A Intel lança uma melhoria de 2,7x no desempenho por rack para núcleo 5G

Software Intel Infrastructure Power Manager oferece uma economia adicional de energia de 30%.

• 25 de fevereiro de 2024

O que há de novo: Para atender às demandas dos operadores de rede por escalabilidade com eficiência energética, a Intel divulgou duas grandes atualizações para gerar impacto, energia e economias no custo total de propriedade (TCO) em redes principais de 5G: a preview de seus processadores Intel® Xeon® de última geração, chamados de Sierra Forest, com até 288 Efficient-cores (E-cores), e a disponibilidade comercial do software Intel® Infrastructure Power Manager (IPM) para núcleos 5G.

"Os provedores de serviços de comunicação exigem maior eficiência da infraestrutura, à medida que as redes principais 5G continuam a se desenvolver. Com a maioria das redes principais 5G implantadas atualmente em processadores Intel Xeon, a Intel está posicionada de maneira única para enfrentar esses desafios de eficiência. Ao introduzir novos núcleos eficientes em nosso roteiro e com a adoção comercial de nosso software Intel Infrastructure Power Manager, os prestadores de serviços podem reduzir o CTP enquanto alcançam desempenho e economias de energia inigualáveis em suas redes."

– Alex Quach, vice-presidente geral da Intel e gerente geral da Wireline and Core Network Division

Por que importa: O consumo de energia e a redução do volume da infraestrutura continuam sendo os principais desafios que os operadores de rede enfrentam para construir sua rede principal 5G sem fio.

Como funciona: Apresentado no Intel Innovation no outono passado, o roteiro de processadores Intel Xeon está se expandindo para incluir processadores E-core. Os E-cores fornecerão aos operadores de rede processadores otimizados para energia e economia de TCO. Processadores Intel Xeon de última geração, batizados como Sierra Forest, lançados ainda este ano, oferecerão até 288 núcleos e ajudarão os operadores a reconhecer um desempenho de 2,7x por melhoria em rack1 , um desempenho líder do setor por rack para cargas de trabalho 5G Core2.

Os novos processadores permitirão que os operadores de rede aumentem o desempenho por rack, as CPUs virtuais (vCPUs) e o desempenho por watt sem mudanças significativas no software da aplicação. A Intel está colaborando estreitamente com os operadores e fornecedores de software da rede 5G Core para implantar os novos processadores e software Intel Infrastructure Power Manager.

Sobre as inovações da CPU: processadores Intel Xeon são as CPUs de servidor comprovadas e mais amplamente implantadas em todo o setor. Apoiado por um amplo ecossistema de parceiros inovadores, os avanços tecnológicos e colaborações da Intel utilizando E-cores ajudarão a liberar economias de energia comprovadas para um futuro mais sustentável.

• O BT Group tem sido líder em ação climática há mais de 30 anos e, como o maior provedor do Reino Unido de serviços de banda larga e móveis de linha fixa, tornar nossas redes mais eficientes em energia é uma prioridade fundamental para nós. Nossa profunda colaboração com a Intel continua a colher benefícios nesta área, e as perspectivas do mais recente processador Xeon (Sierra Forest) e Intel Infrastructure Power Manager acelerarão significativamente o caminho do BT Group para a sustentabilidade.
  • A Dell Technologies continua a fornecer servidores avançados na indústria de telecomunicações, colaborando com a Intel e otimizando seus servidores para atender às demandas de operadores em todo o mundo.
  • A Ericsson continua uma longa e profunda colaboração com a Intel para inovar no espaço do núcleo 5G. Este ano, cada empresa terá apresentações em seus estandes que exibem os processadores Intel Xeon da próxima geração executados no 5G Core de modo duplo da Ericsson e na Ericsson Cloud Infrastructure. Os resultados mostram uma melhora de desempenho de 3,2 vezes e uma redução de mais de 40% no consumo de energia3.
  • A Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Intel estão trabalhando juntas para maximizar a eficiência de energia de computação e o desempenho para a infraestrutura 5G em processadores Xeon de última geração, codinome Sierra Forest.
  • KDDI- A eficiência de energia e a contagem de núcleos são indicadores-chave para o KDDI na construção de redes 5G. A economia de energia e o desempenho por watt do futuro processador Xeon (codinome Sierra Forest) são impressionantes. A KDDI recebe esta nova opção para dar suporte à implantação de suas plataformas.
  • A SK Telecom está avaliando o futuro processador Intel Xeon (codinome Sierra Forest) e a Intel Infrastructure Power Manager para o 5G Core acelerar suas metas de sustentabilidade. Os testes mostram melhorias revolucionárias no desempenho por watt para suas implantações de rede 5G Core de última geração.
  • Telstra, em colaboração com a Intel, está trabalhandopararealizaravaliações de rede do processador Intel Xeon da Próxima Geração (codinome Sierra Forest) para oferecer a rede de núcleos 5G mais eficiente em termos energéticos, de desempenho e sustentável do mundo.

Sobre Intel Infrastructure Power Manager: Lançado no ano passado na MWC 2023, o software Intel Infrastructure Power Manager para núcleo 5G provou como os operadores podem aproveitar a telemetria integrada de processadores Intel Xeon e reduzir o uso de energia da CPU sem comprometer métricas de desempenho importantes, incluindo taxa de transferência, latência e queda de pacotes. O software pode ser instalado na infraestrutura de rede existente e futura baseada em Xeon.

