Intel abre a Fab 9 no Novo México

A abertura é um marco para a fabricação de alto volume de tecnologias avançadas de embalagem em 3D.

• 24 de janeiro de 2024

O que há de novo: Hoje, a Intel celebrou a inauguração da Fab 9, sua fábrica de ponta em Rio Rancho, novo México. O marco é parte do investimento anteriormente anunciado pela Intel de US$ 3,5 bilhões para equipar suas operações no Novo México para a fabricação de tecnologias avançadas de embalagem de semicondutores, incluindo a inovadora a tecnologia de embalagem 3D da Intel, Foveros, que oferece opções flexíveis para combinar múltiplos chips otimizados para energia, desempenho e custo.

"Hoje, celebramos a abertura das primeiras operações de semicondutores de alto volume da Intel e a única fábrica dos EUA que produz os pacotes de soluções de embalagem mais avançadas do mundo em escala. Essa tecnologia de ponta diferencia a Intel e oferece aos nossos clientes vantagens reais em desempenho, fator de forma e flexibilidade em aplicações de projeto, tudo dentro de uma cadeia de fornecimento resiliente. Parabéns à equipe do Novo México, a toda a família Intel, nossos fornecedores e parceiros contratados que colaboram e expandem incessantemente os limites da inovação em embalagens".

— Keyvan Esfarjani, vice-presidente executivo e diretor executivo de operações globais da Intel

Por que importa: A rede de fábricas global da Intel é uma vantagem competitiva que permite otimização de produtos, economias aprimoradas de escala e resiliência da cadeia de fornecimento. As instalações da Fab 9 e Fab 11x em Rio Rancho representam o primeiro local operacional para produção em massa da tecnologia de embalagens avançadas 3D da Intel. É também o primeiro local de embalagem avançada de alto volume localizado da Intel, marcando um processo de fabricação de ponta a ponta que cria uma cadeia de fornecimento mais eficiente da demanda até o produto final.

A Fab 9 ajudará a impulsionar a próxima era da inovação da Intel em tecnologias avançadas de embalagens. À medida que a indústria de semicondutores avança para a era heterogênea que usa vários "chiplets" em um pacote, as tecnologias avançadas de embalagens, como Foveros e EMIB (embedded multi-die interconnect bridge), oferecem um caminho mais rápido e econômico para alcançar 1 trilhão de transistores em um chip e estendendo a Lei de Moore para além de 2030.

Foveros, a tecnologia de embalagens avançadas 3D da Intel, é uma solução inovadora que permite a construção de processadores com blocos de computação empilhados verticalmente, em vez de lado a lado. Também permite que a Intel e os clientes fundidores misturem e combinem blocos de computação para otimizar custo e eficiência energética.

"Este investimento da Intel ressalta a dedicação contínua do Novo México para trazer a fabricação de volta para a América", disse a governadora Michelle Lujan Grisham. "A Intel continua a desempenhar um papel fundamental no cenário de tecnologia do estado e fortalecer nossa força de trabalho, apoiando milhares de famílias do Novo México."

O investimento de US$ 3,5 bilhões em Rio Rancho criou centenas de empregos de alta tecnologia da Intel, mais de 3.000 empregos de construção e mais 3.500 empregos em todo o estado.

Sobre o Compromisso da Intel com a Responsabilidade Corporativa: A Intel continua comprometida em minimizar seu impacto ambiental à medida que expande suas operações para apoiar a crescente demanda por semicondutores. A Fab 9 está no caminho certo para atingir sua meta de reciclar pelo menos 90% dos resíduos de construção, excedendo a meta mais recentemente em novembro e dezembro de 2023.

A Intel também compra eletricidade renovável para atender 100% do uso de eletricidade do Novo México. A empresa também financiou três projetos de revitalização sem fins lucrativos que beneficiam bacias hidrográficas do Novo México que devem restaurar mais de 100 milhões de litros de água anualmente. Esses projetos ajudaram a Intel a devolver e restaurar mais de 100% de sua água doce do Novo México à comunidade e bacias hidrográficas locais em 2022. Também conservou mais de 500 milhões de litros de água em seu local no Novo México, o uso anual equivalente de água de mais de 4.500 casas americanas1.

Sobre a Intel do Novo México: A presença da Intel em Rio Rancho data de 1980, com um investimento cumulativo de mais de US$ 16 bilhões em capital. O compromisso da Intel vai além das operações comerciais; ele se estende até a comunidade. Nos últimos cinco anos, os funcionários da Intel foram voluntários em mais de 65 mil horas no Novo México. Além disso, a Intel, a Fundação Intel e os funcionários da Intel doaram mais de US$ 6,5 milhões para apoiar escolas e organizações sem fins lucrativos locais desde 2018.

A Intel se envolve ativamente com a comunidade do Rio Rancho através de voluntariado, colaborações com organizações sem fins lucrativos e investimentos em educação. Por exemplo, a Intel ajudou a estabelecer bolsas de doação entre cinco faculdades e universidades do Novo México. Essas doações se baseiam no trabalho contínuo da Intel para apoiar o desenvolvimento e a educação da força de trabalho no Novo México, incluindo programas de estágio, programas de graduação associados locais, investimentos na educação STEAM e outros.

Mais contexto: Abrindo caminhos inclusivos para a indústria tecnológica no Novo México (Ficha técnica) | Construindo um futuro sustentável no Novo México (ficha técnica) | A Intel abre a Fab 9 em Rio Rancho, Novo México (folha de cotações)