Intel apresenta especificações do novo ATX PSU

ATX 3.0 e ATX12VO 2.0 suportam demandas de energia de hardware de última geração.

Novidade: A Intel publicou a atualização mais significativa para as especificações de fornecimento de energia do setor desde que as especificações iniciais do ATX 2.0 foram introduzidas em 2003. As especificações atualizadas do ATX 3.0 desbloqueiam toda a potência e o potencial do hardware de próxima geração e componentes futuros construídos para tecnologias como o PCIe Gen 5.0. A Intel também revisou sua especificação ATX12VO para fornecer à indústria de PCs um projeto atualizado para projetar unidades de fornecimento de energia (PSUs) e placas-mãe que reduzem o consumo de energia em marcha lenta, ajudando os clientes a reduzir a demanda elétrica.

"As fontes de alimentação baseadas no ATX 3.0 e no ATX12VO 2.0 garantirão que qualquer pessoa que queira obter o desempenho mais estável e otimizado de custos possível com maior eficiência energética fora de seus PCs desktop será capaz de fazê-lo – tanto agora quanto no futuro."

–Stephen Eastman, especialista em energia de plataforma intel

O que inclui: As principais novidades das especificações ATX 3.0 / ATX12VO 2.0 incluem:

  • Um novo conector 12VHPWR que irá alimentar a maioria, se não todas, futuras placas adicionais PCIe 5.0 desktop (por exemplo, placas gráficas). Este novo conector fornece até 600 watts diretamente para qualquer placa de adicionar/gráfico PCIe 5.0. Ele também inclui sinais de banda lateral que permitirão que a fonte de alimentação comunique o limite de energia que pode fornecer a qualquer placa gráfica PCIe 5.0.
  • As novas diretrizes refletem o limite de excursão de energia PCIe CEM Gen 5 para cartões adicionais PCIe 5.0 que foram publicadas em novembro de 2021. As especificações atualizadas incluem um novo regulamento de tensão de saída DC que será necessário para gerenciar novos requisitos de excursão de energia.
  • O ATX12VO 2.0 também adiciona o recurso de I_PSU% às plataformas de desktop – fornecendo uma inovação baseada na Intel anteriormente disponível em plataformas móveis e servidores. Esse recurso oferece benefícios a pequenos sistemas de fator de forma (SFF) que não podem empregar fontes de alimentação maiores. Ele também fornece eficiência de custos para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) pois eles são mais capazes de seleção de PSU de tamanho certo para atender aos requisitos do sistema.

Por que é importante: Com as especificações ATX 3.0 e ATX12VO 2.0, as PSUs compatíveis que chegam ao mercado serão essenciais para usuários de desktop que desejam obter o melhor desempenho possível de suas placas gráficas PCIe 5.0 de última geração. Essas cartas de próxima geração serão maiores e mais poderosas do que antes. Os usuários poderão maximizar o desempenho do sistema com as fontes de alimentação adequadas.

Além do desempenho do sistema, a especificação ATX12VO será essencial para ajudar a indústria de PCs a atender a múltiplas regulamentações governamentais de energia. Regulamentos recentemente anunciados para sistemas completos – como os requisitos de eficiência de aparelhos de nível 2 da Comissão de Energia da Califórnia – fazem com que os OEMs e os integradores de sistemas (SI) devam usar níveis de energia ociosos extremamente baixos do sistema para reduzir o consumo de energia ocioso da área de trabalho. A especificação ATX12VO é um dos esforços da Intel para melhorar a eficiência em sistemas e produtos OEM/SI para nossos parceiros do setor.

As novas especificações terão um impacto positivo para melhorias de potência e desempenho em todos os segmentos de desktop – de torres em tamanho real a sistemas SFF – incluindo um conector menor, designs de placas mais flexíveis e conversões de energia melhoradas.

O que está por vir em breve: A MSI lançou recentemente os primeiros sistemas de desktop baseados em ATX12VO – o Creator P100A e o MPG Trident AS – que são alimentados por processadores Intel® Core™ de 12ª geração e um PSU compatível com ATX12VO.

Espera-se que produtos adicionais baseados nas novas especificações ATX 3.0 e ATX12VO 2.0 cheguem ao longo de 2022.

Mais contexto: página de produto do criador do MSI P100A | MSI MPG Trident como Página do Produto

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel Corporation. Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.