O Que Você Deve Saber Sobre a Tecnologia 5G

Uma rede móvel modernizada oferece um potencial transformador para todos os setores.

Três coisas a saber sobre o 5G:

  • O 5G está atualmente na fase inicial de implantação, com as operadoras disponibilizando o 5G de forma limitada em 2020 e de forma mais ampla até o final de 2021.

  • A maior capacidade da rede móvel e a baixa latência do 5G tornarão novas aplicações possíveis, desde fábricas e cidades inteligentes habilitadas pelo 5G a dispositivos médicos constantemente conectados.

  • O 5G representa a primeira vez em que uma rede sem fio foi criada com mais do que os telefones em mente, com a computação de borda e a Internet das coisas (IoT) se tornando vitais para o 5G desde o início.

author-image

por

5G Versus 4G

Uma nova geração de tecnologia de rede móvel está pronta para ir mais além do que suas antecessoras poderiam ter sonhado.

O que significa 5G? Em poucas palavras, 5G é uma abreviação de “5ª geração”. O padrão também pode ser chamado de 5G-NR (NR significa “novo rádio”). Se a primeira rede móvel — chamadas de voz analógicas, sem SMS, sem dados móveis ou navegação — foi a primeira geração, o 5G é seu trineto.

Quando as atuais redes móveis 4G com evolução de longo prazo (LTE) foram lançadas há quase uma década, os consumidores deram as boas-vindas a uma nova era de navegação móvel multimídia. Representando uma evolução do padrão 4G e uma revolução na tecnologia de rádio, a tecnologia 5G promete transformar a década de 2020 em uma época de conectividade e avanço tecnológico sem precedentes. Com maior capacidade e velocidade, além de uma latência ultrabaixa, o 5G impulsionará a inovação que teria sido impossível com o padrão 4G LTE.

Como o Funciona o 5G?

Todas as quatro gerações anteriores das redes móveis usaram grandes torres de celulares, com dezenas de metros de altura, exigindo grandes cargas de energia para transmitir em longas distâncias.

O 5G trabalha de forma diferente. Essa rede móvel modernizada usa uma combinação de frequências de várias bandas para maximizar a taxa de transferência. Além das grandes torres de celulares tradicionais, o 5G também usará um grande número de microcélulas muito menores para novas bandas de espectro de ondas milimétricas, criando uma ampla cobertura de rede com velocidades ultra-altas.

Benefícios do 5G

Para muitos usuários finais, a modernização do 5G se trata da velocidade. Com a velocidade prevista do 5G de até 10 Gbps, novas redes serão até 100 vezes mais rápidas do que suas antecessoras.1

Para casos de uso industriais, agrícolas e comerciais, os maiores benefícios do 5G são sua alta capacidade e atraso mínimo. Com até 5x a largura de banda disponível com o 4G,2 o 5G dará origem a novos métodos de produção e distribuição. Os testes iniciais também mostram que o 5G pode reduzir a latência da rede pela metade.3

Casos de Uso do 5G

O poder transformador do 5G atingirá quase todos os setores. Casos de uso do 5G atraentes já foram identificados nos setores de saúde, agricultura, varejo, transportes, logística e manufatura, entre outros.

Mídia e Entretenimento
A disponibilidade da banda larga permitiu mover filmes, TV e jogos para a nuvem. Agora, o 5G promete trazer experiências multimídia ainda melhores para qualquer tela, em qualquer lugar. Os usuários finais poderão desfrutar de transmissões de vídeo em 4K estáveis, experiências de realidade virtual (RV) imersivas e jogos altamente responsivos em dispositivos conectados a uma rede 5G, levando a maiores oportunidades de receita para criadores de conteúdo, provedores de serviços em nuvem e provedores de serviços de comunicação.
Manufatura
A convergência do 5G com a IA e a borda inteligente revolucionará o chão de fábrica de formas não vistas desde que Henry Ford revelou a primeira linha de montagem. Cadeia de fornecimento, gerenciamento de inventário e processos de garantia de qualidade, melhorados pela Internet das coisas e a computação de borda, aumentarão os níveis de automação e reduzirão os custos unitários.
Varejo
As lojas físicas modernas enfrentam uma batalha desigual para manter clientes devido à ofensiva do varejo on-line. Com o 5G, os varejistas do futuro impulsionarão novas experiências multicanais para os clientes. Uma maneira? Removendo a caixa registradora das transações de varejo. Ao usar câmeras habilitadas por IA com baixa latência, varejistas poderão criar uma experiência de checkout automático que é tão simples como sair da loja com o seu carrinho cheio.
Assistência Médica
Para médicos e pacientes, o 5G representa uma nova fronteira de atendimento. Imagine uma bomba de insulina portátil que usa a inteligência artificial para dar sugestões personalizadas sobre o gerenciamento da diabetes ao endocrinologista do paciente ou um desfibrilador inteligente implantado que reinicia um coração parado de forma automática e segura, e notifica instantaneamente o cardiologista do paciente com informações sobre o incidente.

