Intel alimenta nova instância do Amazon EC2

O AWS usa processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração em suas novas instâncias Amazon EC2 R6i para cargas de trabalho intensivas em memória.

Hoje, a Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral das instâncias Amazon EC2 R6i alimentadas por processadores Intel® Xeon® Escalável. As notícias de hoje seguem dois anúncios anteriores da Amazon de suas instâncias EC2 alimentadas por processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração, as instâncias Amazon EC2 M6i e C6i.

Projetadas para cargas de trabalho intensivas em memória, as instâncias do R6i são alimentadas por processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª geração (código chamado Ice Lake), a Amazon mediu até 15% melhor desempenho de preço computacional em relação às instâncias do R5, com uma frequência turbo de 3,5 GHz e criptografia de memória sempre on usando criptografia de memória total Intel (TME). As instâncias R6i são certificadas pelo SAP e são ideais para cargas de trabalho, como bancos de dados relacionais e não-QQL, caches distribuídos em escala web em memória como Memcached e Redis, bancos de dados em memória como SAP HANA e análises de big data em tempo real, como os clusters Hadoop e Spark.

Construídas sobre o Sistema Nitro AWS, uma combinação de hardware dedicado e hipervisor leve, as instâncias R6i fornecem praticamente todos os recursos de computação e memória do hardware host para a instância dos clientes.

Finalmente, para atender às demandas dos clientes por maior escalabilidade, as instâncias R6i fornecem dois novos tamanhos (32xlarge e metal) com 128 vCPUs e 1.024 GiB de memória, o que é 33% mais do que a maior instância R5 da geração anterior. Eles também fornecem largura de banda de memória até 20% maior por vCPU em comparação com as instâncias R5.

As instâncias EC2 R6i estão geralmente disponíveis hoje nas regiões da AWS: Oriente dos EUA (Ohio), Oriente dos EUA (Virgínia do Norte), Oeste dos EUA (Oregon), Europa (Irlanda).

Leia o anúncio completo no Blog de Notícias da Amazon AWS.