Intel apresenta futura geração Xeon com arquiteturas de eficiência e desempenho robustos

A próxima geração da plataforma de servidores da Intel vai oferecer, em 2024, alto desempenho ao P-core voltado para cargas de trabalho críticas, incluindo IA, e eficiência inovadora ao E-core para competir na nuvem

• 28 de agosto de 2023

O que há de novo: No evento Hot Chips deste ano, a Intel deu uma olhada profunda em sua linha de produtos Intel® Xeon® de última geração, baseada em uma nova e inovadora arquitetura de plataforma. A plataforma marca uma importante evolução para a Intel Xeon ao introduzir processadores com uma nova arquitetura Efficient-core (E-core) juntamente com sua bem estabelecida arquitetura de Performance-core (P-core). Batizados como Sierra Forest e Granite Rapids, respectivamente, esses novos produtos trarão simplicidade e flexibilidade aos clientes, oferecendo uma arquitetura de hardware compatível e uma pilha de software compartilhada para enfrentar cargas de trabalho críticas, tais como inteligência artificial.

"É um momento emocionante para a Intel e seu roteiro Xeon. Recentemente enviamos nosso milionário Xeon da 4ª Geração, nosso Xeon da 5ª Geração (codinome Emerald Rapids) será lançado no 4º trimestre de 2023, e nosso portfólio de produtos de data center de 2024 provará ser uma força no setor".

– Lisa Spelman, Vice-Presidente Corporativa da Intel e Gerente Geral da Xeon Products and Solutions

A plataforma de servidor da próxima geração da Intel, em 2024, oferecerá forte desempenho e eficiência para cargas de trabalho críticas. (Crédito: Intel Corporation)

Os detalhes: Na Hot Chips, a Intel apresentou duas sessões revelando especificações técnicas e recursos da arquitetura e ofertas da plataforma Xeon lançadas em 2024, além de informações adicionais sobre seus próximos processadores Intel® Xeon® da 5ª Geração lançados ainda este ano. Uma sessão separada esboçou novos recursos relacionados ao seu Intel Agilex® 9 FPGAs da série Direct RF.

• A nova plataforma Intel Xeon utiliza sistema em chips (SoCs) modulares para maior escalabilidade e flexibilidade para oferecer uma variedade de produtos que atendem às necessidades crescentes de escala, processamento e eficiência energética para instalações de IA, nuvem e empresas. A arquitetura inovadora também ajuda os clientes a maximizar seus investimentos oferecendo dois processadores diferentes compatíveis com soquete para simplicidade e intercambiabilidade para qualquer carga de trabalho.
    • Os P-core e E-core são fornecidos com propriedade intelectual (IP) compartilhada, firmware e pilha de software do SO.
    • DDR mais rápido e novos DIMMs multiplexados combinados de alta largura de banda (MCR).
    • A nova Memória Plana Intel permite a movimentação de dados gerenciada por hardware entre a memória DDR5 e CXL, tornando a capacidade total visível para o software.
    • Suporte para CXL 2.0 para todos os tipos de dispositivos com compatibilidade retroótica para CXL 1.1.
    • E/S avançada com até 136 vias PCIe 5.0/CXL 2.0 e até seis links de UPI.
  • Intel Xeon processadores com E-cores(Sierra Forest) são aprimorados para oferecer computação otimizada em densidade da maneira mais eficiente em termos de energia. Os processadores Xeon com E-cores oferecem a melhor densidade de desempenho de energia da categoria, oferecendo diferentes vantagens para cargas de trabalho nativas na nuvem e de hiperescala.
    • Densidade em rack 2,5 vezes melhor e desempenho 2,4 vezes maior por watt1.
    • Suporte para servidores 1S e 2S, com até 144°C por CPU e TDP de apenas 200 W.
    • Conjunto de instruções moderno com segurança robusta, virtualização e AVX com extensões de IA.
    • Recursos ras de memória fundamental, como verificação de máquina, padrão ECC de cache de dados em todas as CPUs Xeon.
  • Intel Xeon processadores com P-cores (Granite Rapids) são otimizados para oferecer o menor custo total de propriedade (TCO) para cargas de trabalho sensíveis ao desempenho de alto núcleo e cargas de trabalho de computação de uso geral. Atualmente, o Xeon permite um melhor desempenho de IA do que qualquer outra CPU2 e Granite Rapids melhorará ainda mais o desempenho da IA. Os aceleradores integrados oferecem um impulso adicional às cargas de trabalho direcionadas para um desempenho e eficiência ainda maiores.
    • Desempenho 2 a 3x melhor para cargas de trabalho de IA mista3.
    • Recursos Intel AMX aprimorados com suporte para novas instruções FP16.
    • Maior largura de banda de memória, contagem de núcleos, cache para cargas de trabalho com uso intensivo de computação.
    • Escalabilidade do soquete de um soquete para oito soquetes.
  • Intel Agilex 9 direct rf series FPGAs com conversores de dados integrados de 64 Gsps (exemplos de giga por segundo) e um novo projeto de referência de agilidade de banda larga incluem receptores de banda larga e de banda estreita dentro do mesmo pacote multichip. O wideband receiver oferece uma largura de banda de RF sem precedentes de 32 GHz para o FPGA.

Por que importa: O roteiro e as ofertas de data centers da Intel estão no caminho certo para entrega rápida. Os processadores Intel Xeon da 5ª Geração (codinome Emerald Rapids) estão amostragem com os clientes e estão a caminho de serem lançados no quarto trimestre de 2023. Intel Xeon processadores com E-cores (Sierra Forest) estão no caminho certo para entrega no primeiro semestre de 2024. Intel Xeon processadores com P-cores (Granite Rapids) seguirão logo em seguida. Intel Agilex 9 FPGAs de RF direta foram entregues aos sistemas BAE seis trimestres antes do cronograma, demonstrando a capacidade da Intel de fornecer rapidamente recursos líderes do setor através da integração heterogênea baseada em chiplet , alimentada pela tecnologia Intel embedded multi-die interconnect bridge (EMIB).

Mais contexto: Quatro conclusões do webinar para investidores da Intel | Novos resultados da MLCommons destacam ganhos de IA competitivos impressionantes para a Intel

As letras miúdas:

1 baseado em projeções arquitetônicas em 21 de agosto de 2023 em relação aos processadores Intel Xeon da 4ª Geração. Os resultados podem variar.

2Conforme medido por testes de desempenho com mais de 350 modelos, usando um OOB, uma pilha e ferramentas públicas de código aberto, bem como envios para organizações de parâmetros de comparação do setor com base em regras transparentes. Consulte a página do Xeon da 4ª Geração em www.intel.com/performanceindex para cargas de trabalho e configurações adicionais. Os resultados podem variar.

3Com base em projeções arquitetônicas de 21 de agosto de 2023 em relação aos processadores Intel Xeon da 4ª Geração. Os resultados podem variar.