Sobre a obtenção de zero emissões líquidas: O consumo de energia é de 20% a 40% das despesas operacionais de rede. 4 É fundamental que os provedores de serviços de comunicação (CoSPs) otimizem holisticamente a utilização de energia de ponta a ponta e a sustentabilidade geral de suas redes 5G. A integração do software Intel Infrastructure Power Manager em suas ofertas de software 5G core permite aos operadores acelerar suas metas de sustentabilidade e compensar as emissões de dióxido de carbono.

• A Casa Systems contará com uma demonstração com a Dell Technologies e a Telenor em seu estande no Hall 2, #2G11 na MWC, apresentando economias de até 50% no consumo de energia com Intel Infrastructure Power Manager executados em processadores Intel® Xeon® da 4ª Geração. O núcleo 5G da Casa integrado ao Intel IPM agora está disponível comercialmente.
  • A NEC garante a eficiência energética da UPF usando Intel® Infrastructure Power Manager, permitindo a compensação do aumento do consumo de energia para a neutralidade de carbono. Essa conquista ajuda a melhorar o desempenho do processamento de tráfego de rede móvel por saltos e limites, bem como contribuir para reduzir o consumo de energia e os custos.
  • A Nokia continua sua profunda e ampla colaboração com a Intel, que inclui soluções atraentes para infraestrutura de rede central eficiente em termos energéticos e sustentável. Com software IPM Intel integrado para núcleo 5G, a Nokia validou uma redução de 40%5 nos níveis de potência da CPU com zero perda de pacote ao testar funções de usuário 5G e plano de controle em execução em servidores HPE ProLiant DL360 Gen 11 com processadores Intel Xeon. Os resultados da Nokia com o IPM estão sempre em cima de quaisquer melhorias de eficiência energética da geração ageração que acompanham os processadores Xeon da Intel. A Nokia fornecerá a primeira pilha de núcleos 5G disponível comercialmente com base nesse recurso em 2024.
  • A Orange está colaborando com a Intel e parceiros de ecossistema como a Nokia para reduzir significativamente o consumo de energia em tempo de execução de sua infraestrutura de funções de rede. Ao aproveitar o Gerenciamento de energia da infraestrutura da Intel na rede e colaborar em iniciativas como o projeto #Sylva, o caminho para aumentar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais está acelerando.
  • A Samsung fez uma parceria com a SK Telecom para iniciar um teste em laboratório com o software Intel IPM para o plano de usuário. Os testes de laboratório atuais estão medindo mais de 27% de economia de energia da CPU sem comprometer a taxa de transferência, latência ou queda de pacotes 6. A SK Telecom projeta que a economia de energia pode exceder US$ 10 milhões, enquanto acelera o progresso em direção a metas líquidas zero, compensando milhares de toneladas métricas de emissões de carbono. A Samsung indica que seu software 5G Core que utiliza os novos processadores da Intel ficará disponível comercialmente em 2H 2024.
  • A ZTE continua a colaborar com a Intel para ajudar os operadores a reduzir os custos de energia e o custo total de propriedade da infraestrutura de rede. Ao usar o Intel Infrastructure Power Manager integrado com a solução ZTE 5G Common Core, os operadores ganharão desempenho e eficiência para atender às suas necessidades.

O que os clientes finais podem fazer em seguida:os clientes podem visitar o estande da Intel no MWC (Hall 3, Booth 3E31) para ver demonstrações dos processadores Intel Xeon da próxima geração, codinome Sierra Forest, e podem trabalhar com fornecedores de software de funções de rede core 5G para saber mais sobre as Intel Infrastructure Power Manager.

Mais contexto: A Intel traz IA para todos os lugares por rede, borda, empresa | A Intel anuncia uma nova plataforma de borda para escalonamento de aplicativos de IA | Intel no MWC Barcelona 2024 (Kit de imprensa)

A impressão pequena

1 Com base em projeções arquitetônicas estimadas em 14 de fevereiro de 2024 em comparação com plataformas da geração anterior em 2021. Os resultados podem variar.

2Com base na análise da Intel e dados disponíveis publicamente em 20 de fevereiro de 2024.

3Com base nos testes da Ericsson e no anúncio de imprensa do MWC 2024 para o núcleo 5G em 26 de fevereiro de 2024.

4 Ref: Inteligência GSMA: um projeto para redes verdes, outubro de 2022.

5 Nokia MWC 2024 Comunicado de imprensa, 21 de fevereiro de 2024.

6 Comunicado de imprensa da SK Telecom, 16 de fevereiro de 2023.

A Intel não controla ou audita dados de terceiros. Você deve consultar outras fontes para avaliar a precisão.

A Intel está comprometida com o desenvolvimento contínuo de produtos, processos e cadeias de fornecimento mais sustentáveis, enquanto nos esforçamos para priorizar a redução dos gases de efeito estufa e melhorar nosso impacto ambiental global. Quando aplicável, os atributos ambientais de uma família de produtos ou SKU específica serão declarados com especificidade. Consulte o Relatório de Responsabilidade Corporativa de 2022 para obter mais informações.