Como testar o processador Intel® Xeon® usando Intel® Data Center Diagnostic Tool

Documentação

Documentação e informações do produto

000098270

27/03/2024

Como testar o processador Intel® Xeon®

Nos sistemas Linux* Intel® Data Center Diagnostic Tool pode ser habilitado pelo administrador do sistema para execução em segundo plano.

Se algum erro for detectado enquanto o Intel® Data Center Diagnostic Tool for executado em segundo plano, a ferramenta os registrará no log do sistema. A ferramenta também pode consultar se algum erro foi detectado na varredura de segundo plano usando o --query argument.

# dcdiag --query
Intel® Data Center Diagnostic Tool Version 603
Test completed successfully. No issues detected.

No momento, o modo de execução em segundo plano não é suportado para a versão do Windows* da ferramenta.

Esta ferramenta também pode ser executada manualmente em primeiro plano, executando em um prompt de comando do Linux* ou do Windows*:

# dcdiag

>"C:\Program Files\Intel\Data Center Diagnostic Tool\dcdiag.exe"

O teste manual é executado por cerca de 45 minutos e possui alta utilização da CPU.

Quando o diagnóstico for concluído, o sistema retorna uma das seguintes mensagens:

  • Teste concluído com sucesso. Nenhum problema detectado.
  • Teste concluído com sucesso. Ocorreu um ou mais erros de verificação da máquina. Verifique os logs do sistema.
  • Este processador não é compatível com esta versão da ferramenta.

    Verifique o modelo e a versão do processador do sistema. Esta mensagem aparece se o Intel® Data Center Diagnostic Tool não detectar uma versão de produção dos processadores suportados. Amostras de engenharia não são suportadas por esta ferramenta.

    Encontre ajuda para identificar o processador.

  • Teste concluído. Os resultados são inconclusivos devido a uma versão desatualizada do microcódigo.

    A versão mais recente do microcódigo soluciona problemas conhecidos. Atualize o microcódigo. As atualizações de microcódigo são geralmente fornecidas pelo seu fornecedor de distribuição Linux* juntamente com correções de segurança e outras atualizações de firmware para vários componentes. Se o seu sistema não tiver essas atualizações habilitadas, recomendamos que você as ative. O microcódigo é carregado automaticamente pelo kernel Linux* em cada inicialização e pode ser carregado novamente em tempo de execução com o seguinte comando como raiz:

    echo 1 > /sys/devices/system/cpu/microcode

  • O teste falhou. Para obter suporte, entre em contato com o fabricante do seu sistema ou com o fornecedor do processador.
  • O teste falhou. O teste foi concluído e foi detectado um erro no processador físico contendo o /sys/devices/system/cpu/cpuXX.
  • O teste falhou. O teste não pode determinar qual processador físico causou a falha. Para obter suporte, entre em contato com o fabricante do seu sistema ou com o fornecedor do processador.

Nas atualizações do microcódigo do Windows*, as atualizações são fornecidas usando os canais padrão do Windows* Update. Se o seu sistema não tiver essas atualizações habilitadas, recomendamos que você as ative.

  • Teste concluído com sucesso. Nenhum problema detectado.
  • Teste concluído. Os resultados são inconclusivos devido ao sistema exceder os limites de temperatura

    Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas com o sistema que não está fornecendo resfriamento suficiente para a CPU operar dentro dos limites de temperatura necessários. Recomendamos que você verifique seu sistema para garantir que o resfriamento necessário esteja funcionando corretamente. Isso pode incluir ventoinhas defeituosas, fluxo de ar incorreto ou algum outro problema ambiental.

  • Teste concluído. Os resultados são inconclusivos. Um ou mais erros de verificação da máquina ocorreram.

    Verifique os logs do sistema.

  • O teste falhou. Para obter suporte, entre em contato com o fabricante do seu sistema ou com o fornecedor do processador.
  • Se os resultados dos testes apresentarem falha, verifique se os processadores do seu nó de servidor ainda estão na garantia:
    • Se você tiver um processador Intel® Xeon® in a box ainda sob uma garantia de 3 anos, entre em contato com Intel Customer Support para obter assistência.
    • Se você tiver um processador de bandeja, entre em contato com o fornecedor do seu sistema ou processador ou com o local de compra para verificar se o processador ainda está na garantia.
    • Esteja ciente de que a Intel não tem um programa de substituição fora da garantia.

Observe que no Windows*, o instalador Intel® Data Center Diagnostic Tool não atualiza automaticamente a variável PATH do sistema, de modo que um caminho absoluto ou relativo completo é necessário para iniciar a ferramenta.

Nota: Os processadores de bandeja são vendidos diretamente a fabricantes de sistemas ou distribuidores autorizados da Intel. A Intel não fornece garantia direta aos usuários finais para processadores em bandeja, a menos que eles venham pré-instalados em sistemas de servidor Intel® Data Center Blocks (Intel® DCB). Com exceção dos Intel® DCB sistemas, a garantia do processador em bandeja é do fornecedor ou do local de compra do processador ou do sistema, caso o processador tenha sido pré-instalado. A Intel recomenda a compra de Distribuidores Autorizados Intel, Fornecedores Aprovados Intel e Revendedores de Produtos Intel®.

Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.

Intel® Data Center Diagnostic Tool dos processadores Windows em Intel® Xeon®

Intel® Data Center Diagnostic Tool para Linux em processadores Intel® Xeon®