A Intel e a Altera anunciam ofertas de borda e FPGA para IA no mundo embarcado

Novos processadores e FPGAs otimizados para a borda trazem a IA para todos os lugares dos mercados de computação de borda, incluindo varejo, indústria e saúde.

• 8 de abril de 2024

• Siga a Intel Newsroom nas redes sociais:

O que há de novo: Hoje, na Embedded World, Intel e Altera, uma empresa Intel, anunciaram novos processadores otimizados para borda, FPGAs e soluções programáveis prontas para o mercado que estendem recursos poderosos de IA para computação de borda. Esses produtos alimentarão dispositivos de borda habilitados por IA aplicáveis às indústrias de varejo, saúde, indústria, automotiva, defesa e aeroespacial.

"Esta próxima geração de processadores Intel otimizados para borda e GPUs dedicadas libera recursos poderosos de IA para ajudar as empresas a incorporar mais perfeitamente a IA juntamente com cargas de trabalho de computação, mídia e gráficos. Desde a fabricação até a saúde, a ampla experiência de IA de borda da Intel e a amplitude e profundidade do silício e software prontos para borda ajudam nossos clientes a fornecer IA onde eles mais precisam para melhores resultados de negócios".

– Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral do Grupo de soluções de rede e borda

Por que é importante para a borda e a IA: Por que é importante para a borda e a IA: a nova série de Intel® Core™ Ultra, Intel® Core™ e Intel Atom® e unidades de processamento gráfico (GPUs) Intel® Arc™ dedicadas da Intel promoverá inovação para inteligência artificial, computação visual e processamento de mídia – em suporte a decisões mais rápidas e inteligentes com computação de borda local. O FPGAs Agilex™ 5 para aplicações de faixa média com o melhor desempenho por watt da categoria, visando um amplo conjunto de aplicações, incluindo vídeo, indústria, robótica, medicina, entre outros. As FPGAs Agilex 5 com IA infundidas na malha oferecem um alto nível de integração, baixa latência e recursos de computação aprimorados para aplicativos de borda inteligentes.

Ampliando o compromisso da Intel em trazer IA a todos os lugares, os anúncios atuais utilizam aceleração de IA integrada na nova série de processadores para potencializar a próxima geração de dispositivos de borda.

Como a Intel expande a IA para dispositivos de borda embarcados: Com base em sua extensa base instalada de mais de 90.000 implantações de borda, a Intel oferece uma onda de processadores e GPUs otimizados para a borda para alimentar a próxima geração de dispositivos de borda habilitados para IA.

• Intel Core Ultra processadores para borda: Oferecendo até 5,02x melhor desempenho de inferência de classificação de imagem em comparação com os processadores para desktop Intel® Core™ da 14ª Geração, 1 processadores Intel Core Ultra combinam a Intel Arc GPU2 e uma unidade de processamento neural (NPU)3 com flexibilidade de soquete LGA em um system-on-chip (SoC) simplificado. O novo SoC foi projetado para permitir IA gerativa (GenAI) e cargas de trabalho gráficas exigentes na borda para varejo, educação, cidades inteligentes e clientes industriais, incluindo quiosques habilitados para GenAI e sistemas inteligentes de ponto de venda em varejistas tijolos e argamassa, quadros brancos interativos para experiências aprimoradas em sala de aula e dispositivos industriais aprimorados para visão de IA para fabricação e unidades de beira de estrada.

• Processadores Intel Core para borda: Os processadores Intel Core combinam a potência da GPU dos processadores para portáteis Intel® Core® da 13ª Geração com a flexibilidade do soquete LGA para priorizar a escalabilidade e a velocidade de implantação do sistema. Esta série de processadores otimizados para a borda oferece desempenho gráfico até 2,57x maior em comparação com os processadores para desktop Intel® Core™ da 13ª Geração4 , aproveitando até 3 vezes mais unidades de execução gráfica, juntamente com a arquitetura híbrida de desempenho com o Intel® Thread Director5 e um design baseado em soquete LGA, oferecendo aos clientes mais desempenho de IA de borda e gráficos sem sacrificar a flexibilidade da configuração do hardware.

