Apresentando a série Intel Data Center GPU Flex para a Nuvem Visual Inteligente

Fornecendo desempenho de throughput de mídia 5 vezes maior e até 68 fluxos simultâneos de jogos em nuvem, a GPU da Série Flex foi projetada para atender aos requisitos de cargas de trabalho visuais inteligentes na nuvem.

Jeff McVeigh apresenta a série Intel Data Center GPU Flex

Quais as novas: A Série GPU Flex do Data Center Intel® (anteriormente chamado de Arctic Sound-M) ajuda a libertar os clientes das restrições de ambientes isolados e reduz a necessidade de data centers usarem soluções separadas e discretas. A Intel oferece aos clientes uma única solução de processamento gráfico (GPU) construída para lidar com uma ampla gama de cargas de trabalho sem comprometer o desempenho ou a qualidade. Também ajuda a diminuir e otimizar o custo total de propriedade para diversas cargas de trabalho em nuvem, como entrega de mídia, jogos em nuvem, IA, metaverso e outros casos emergentes de uso de nuvem visual.

"Estamos no meio de uma explosão de pixels impulsionada por mais consumidores, mais aplicações e resoluções mais altas. A infraestrutura de data center de hoje está sob intensa pressão para calcular, codificar, decodificar, mover, armazenar e exibir informações visuais. A GPU Da Série Intel Flex é um design inovador que ao mesmo tempo em que resolve a demanda de computação atual, oferece flexibilidade e escalabilidade para as experiências imersivas do futuro."

–Jeff McVeigh, vice-presidente da Intel e gerente geral do Super Compute Group

O que eles oferecem: As GPUs da série Flex abordam os requisitos de qualidade, densidade e latência. Com o primeiro codificador AV1 baseado em hardware do setor em uma GPU de data center, a GPU da Série Flex fornece cinco vezes1 desempenho de throughput transcode de mídia e duas vezes2 decodificar desempenho de throughput pela metade do poder de soluções competitivas. Ele oferece mais de 30% de melhoria da largura de banda3 para economias significativas de custo total de propriedade (TCO), além de amplo suporte para ferramentas de mídia populares, APIs, frameworks e os codecs mais recentes.

Alimentadas pela arquitetura Xe-HPG da Intel e apoiadas por um ecossistema expansivo de fornecedores de hardware e desenvolvedores de software, essas GPUs fornecem dimensionamento flexível de cargas de trabalho de inferência de IA, desde análise de mídia para cidades inteligentes até imagens médicas, entre CPUs e GPUs, sem bloquear desenvolvedores em softwares proprietários.

Por que é importante: Processamento de mídia, entrega de mídia, inferência visual de IA, jogos em nuvem e virtualização de desktop estão proliferando em data centers. Como resultado, o segmento de mercado de silício GPU de data center para nuvem visual deve crescer para atingir US $ 15 bilhões até 20264. Esse rápido aumento chega a uma indústria em grande parte assediada pela dependência de modelos de codificação licenciados e proprietários, como o CUDA para programação de GPU.

A pilha de soluções de GPU da Série Flex supera essas limitações, ao mesmo tempo em que oferece vantagens significativas sobre soluções alternativas, melhorando a flexibilidade, a escalabilidade e o consumo de energia. Ele ajuda a fornecer um TCO mais baixo para provedores de soluções, suportando mais assinantes com menos servidores.

A pilha de software é habilitada pela oneAPI – o caminho produtivo para a computação acelerada – liberando os desenvolvedores dos encargos econômicos e técnicos dos modelos de programação proprietários. É uma alternativa aberta ao bloqueio de idioma proprietário que permite o desempenho completo do hardware com um conjunto completo e comprovado de ferramentas que complementam linguagens existentes e modelos paralelos. Isso permite que os usuários desenvolvam código aberto e portátil que aproveitará ao máximo várias combinações entre CPUs e GPUs Intel.

Sobre o Desempenho: Já no início, a Série Intel Data Center GPU Flex oferecerá recursos para processamento e entrega de mídia e jogos em nuvem Android.

Processamento e entrega de mídia: As demandas de processamento de  videoconferência, streaming e mídias sociais transformaram os requisitos de recursos computacionais do data center.

