Internet das Coisas Impulsiona o Futuro do Gerenciamento de Frota

Os proprietários de frota ganham controle e visibilidade de sua frota conectada com telemática habilitada para IoT.

Resultados do Gerenciamento de Frota com Internet das Coisas:

  • A telemática de gerenciamento de frota habilitada por IoT compartilha dados entre veículos e gerentes de frota para melhorar a produtividade, a visibilidade e a manutenção.

  • Empresas de seguros, provedores de serviços de telemática, oficinas, anunciantes e passageiros beneficiam-se de mais serviços, custos reduzidos e maior eficiência de manutenção.

  • Os proprietários de frotas e condutores podem reagir de acordo com a manutenção preditiva da frota, gerenciamento de ativos, gerenciamento de condutores e muito mais.

author-image

por

O Que é Gerenciamento de Frotas e Telemática Baseados em IoT?

Os veículos de frota são a força motriz por trás do comércio e da mobilidade pública. Os gerentes de frota têm o importante papel de organizar e supervisionar veículos para fins de desempenho, manutenção e rastreamento. As soluções de telemática coletam, armazenam e analisam dados que podem ser enviados para os gerentes de frota. Esses dados ajudam os proprietários e gerentes de frota a avaliar a manutenção do veículo, a operação do condutor e o gerenciamento de carga. A IoT está transformando o gerenciamento de frotas com a capacidade de conectar veículos e capturar uma ampla variedade de dados sobre o desempenho do veículo, a rota, os passageiros e a carga.

Benefícios dos Sistemas de Gerenciamento de Frotas

A IoT no monitoramento de frotas pode ajudar a melhorar a economia, a gerenciabilidade e a visibilidade em veículos de passageiros e cargas. A mais recente telemática habilitada por IoT beneficia não apenas os condutores e gerentes de frotas, mas também empresas de seguros, passageiros e anunciantes:

  • Maior economia: dependendo do tamanho da frota, a manutenção pode custar aos proprietários milhões de dólares. Quando a telemática antevê as necessidades de manutenção de frotas, os gerentes podem corrigir ou substituir peças antes que os problemas fiquem muito caros. Os gerentes podem aumentar a economia com uma melhor eficiência das rotas e o gerenciamento da utilização de cargas. Além disso, podem reduzir os custos com combustível e diminuir o tempo ocioso quando a telemática for usada para fornecer rotas otimizadas. Os gerentes podem também ver uma redução em acidentes e roubos, o que pode reduzir os custos associados ao tempo de inatividade e aos reparos de veículos.
  • Capacidade de gerenciamento aprimorada: a telemática ajuda os gerentes de frota a monitorar condutores, o uso de veículos e as necessidades de manutenção. As soluções de pós-venda podem captar dados de telemática em uma frota diversificada em termos dos tipos e modelos de veículos. Com as frotas de veículos de passageiros, os gerentes podem ver uma contagem mais precisa dos passageiros. Eles também podem facilmente manter os sistemas de vigilância e bilhetagem dentro dos veículos.
  • Maior visibilidade e segurança de ativos: as soluções baseadas no interior dos veículos e na borda oferecem visibilidade dentro e no entorno do veículo. As transmissões de vídeo podem ser armazenadas quando necessário para o treinamento de condutores ou em caso de um acidente ou litígio. Os condutores estão também mais conscientes das condições da carga durante o transporte.

Desde as economias de custos para empresas de seguros até melhores experiências de passageiros, a telemática habilitada por IoT oferece uma variedade de benefícios para as partes interessadas além do gerenciamento tradicional de frotas.

  • Empresas de seguros: quando os veículos se envolvem em menos acidentes, as empresas de seguros pagam menos indenizações. As seguradoras também podem se beneficiar usando dados de telemática para criar resumos mais completos para seus subscritores.
  • Provedores de serviços de telemática: os provedores de serviços podem aproveitar a telemática para oferecer serviços superiores, como sistemas baseados em vídeo.
  • Anunciantes: os sistemas de infotenimento de veículos comerciais podem recomendar os próximos destinos ou produtos relevantes.
  • Oficinas: com a telemática informando a manutenção preditiva, os mecânicos e as oficinas podem trabalhar com mais eficiência.
  • Passageiros: nos sistemas de transporte público, soluções como bilhetagem sem contato, vigilância por vídeo, informações de passageiros e serviço de Wi-Fi podem melhorar a experiência do passageiro. A telemática também pode determinar quando as peças na cabine, tais como assentos ou alças, precisam de reparo ou substituição.

