O seletor de aplicativos de processador embarcado Nios® II é um utilitário útil que permite que você escolha, carregue e execute aplicações diferentes em diferentes Nios II de desenvolvimento sem precisar conectar a placa a um computador. Os aplicativos são armazenados usando um sistema de arquivo de tabela de alocação de arquivos (FAT) em um cartão digital seguro (SD) conectado à placa e recuperados em tempo de carga.
Os aplicativos também podem ser carregados por meio de uma interface de servidor web integrada. O seletor de aplicativos não apenas carrega software novo para a CPU Nios II, mas também um novo hardware para a FPGA. Um aplicativo consiste em uma imagem de hardware e uma imagem de software.
Além dos aplicativos pré-embalados que acompanham os kits, você pode facilmente converter seus próprios aplicativos para serem carregados pelo seletor de aplicativos.
Onde obter o exemplo do seletor de aplicativos
O utilitário Nios II seletor de aplicativos está incluído nesses kits Intel® FPGA de desenvolvimento:
- Kit de avaliação embarcada, Cyclone® III Edition
- Kit de desenvolvimento de sistemas embarcados, Cyclone III Edition
O seletor de aplicativos também pode ser baixado no site da Intel:
- Kit de avaliação embarcada, Cyclone de exemplo de aplicativo iii edição (.zip).
- Kit de desenvolvimento de sistemas embarcados, Cyclone do seletor de aplicativos III Edition (.zip).
O uso deste design é regido por, e sujeito, aos termos e condições do Contrato de licença de exemplo de projeto Intel®.
Executando o seletor de aplicativos
Iniciando o utilitário— para iniciar o seletor de aplicativos, conecte a energia à placa de desenvolvimento e ligue a energia. Se a placa já estiver acionada, reajuste a placa pressionando o botão FACTORY_CONFIG tecla.
O seletor de aplicativos é inicializado a partir da memória flash e uma tela de respingo curta aparece enquanto o seletor de aplicativos procura aplicativos no cartão SD. Depois disso, o menu principal aparece e uma lista de aplicativos carregável é exibida.
Quando o menu principal aparece, você verá uma lista de nomes de aplicativos numerados. Estes são os aplicativos que foram encontrados no cartão SD e agora estão disponíveis para carregar. Você pode destacar qualquer uma das aplicações tocando-as. Se houver mais de cinco aplicações na placa SD, você pode percorrer a lista, tocando nos botões de rolagem para cima e para baixo no lado direito da tela.
Visualizando informações sobre umaplicativo — para obter mais informações sobre um aplicativo específico mostrado no seletor, destaque o aplicativo tocando-o na tela de toque e depois toque no botão Mostrar informações. Uma janela de texto rolável aparece mostrando as informações adicionais disponíveis (se houver) para o aplicativo que você destacou. Para retornar ao menu principal, toque no botão OK.
Carregando e executandoum aplicativo — quando você decidir qual aplicativo você deseja carregar, destaque o nome do aplicativo tocando-o e toque no botão Carregar na tela de toque. O aplicativo começa a carregar e uma pequena janela é exibida mostrando o andamento da carga. O processo de carregamento pode levar entre 2 e 30 segundos, dependendo do tamanho do aplicativo e se ele foi armazenado anteriormente em cache em memória flash na placa.
Servidor web— para visualizar a interface web do seletor de aplicativos, conecte um cabo Ethernet conectado à rede à tomada Ethernet na placa de desenvolvimento. O seletor de aplicativos exibirá um botão marcado como "Conectar" no canto inferior direito da tela LCD. Quando o seletor de aplicativos estiver conectado à rede e tiver adquirido um endereço de protocolo de Internet (IP), ele exibirá o endereço IP no botão no canto inferior direito do LCD. Digite este endereço IP em seu navegador para acessar a interface web do seletor de aplicativos.
Para um exemplo de um servidor web autônomo que não inclui o seletor de aplicativos, consulte o Exemplo de design do servidor web.
Detalhes do seletor de aplicativos
Estrutura do diretório do cartão SD— o seletor de aplicativos usa o cartão SD puramente para fins de armazenamento de aplicações. A placa SD deve ser formatada com o sistema de arquivos FAT16 e pode ser de qualquer capacidade de até 2 Gbytes. Os nomes de arquivos longos são suportados. Todos os aplicativos carregados no cartão SD devem estar localizados em um diretório de alto nível chamado Altera_EEK_Applicationsou altera_3C120_apps, dependendo da placa que você estiver usando.
No diretório, cada aplicativo está localizado em seu próprio subdiretório. O nome do subdiretório é importante porque o utilitário seletor usa esse nome como o título do aplicativo ao exibi-lo no menu principal. Nomeia o subdiretório como o título que você gostaria mostrado para sua aplicação no menu do seletor de aplicativos. Os nomes subdiretórios podem ser qualquer coisa, desde que aderam às regras de nome de arquivo longo do sistema de alocação de arquivos Tabela de alocação de arquivos16. Espaços são permitidos.
Arquivos doaplicativo — cada aplicativo carregado consiste em dois arquivos flash e um arquivo de texto opcional, todos armazenados em um cartão SD.
Um arquivo flash representa a parte de software do exemplo e deve ser derivado de um arquivo .elf. Este arquivo flash pode ser nomeado qualquer coisa que você quiser, a única restrição é que o nome deve terminar com _sw.flash.
O outro arquivo flash representa a parte de hardware do exemplo e deve ser derivado de um arquivo .sof. Este arquivo pode ser nomeado qualquer coisa que você quiser, a única restrição é que o nome deve terminar com _hw.flash.
O arquivo de texto opcional contém informações adicionais sobre o aplicativo. No utilitário seletor de aplicativos, tocar no botão Mostrar informações enquanto sua aplicação é destacada traz uma janela mostrando o texto contido neste arquivo. O texto pode ser múltiplos parágrafos, mas não deve ser excessivo, uma vez que o seletor de aplicativos não foi projetado para percorrer grandes quantidades de texto. O nome deste arquivo de texto deve ser info.txt,ou o seletor de aplicativos não o reconhecerá.