• Processadores Intel Atom® série x7000C: Os processadores Intel Atom série x7000C oferecem frequência de base do processador aumentada em até oito núcleos eficientes para impulsionar uma taxa de transferência excepcional de pacotes para redes corporativas e dispositivos de telecomunicações. Isso permite que as empresas de telecomunicações usem recursos de inferência de aprendizagem profunda integrados para suportar a detecção de ameaças de zero-day, impulsionar o processamento de pacotes e plano de controle para OpenSSL/IPSec usando conjuntos de instruções nativos e aproveitar os recursos de segurança da Intel para reforçar redes.

• Processadores Intel Atom® série x7000RE: Principalmente para usuários finais industriais e de fabricação, os processadores Intel Atom série x7000RE incluem capacidades de inferência de aprendizado profundo e até 32 unidades de execução gráfica em um pacote BGA robusto de 6 W-12W e eficiência energética, que oferece até 9,83 vezes o desempenho de classificação de imagem em comparação com os processadores Intel Atom série6 x6000RE. O novo processador suporta projetos sem ventoinha para permitir a automação da Indústria 4.0 para principais casos de uso em ambientes automatizados para IA, armazenamento AMR, inspeção visual em linha para controle de qualidade e cenários de PCs industriais robustos.

Além disso, a GPU Intel® Arc™ para borda aumenta o desempenho e os recursos de IA de borda em sistemas Intel Core legados como uma GPU dedicada que oferece IA acelerada, e poder de processamento de mídia e gráficos. As GPUs Intel Arc também eliminam o bloqueio do fornecedor com uma pilha de software aberta, baseada em padrões, para oferecer escolha e flexibilidade ao construir aplicações e soluções de IA de alto desempenho.

Como o portfólio da Altera acelerará as inovações de IA dos clientes: Após o Webcast da FPGA Vision em fevereiro, a Altera anunciou atualizações adicionais para seu portfólio de FPGA, fornecendo soluções flexíveis para ajudar os clientes a resolver seus desafios da nuvem até a rede e a borda inteligente.

"Anunciamos o lançamento da nova marca Altera com o objetivo de trazer tecnologias e inovações de ponta mais rapidamente para o mercado FPGA. Hoje, estamos animados com a próxima fase em nossa jornada de mais de 10 anos oferecendo soluções de IA flexíveis", disse Sandra Rivera, diretora executiva da Altera. "Altera está liderando a nova era FPGAi, acoplando fortemente a programabilidade com recursos tensores e infundindo FPGA e ferramentas de IA para a melhor experiência de desenvolvedores da categoria. Agilex 5, o primeiro FPGA com IA infundida em toda a malha, agora está amplamente disponível."

Altera lidera a nova era da FPGAi: Altera ajuda os clientes a atingir suas metas de negócios com novos recursos de IA para suportar soluções baseadas em FPGA de alto desempenho e médio, usabilidade para desenvolvedores e agilidade de carga de trabalho. FPGA AI Suite adiciona suporte para FPGAs SoC Agilex™ 5. O fluxo da ferramenta de IA permite que os desenvolvedores usem frameworks de IA existentes e populares, juntamente com o kit de ferramentas Intel® OpenVINO™ e o FPGA AI Suite, para criar blocos de propriedade intelectual (IP) de IA e soltá-los facilmente no projeto do FPGA. Mais informações estão disponíveis no FPGA site do AI Suite.

• O desempenho por watt do SoC Agilex 5 FPGAs amplamente disponível: Os dispositivos Agilex 5, com a melhor IA da categoria e desempenho por watt até 2x melhor em relação aos 7 nanômetros FPGAs7, são projetados para oferecer alto desempenho com menor consumo de energia em um subsistema SoC moderno com opções de pacote de formato pequeno, permitindo que clientes e desenvolvedores adicionem capacidade de IA a seus produtos sem a necessidade de aceleradores dedicados. Voltados para um amplo conjunto de aplicativos embarcados, os dispositivos Agilex 5 e kits de desenvolvimento estão amplamente disponíveis com suporte do Software Quartus® Prime. A ampla disponibilidade também inclui suporte de uma grande e crescente lista de parceiros do ecossistema que fornecem placas adicionais, system-on-modules (SOMs), IP e vários serviços de valor agregado. Mais informações sobre dispositivos Agilex 5, incluindo detalhes técnicos, estão disponíveis no site do FPGA SoC Agilex 5.