Dependendo do tamanho da frota, a manutenção pode custar aos proprietários milhões de dólares. Quando a telemática antevê as necessidades de manutenção, os gerentes podem corrigir ou substituir peças antes que os problemas fiquem muito caros.

Casos de Uso para Internet das Coisas no Gerenciamento de Frotas

A telemática habilitada por IoT é compatível com uma série de casos de uso para melhorar o gerenciamento de frotas. Seja melhorando a manutenção preditiva ou a operação de frota, os gerentes de frota podem sentir-se mais confiantes com ferramentas que ajudam a proteger e gerenciar seus veículos, ativos e funcionários de forma eficiente.

Gerenciamento de Condutores

Os sistemas avançados de gerenciamento de condutores, como assistência de pontos cegos e câmeras de backup, podem alertar os condutores para objetos que bloqueiam a via, pessoas que cruzam a rua ou outros veículos que trafegando perigosamente. Câmeras no interior da cabine podem alertar condutores e recomendar que eles parem e descansem quando necessário. Os dados de vídeo podem ser armazenados para uso em caso de acidente.

A IEI Integration Corporation usa o processador Intel Atom® em soluções de gerenciamento de condutores, como seu PC embarcado ITG-100AI, que usa visão computacional para monitorar a sonolência e a distração dos condutores. Esses aplicativos notificam operadores do centro de controle a respeito das condições de um condutor em tempo quase real.

O fornecedor de software IncluIT desenvolveu um sistema de gerenciamento de condutores que utiliza a Distribuição Intel do kit de ferramentas OpenVINO para detectar a fadiga dos condutores e ajudar a evitar situações potencialmente perigosas.

Manutenção de Frota

Com as mais recentes soluções de telemática, os sensores dentro do veículo detectam quando trocar o óleo, mudar as pastilhas de freio, substituir uma bateria antiga ou fazer o rodízio de pneus. Isso ajuda as equipes de manutenção a abordar quaisquer problemas com antecedência. Também ajuda a evitar motores danificados, freios defeituosos, baterias descarregadas e antigas e pneus gastos, o que provoca custos mais elevados. O trabalho de manutenção preditiva também pode melhorar a eficiência do combustível, reduzindo os custos.

Para ajudar com a manutenção preditiva, a Lanner Electronics Inc. trabalhou com a Intel para desenvolver o NVR veicular sem ventoinhas com 10 portas PoE V6S. Esta plataforma única e aberta executa várias cargas de trabalho, permitindo o acesso a câmeras, sensores e outros dispositivos. Ao convergir cargas de trabalho, os gerentes podem implantar facilmente aplicativos de manutenção preditiva e reduzir os custos de serviços de reparos.

Gerenciamento de Ativos e Carga

A telemática desempenha um papel importante na cadeia de suprimentos e na logística. Controle de temperatura, vigilância e sensores de vibração garantem que a carga permaneça segura durante o transporte. Ao monitorar e manter a temperatura do compartimento de carga do veículo, itens como alimentos, medicamentos e outros perecíveis permanecem frescos e consumíveis. Com câmeras e sensores que analisam a carga dentro e fora do veículo, as operadoras podem garantir exatamente o que deve estar no caminhão e em qual ordem. Isso também confirma se uma carga foi perdida ou roubada. Os sensores de vibração podem garantir que mercadorias frágeis permaneçam seguras e não sejam danificadas durante o transporte.

Monitoramento de Veículos

Intel® AI Builders Member viso.ai ajuda os veículos a fornecer uma visão clara do entorno com câmeras externas que podem detectar objetos, pedestres e outros veículos. As câmeras podem também gravar clipes de vídeo que podem ser usados em caso de acidentes ou para treinamento de condutores.

A Intel e parceiros do ecossistema LivNSense, Velociti e Austin Bridge & Road desenvolveram um Sistema de prevenção de colisão inteligente baseado em visão (ViCAS) que ajuda as empresas de construção a reduzir os acidentes de trabalho mediante o monitoramento de equipamentos.

Informações dos Passageiros

Sistemas de informação para passageiros em ônibus ou outros veículos de passageiros podem fornecer acesso a Wi-Fi ou oferecer informações úteis sobre rotas e serviços. Eles podem notificar passageiros se houver diretrizes de distanciamento social que devem seguir enquanto estiverem a bordo e se houver assentos confortáveis para pessoas com deficiências. Sistemas de vigilância por vídeo podem oferecer estatísticas para operadoras de ônibus sobre o número de passageiros e outros protocolos como distanciamento social e uso de máscaras. A bilhetagem sem contato pode se conectar aos ônibus para melhorar a experiência do passageiro.

