O que é RAM do computador?

Para obter ajuda, clique no Localizador de produtos Intel para encontrar o computador mais apropriado para você.

Como funciona a RAM de computador e notebook
RAM é a sigla em inglês para memória de acesso aleatório, mas o que isso significa? A RAM do seu computador é basicamente uma memória de curto prazo, na qual os dados ficam armazenados enquanto o processador precisa deles. Não confundir com dados de longo prazo, que são armazenados no seu disco rígido e lá permanecem, mesmo quando seu computador está desligado. Sempre que você joga um game que está no disco rígido do seu computador ou faz streaming de um filme da Internet, todos os dados de que seu processador necessita para o game ou o filme ficam armazenados na RAM. Isso ocorre para que seu processador possa alcançá-los rapidamente. Quando você acaba de jogar ou de assistir ao filme e os desliga, o processador não precisa mais daqueles dados e os substitui pela próxima tarefa que você dá para ele. A RAM pode tornar seu computador lento se ela não for suficiente para o processador executar as tarefas que você solicita. Se o processador desejar carregar mais dados do que a RAM do computador puder suportar, ele terá que ficar voltando ao disco rígido ou à Internet para obter as informações novamente. É o mesmo que uma pessoa que queira pegar mais bolas de tênis do que consegue carregar; no final das contas, ela passará mais tempo pegando bolas de tênis do que jogando!

Como funciona o processador do seu computador
O processador constitui a capacidade de pensar do computador, muito semelhante à parte consciente do seu cérebro. Quanto mais rapidamente você puder responder problemas de matemática, ler e compreender as palavras em um livro, entender o significado de uma piada ou dizer com precisão ao seu corpo o que fazer enquanto pratica um esporte, mais potente é o seu cérebro. Os processadores dos computadores são a mesma coisa. Quanto mais potentes eles forem, mais rápido poderão executar tarefas com os dados (games, filmes, aplicações, etc.) que estão disponíveis no seu disco rígido e on-line. O processador do seu computador trabalha com a RAM para funcionarem como uma equipe. A RAM é como sua memória de curto prazo. Se você batesse com a cabeça e perdesse sua memória de curto prazo (sua RAM), não poderia lembrar-se de nada que aconteceu há alguns segundos. Contudo, você ainda seria capaz de raciocinar perfeitamente bem. Mas pense nisso – sem memória, você (e seu processador) teria sérias dificuldades.

Mais desempenho por um custo menor
Os produtos que você encontra no mercado atualmente em termos de PCs All-in-Onenotebooks e dispositivos 2 em 1 podem facilmente oferecer uma experiência de desempenho muito superior por um preço muito menor do que você poderia imaginar. Se estiver em dúvida se deve ou não comprar um computador novo, dê uma olhada em alguns computadores com desempenho superior disponíveis atualmente. Você terá uma surpresa agradável com o que vai encontrar.

Descubra dispositivos com processadores Intel

Libere sua criatividade e aprimore sua vida digital com dispositivos equipados para a tecnologia Intel® e otimizados para ela.

Dispositivos 2 em 1

Tenha um notebook poderoso, com tela sensível ao toque, e um tablet ultrafino e destacável, que você pode transformar para ajustá-lo à sua maneira de trabalhar e jogar nos PCs 2 em 1 acionados pela Intel.

Saiba mais

PCs All-in-one (AIO)

Descubra designs com economia de espaço que oferecem desempenho surpreendente com recursos de touchscreen nos mais modernos PCs All-in-one (AIO) com processadores Intel® Core™.

Saiba mais

Desktops

Fique menos tempo esperando e mais tempo trabalhando com desktops equipados com Intel que variam desde dispositivos de bolso até torres de alto desempenho.

Saiba mais

Notebooks

Eleve sua produtividade, criatividade e entretenimento a um novo patamar com a mais recente geração de notebooks com processadores Intel® Core™.

Saiba mais

Mini PCs

Obtenha toda a potência sem a torre. O Mini PC Intel® leva a potência do desktop ao menor dos lugares para que você possa adotar novas possibilidades.

Saiba mais