Com tecnologia Intel, grupo Uol amenta em quase 20 vezes a capacidade de conectividade

Modernização do ambiente de cloud do grupo leva maior facilidade na administração, redução de custos e gera maior eficiência na operação de mais de 2 mil pessoas diariamente

Com apoio da Intel, o UOL CS (Portal de Notícias e Serviços) - maior portal de língua portuguesa do mundo, introduziu as mais recentes tecnologias no parque de servidores da Cloud. Entre as melhorias com a adoção das novas tecnologias de nuvem, estão eficiência operacional para o time de infraestrutura, menor custo com manutenção, aumento de 19 vezes da capacidade de conectividade interna dos ambientes e maior segurança na nuvem para os profissionais e clientes do grupo UOL.

Para a adoção da Cloud nos ambientes do grupo, a Intel forneceu as CPUs Intel® Xeon® Ice Lake que melhora a performance e a velocidade do sistema, Discos Intel® Optane™ SSD DC P5800x que oferece o desempenho necessário para suportar suas cargas de trabalho com uso intenso de dados mais exigentes, e o Intel® Data Center Persistent Memory Module (DCPMM)  que permite que a  redução de latência seja alcançada ao permitir que os dados de aplicativos principais sejam armazenados como informações não voláteis; oferecendo compatibilidade com a largura de banda para grandes bancos de dados em memória.

“Com essa parceria, o UOL conseguirá atingir aumento de capacidade computacional em 58% e uma redução de 78% na quantidade de servidores físicos para virtualização, gerando maior qualidade e otimização nos processos dos profissionais do grupo, além de reduzir a emissão de CO2 em 97% através do menor consumo de energia e refrigeração, o que vai de encontro com as metas 2030 da Intel de criar um futuro mais sustentável, possibilitado por meio de nossa tecnologia”

–Fabio Pesiguelo, especialista de cloud da Intel Brasil, .

As novas tecnologias permitem automação para criação de novos ambientes virtuais, trazendo ainda:

  • Redução de 6 dias úteis para 7 minutos na criação de um ambiente virtual;
  • Menor time to market para novos produtos do UOL;
  • Agilidade operacional com envolvimento de menos times na gestão do ambiente;
  • Adoção da tecnologia de Container para ambientes OnPremises;
  • Autonomia das áreas clientes para criação de novos ambientes através de painéis de autosserviço.

“A adoção de tecnologias inovadoras, resilientes e performáticas, faz parte da estratégia do Universo Online para se manter como o principal portal de língua portuguesa do mundo, entregando conteúdo em diversos formatos de forma imediata para o internauta, além de produtos e serviços aderentes a necessidade dos nossos clientes. Nossa parceria com a Intel é fundamental parar criarmos um universo mais sustentável e superarmos os desafios encontrados durante nossa jornada digital”, ressalta Carlos Eduardo Costa Oliveira, Gerente Geral de Implantação e Operações da UOL, que completa:

Os ambientes tradicionais de TI ainda predominam no mercado brasileiro, mas a transição para a nuvem está acontecendo, acompanhando uma tendência mundial e irreversível. De acordo com o IDC 83% das empresas brasileiras ainda possuem datacenter próprio, mas muitas dessas empresas já estão também testando modelos na nuvem (33% nuvem pública, 31% nuvem privada on-premise e 27% nuvem privada hospedada no provedor).

Segundo a Gartner, estima-se que 75% dos dados sejam gerados fora de data centers até 2025. Com o aumento do trabalho remoto e a aceleração da transformação digital em diversos setores devido a pandemia, a tendência é que esse número aumente ainda mais.

Este cenário exigiu uma adaptação urgente para as empresas e trouxe a necessidade de investir em infraestrutura para lidar com o momento atual, mas sem deixar de lado a transformação digital, as inovações e as tendências do mercado, sendo ainda mais importante serviços de alta qualidade e suportes às demandas das empresas.

Para auxiliar nesse novo cenário, a Intel lançou o programa Intel® Partner Alliance (IPA) em 2020, que foca em incentivar as conexões entre parceiros existentes da Intel e com novos clientes, gerando a transformação digital em todo o ecossistema, como conta Pesiguelo:

“Costumamos dizer que na Intel, nossa estratégia é impulsionar a inovação e ser uma parte ainda maior do sucesso dos nossos clientes em um mundo cada vez mais dependente de dados. A parceria com o Uol é um exemplo de como podemos ajudar os parceiros a se inovarem cada vez mais e otimizarem seus negócios com tecnologia.” conclui.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel Corporation. Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.