Desenvolvida em parceria com a Intel e a Davra Networks, a Cisco Connected Mass Transit conecta veículos, estações de trânsito e passageiros com informações abrangentes em tempo quase real. Cada ônibus, trem e estação é equipado com sensores e dispositivos de comunicação para fornecer informações de trânsito para passageiros, bem como gravações em vídeo para funcionários de segurança.

Transporte em Ação

Os parceiros do ecossistema da Intel desenvolveram soluções prontas para o mercado para resolver desafios na manutenção de frotas, operação de veículos e gerenciamento de cargas.

  • A Viso.ai criou uma solução baseada em visão para segurança dos ativos e operação de veículos. Ao usar sensores e câmeras de 360 graus que oferecem transmissões em alta resolução, as soluções ajudam os veículos a evitar acidentes e roubos, registrando automaticamente irregularidades ao redor do veículo.
  • A solução de borda inteligente da EverFocus para transporte oferece algoritmos de comportamento do condutor, detecção de pedestres, armazenamento de vídeo e um procedimento flexível de backup para operação aprimorada do veículo.
  • A Genetec e a Intel fizeram parceria para oferecer soluções de monitoramento de frotas habilitadas por IA. Com soluções de gerenciamento de vídeo IP de alta velocidade, escalável e eficiente, a Genetec ajuda os gerentes de frotas a fornecer uma experiência positiva de passageiros, oferecendo um ambiente de viagem mais fácil e suporte a manutenção preditiva e outras soluções de pós-venda.

Tecnologias Intel® para Gerenciamento de Frotas

A Intel oferece um portfólio completo de tecnologias para habilitar a telemática e outras soluções de gerenciamento de frotas. Além do nosso ecossistema de parceiros, estamos avançando na adoção de inteligência artificial e Internet das coisas para o gerenciamento de frotas com produtos tais como nossas unidades de processamento de visão (VPUs).

Tecnologias Intel® para Gerenciamento de Frotas Baseado em IoT e Telemática
Internet das coisas e Processadores Intel® Embarcados Internet das coisas e processadores Intel® embarcados são disponibilizados em diversas opções para oferecer o desempenho de computação certo e o consumo de energia necessário para uma série de soluções em veículos e telemática.
VPUs Intel® Movidius™ As VPUs Intel® Movidius™ permitem visão em uma variedade de aplicativos, com baixo consumo de energia, o que é ideal para soluções integradas.
Distribuição Intel® do kit de Ferramentas OpenVINO™ A distribuição Intel® do kit de ferramentas OpenVINO™ simplifica o desenvolvimento de aplicativos de visão nas plataformas Intel®, incluindo VPUs e CPUs. Este portfólio permite uma série de casos de uso, desde gerenciamento de ativos e carga até o comportamento do condutor.
Redes 5G Suportadas pela Intel As redes 5G compatíveis com Intel melhorarão a telemática habilitada por IoT, enquanto garantem a transmissão de baixa latência por meio de redes sem fio.

Habilitação de Internet das Coisas e Telemática

A telemática habilitada por IoT é fundamental para o futuro do gerenciamento de frotas. Com um portfólio de tecnologias Intel® e outras soluções prontas para o mercado, os gerentes e proprietários de frotas podem sentir-se mais confiantes com uma solução que os ajude a progredir.

Disposições Legais e Isenções de Responsabilidade

As tecnologias Intel® podem exigir a ativação de hardware, software ou serviços.

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

Os custos e resultados podem variar.

Os compiladores Intel® podem ou não ser otimizados ao mesmo grau para microprocessadores que não são da Intel no caso de otimizações que não são exclusivas para microprocessadores Intel. Essas otimizações incluem os conjuntos de instruções SSE2, SSE3 e SSSE3 e outras otimizações. A Intel não garante a disponibilidade, funcionalidade ou eficácia de qualquer otimização em microprocessadores não fabricados pela Intel. Otimizações dependentes do microprocessador neste produto devem ser usadas com microprocessadores Intel. Algumas otimizações não específicas da microarquitetura da Intel® são reservadas para microprocessadores Intel. Para obter mais informações sobre os conjuntos de instruções específicos abordados por este aviso, consulte o guia do usuário do produto e o guia de referência pertinentes.