Com maior capacidade e velocidade, além de uma latência mais baixa, o 5G impulsionará a inovação que teria sido impossível com o padrão 4G LTE.

Disponibilidade do 5G

Nos atuais estágios iniciais do lançamento do 5G, as implantações são limitadas em escopo e seus locais são determinados pelas operadoras individuais. Nos Estados Unidos, todos os quatro principais provedores de serviços de comunicação sem fio já possuem implantações iniciais do 5G em várias cidades. Embora a maioria das implantações envolva dispositivos móveis, algumas foram somente em redes sem fio fixas — ou seja, 5G que funciona em um ponto fixo, como o acesso à internet residencial. Fora dos EUA, provedores começaram a implantar o 5G em países incluindo a China, a Coreia do Sul, a Alemanha e a Suíça.

Embora os locais selecionados tenham uma cobertura 5G parcial, as implantações atuais são apenas o prelúdio das implantações em cidades inteiras. Analistas do setor indicam que a implantação em massa do 5G, em uma escala que o traz para uma ampla base de usuários com consumidores e empresas, deverá começar em 2021.

O futuro do 5G dependerá não apenas das implantações pelas operadoras, mas também da disponibilidade de dispositivos. De telefones celulares a sensores urbanos inteligentes, a disponibilidade mais ampla de dispositivos desenvolvidos com o 5G em mente deve começar em 2020 ou 2021, com uma ofensiva de experiências habilitadas pelo 5G a partir de 2022, à medida que novos produtos forem criados para atender às demandas emergentes da tecnologia 5G.

Produtos e Soluções 5G

As experiências do 5G dependem fundamentalmente da rede que as suporta. Como líder da computação em soluções de rede, a Intel é uma parte fundamental da implantação global do 5G, de forma muito semelhante a como nossas tecnologias são a espinha dorsal da computação em nuvem. A transformação da rede depende de um amplo ecossistema de tecnologias, com tecnologias de computação da Intel incorporadas na estrutura das redes 5G em todos os níveis.

A Intel participa em mais de 300 grupos normativos em todo o mundo e forneceu pesquisa e orientação para o padrão 5G desde sua criação. Como o 5G depende do uso do espectro em várias bandas, a Intel também foi uma defensora ativa da disponibilidade do espectro para os serviços do 5G junto a grupos e governos em todo o mundo. 4

As futuras soluções 5G dependem da escalabilidade de tecnologias de computação para acomodar a vastamente expandida taxa de transferência. Com o desempenho otimizado para cargas de trabalho, os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem avanços revolucionários capazes de atender às necessidades com uso intensivo de dados da rede 5G.

5G: Mapeando o Caminho para o Futuro

As primeiras implantações do 5G representam o início de uma enorme mudança na forma como consumidores e empresas usam as redes sem fio. Ao conectar dispositivos à nuvem mais rapidamente, com menos atraso do que nunca, o 5G expandirá drasticamente o alcance da Internet das coisas. O 5G e a Internet das coisas trabalharão juntos para habilitar mais dispositivos conectados que automatizam ainda mais processos comerciais.

Aplicações poderosas deverão emergir à medida que a computação de borda, a Internet das coisas e o 5G convergirem. Novos casos de uso revolucionários incluirão compras personalizadas em tempo real, mídia imersiva realista, realidade aumentada e robótica automatizada.

Na era do 5G, as tecnologias convergirão para habilitar a borda inteligente, a Internet das coisas e a inteligência artificial, trabalhando juntas para encantar consumidores, simplificar as operações empresariais e usar dados em escala de forma muito mais eficaz. Com tecnologias incorporadas em todos os níveis do ecossistema 5G, a Intel está liderando o caminho para aproveitar o pleno poder transformador do novo padrão 5G.

Informações de produto e desempenho

4Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer a ativação de hardware, software ou serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Consulte o fabricante ou revendedor de seu sistema ou saiba mais em intel.com.