• A arquitetura de mídia GPU da série Flex, alimentada por até quatro Motores Xe Media, concentra-se nas maiores demandas de densidade de fluxo para o data center moderno sem comprometer a qualidade:
    • Oferece cinco vezes1 transferência de transcódigo de mídia, duas vezes2 decodificação de código pela metade da potência (GPU Intel Flex Series 140 em comparação com Nvidia A10).
    • Entrega até 36 streams 1080p60 transcode throughput por cartão5.
    • Entrega oito fluxos 4K60 transcode throughput por cartão6.
    • Quando dimensionado para 10 placas em uma configuração de servidor 4U, ele pode suportar até 360 fluxos HEVC-HEVC 1080p60 transcode throughput4.
  • O codificador AV1 baseado em hardware da Série Flex oferece mais de 30% de economia de largura de banda6. O motor de mídia da Série Flex também suporta e melhora o desempenho para uma ampla gama de codecs da indústria, incluindo HEVC, AVC e VP9.
  • Aproveitando o recurso Intel® Deep Link Hyper Encode, a GPU Flex Série 140 do Intel® Data Center com dois dispositivos em um único cartão pode atender ao requisito de atraso de um segundo do setor, ao mesmo tempo em que fornece o transcode7 8K60 em tempo real. Este recurso está disponível para formatos AV1 e HEVC HDR.

Jogos em nuvem android: O crescimento explosivo dos jogos em nuvem criou a necessidade de soluções mais flexíveis que maximizem fluxos de jogos simultâneos para os usuários. A GPU da Série Flex é construída para alta qualidade de jogabilidade, proporcionando uma experiência de jogo incomparável em diferentes dispositivos. Ele é validado em quase 90 dos títulos de jogo Android mais populares do Google Play8.

• Uma única GPU Flex Series 170 pode alcançar até 68 streams de 720p30, enquanto uma única GPU Flex Series 140 pode alcançar até 46 streams de 720p30 (medido em títulos de jogos selecionados)9.
  • Quando dimensionado com seis placas de GPU Flex Series 140, ele pode alcançar até 216 streams de 720p30.

Sobre o Open Software Stack: Os desenvolvedores podem acessar uma pilha de software abrangente que combina componentes e ferramentas de código aberto para realizar efetivamente os recursos de GPU da Série Flex para cargas de trabalho visuais na nuvem, incluindo suporte para oneAPI e OpenVINO™. As ferramentas oneAPI da Intel capacitam os desenvolvedores a fornecer aplicativos e serviços acelerados, incluindo a Biblioteca de Processamento de Vídeo Intel® oneAPI (oneVPL), Intel® VTune™ Profiler e outros.

Sobre disponibilidade: Os sistemas com GPUs da Série Flex estarão disponíveis em provedores globais, incluindo Dell Technologies, HPE, H3C, Inspur, Lenovo e Supermicro. As soluções com a GPU da Série Flex aumentarão nos próximos meses, começando com entrega de mídia e cargas de trabalho de jogos em nuvem Android. Estes serão seguidos por jogos em nuvem do Windows, cargas de trabalho de IA e VDI10.

Mais Contexto: Série INTEL Data Center GPU Flex (Folha de Cotação do Provedor de Soluções) | Série GPU Flex do Data Center Intel (Página do Produto) | oneAPI | Android Cloud Gaming na Série Intel Data Center GPU Flex (Vídeo) | AV1 na Série Intel Data Center GPU Flex (Vídeo)

A pequena impressão:

Todos os planos de produto e roteiros estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

O desempenho varia de acordo com o uso, configuração e outros fatores. Saiba mais no site do Índice de Desempenho. Os resultados podem variar.

1 A Série Flex gpu flex do Data Center Intel® fornece desempenho de throughput de mídia 5X medido pela GPU Intel Flex Series 140 em comparação com o NVIDIA A10. Transferência transcódigo HEVC 1080p60 no modo de desempenho.

2 2X baseado em testes com GPU® Flex Série 140 1080p30 de 8 bits em comparação com o NVIDIA A10. Inclui seguintes códigos: HEVC, AV1, AVC, VP9

3 AV1 oferece mais de 30% de economia de largura de banda medida na GPU Flex 140 e Flex Series 170 da Intel® Data Center em comparação com a AVC

4 Fonte: Estimativas da Intel, incorporando dados da IDC, ABI Research, Global Market Insights, Strategy Analytics, Hyperion Research

5 Medido na GPU Intel Flex Série 140. Transferência transcódigo HEVC-HEVC 1080p60 no modo de desempenho.

6 Medido na GPU Intel Flex Série 140. Transferência transcódigo HEVC-HEVC 4Kp60 no modo de desempenho.

7 8K Intel® Deep Link Hyper Encode medido na GPU Intel Flex Série 140

8 Como medido em janeiro de 2022 e maio de 2022 instantâneo com base nos principais jogos android do Google Play.

9 Selecione títulos de jogos para Android incluem:
GPU Flex Series 170: 68 streams com Honor of Kings 720p30
GPU Flex Series 140: 46 streams com Knives Out 720p30

10 Reflete os recursos da Série Intel Data Center GPU Flex que estará disponível quando o produto estiver totalmente maduro.