacidade; riscos de propriedade intelectual e riscos associados a litígios e processos regulatórios; requisitos regulatórios e legais em constante evolução em muitas jurisdições; condições geopolíticas e comerciais internacionais; riscos de operações globais em grande escala; condições macroeconômicas; e outros riscos e incertezas descritos em nosso comunicado de resultados datado de 26 de outubro de 2023, nosso Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K e em outras submissões à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.  Toda informação neste comunicado de imprensa reflete as visões da administração da Intel até a data de hoje, a menos que uma data anterior seja especificada.  A Intel não se compromete e expressamente se isenta de qualquer obrigação de atualizar tais declarações, seja como resultado de novas informações, novos desenvolvimentos ou de outra forma, exceto na medida em que a divulgação possa ser exigida por lei.