• Libere o poder dos dispositivos Agilex 5 Série E com o Quartus Prime Pro Edition S/W versão 24.1: A versão mais recente do software de ponta da Altera está disponível para download, oferecendo acesso gratuito aos mais recentes FPGAs SoC Agilex 5 série E e núcleos IP complementares selecionados. O Quartus oferece uma experiência simplificada para um fluxo de projeto centrado em IP, projetos de exemplo configuráveis e recursos sem precedentes, incluindo um novo e poderoso subsistema SoC Agilex 5 (sistema de processador rígido com processador dual-core Arm Cortex A76, processadores Arm Cortex A55 de dois núcleos e vários periféricos). Este novo subsistema SoC também é suportado por ferramentas de terceiros recentemente atualizadas para suportar dispositivos Agilex 5. Mais informações estão disponíveis no site do Quartus Prime Pro.

• Amplitude portfólio e longevidade líder do setor: Altera continua a fornecer um amplo portfólio, incluindo a longevidade líder do setor com MAX® selecionadas e Cyclone® ciclos de vida das famílias de produtos otimizados para custo e energia otimizados para custos, estendidos para 2040 e mais recentes, melhorando ainda mais a resiliência da cadeia de suprimentos. Os futuros dispositivos Agilex™ 3, em breve, expandirão o portfólio Agilex para oferecer uma amplitude ainda maior.

Por que é importante para Altera FPGAs: Em uma era em que os avanços tecnológicos são essenciais para se manter competitivos, os novos processadores e soluções otimizados para a borda da Intel oferecem os recursos que as empresas precisam para inovar, ser eficientes e melhorar o tempo de comercialização. Altera oferece flexibilidade e capacidade de reprogramação para acelerar os inovadores, fornecendo soluções programáveis de liderança fáceis de projetar e fáceis de implantar.

Esses processadores, FPGAs e soluções associadas permitem que as empresas aproveitem a enorme quantidade de dados gerados na borda para implantar dispositivos sofisticados de IA embarcados em vários setores para simplificar operações, melhorar a satisfação do cliente e incorporar cargas de trabalho visuais avançadas.

"O FPGA AI Suite da Altera permitiu que a equipe da Tiami incorporasse rapidamente nosso IP em um intrincado pipeline de processamento de sinal digital (DSP)", disse Amitav Mukherjee, CEO da Tiami Networks. "Isso reduziu significativamente o tempo necessário para integrar recursos de IA com o processamento de sinal 5G, de uma estimativa de seis meses para apenas oito semanas. Nossa equipe de engenharia reconheceu claramente a proposta de valor oferecida pela FPGA no pré-processamento de sinais sem fio recebidos da antena e na realização de inferência em tempo real, resultando em uma demonstração bem-sucedida".

Mais contexto: Processadores Intel Core Ultra para borda (PDF) | Processadores Intel para a borda | GPU Intel Arc para borda | A Intel lança Altera, sua nova empresa independente de FPGA

As letras miúdas:

Altera, o logotipo da Altera e outras marcas Altera são marcas registradas de Altera.
Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.

1 O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/processorclaims: processadores Intel® Core™ Ultra, Borda. Os resultados podem variar.

2 Intel® Arc™ GPU está disponível apenas em sistemas selecionados de série H Intel® Core™ Ultra com processadores com pelo menos 16 GB de memória de sistema em uma configuração de canal duplo. É necessária a habilitação do OEM; verifique com o OEM os detalhes da configuração do sistema.

3 Intel® AI Boost habilitação limitada no lançamento.

4 O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/processorclaims: processadores Intel® Core™, Edge. Os resultados podem variar.

5 O suporte para Intel® Thread Director é esperado no Windows 11 IoT Enterprise LTSC e Linux

6 O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/processorclaims: processadores Intel Atom®. Os resultados podem variar.

Desempenho de 7 FPGA por watt: https://edc.intel.com/content/www/br/pt/products/performance/benchmarks/agilex-fpga/. Os resultados podem variar.