Inteligência em qualquer lugar

Gerar uma onda transformadora de percepções que podem elevar empresas, mercados e até sociedades a níveis de realizações que só podíamos imaginar.

Percepções da borda para a nuvem

Há muito tempo, empresas confiam na computação na nuvem para ter eficiência e escala. Agora, servidores locais, gateways e terminais conectados e inteligentes estão criando novas oportunidades. A computação na borda pode ajudar empresas a cobrir o custo e a complexidade do movimento de dados e capitalizar sobre novos fluxos de dados.

O que é computação na borda?

Atualmente, modelos de negócios com frequência envolvem escritórios filiais distribuídos geograficamente, unidades de produção, pontos de varejo ou serviços. Sistemas de computação na borda colocam servidores de borda, dispositivos de borda com Internet das Coisas (IoT) e processamento de dados em muitos pontos diferentes, onde quer que os recursos forem mais necessários. Como resultado, as empresas podem convergir cargas de trabalho de análise, mídia e rede e aproximá-las de pessoas e processos que contam com elas, permitindo percepções em tempo real que podem transformar operações e experiências.

Benefícios da computação na borda

A inteligência na borda pode dar às empresas uma visão mais precisa das suas operações e proporcionar novas experiências. Tecnologias de IA e 5G da Intel estão extraindo inteligência dos dados de borda mais do que nunca, fornecendo aos dispositivos a capacidade de ver, aprender e tomar decisões de maneiras e em locais nunca antes possíveis. Essas tecnologias apenas se tornarão mais importantes à medida que se eleva o volume de dados gerados pelos dispositivos conectados.

Como a computação na borda distribuída coleta e analisa dados localmente, ela oferece muitas vantagens.

Atendendo às necessidades de privacidade e localidade de dados

A transferência de informações sensíveis ou proprietárias entre a borda e um banco de dados central apresenta potenciais riscos de segurança. A computação na borda mantém dados na fonte ou próximos a ela para ajudar a manter informações e IPs protegidos e estar em conformidade com qualquer regulamentação de localidade de dados.

Reduzindo custos de transmissão

Com dispositivos gerando mais dados do que nunca, o custo de banda larga para transmissão de dados em grande escala para a nuvem acumula. Com a computação na borda, as empresas podem escolher estrategicamente quais dados enviar para a nuvem.

Obtendo latência ultrabaixa para resultados em tempo real

Finalmente, não importa o quão rápido uma conexão de rede ou 5G possa ser, os dados levam tempo para serem transferidos em longas distâncias. Para sistemas que dependem de informações em tempo real, até mesmo alguns segundos podem significar sucesso ou falha. A computação na borda reduz a latência, resultando em sistemas mais responsivos.

Superando a complexidade

À medida que mais dispositivos geram mais dados, a infraestrutura existente, as restrições de largura de banda e os obstáculos organizacionais obstruem o caminho para extrair percepções benéficas. Além disso, não há uma solução universal que atenda a todos. Diferentes aplicações exigem diferentes tipos de computação e conectividade, e precisam atender a uma série de normas de conformidade e tecnologia.

O segredo do sucesso para obter inteligência em qualquer lugar é ter escolha, flexibilidade e colaboração efetiva.

Oportunidade disponível na borda

De 33 para 175 ZB

É esperado um crescimento de mais de 5x nos dados do mundo até 2025.1

90 ZB na borda

Estima-se que mais de 50% desses dados serão gerados na borda.1

150 bilhões de dispositivos de borda

É esperado um aumento de 10x no processamento de dados em tempo real.1

Tecnologias Intel® para dispositivos de borda

Dispositivos inteligentes projetados para trabalhar bem em ambientes na borda estão disponíveis em muitas formas para acomodar diferentes cenários: desde câmeras até drones, de PCs até sinalizações digitais. Com frequência, os dispositivos possuem tecnologias integradas para processar os dados que coletam. Ao colocar inteligência e capacidades de análise nos próprios dispositivos, as implantações de borda fornecem informações significativas quase instantaneamente.

Saiba mais ›

Trazendo a inteligência à vida

Atualmente, soluções baseadas na arquitetura Intel® permitem inteligência da borda para a nuvem, empoderando empresas de todos os segmentos. Essas soluções melhoram os fluxos de trabalho existentes e ajudam as empresas a inovar com novos serviços e modelos de envolvimento com o cliente.

Assistência médica

Em hospitais modernos, dispositivos com IoT monitoram a saúde e os sinais vitais de pacientes com extrema precisão. Se os dispositivos detectarem uma anomalia, como um ritmo cardíaco incomum, o sistema pode alertar a equipe médica.

Descubra como

Industrial

Nas fábricas, os sistemas de visão de máquina operados por IA podem rapidamente identificar mudanças no ambiente operacional para detectar anomalias e melhorar a segurança dos trabalhadores.

Leia mais

Varejo

Em lojas de varejo, uma combinação de dispositivos IoT, câmeras, IA e computação na borda podem realizar tarefas complexas, por exemplo, interpretar atividades do cliente para informar onde os funcionários devem estocar produtos nas prateleiras para aumentar as vendas.

Explore

Nuvem visual e mídia

Com o crescimento das cargas de trabalho de computação visual e mídia, provedores de serviços em nuvem, provedores de serviços de comunicação e empresas estão repensando a maneira como distribuem recursos de computação da borda para a nuvem, a fim de oferecer um melhor suporte ao consumo de conteúdo e outras experiências visuais.

Veja como

Computação na borda e na nuvem

Computação na borda e na nuvem

Apesar de a computação baseada na borda distribuída ser excelente em muitos cenários, a computação na nuvem ainda exerce um papel importante. Na verdade, a borda e a nuvem complementam uma à outra.

A computação na nuvem e os centros de dados oferecem excelente suporte para armazenamento de dados e cargas de trabalho de computação que não exigem percepções em tempo real. Por exemplo, uma empresa pode escolher a computação na nuvem para designar processamento e análise de dados a longo prazo ou cargas de trabalho intensivas, como treinamento de IA.

No entanto, a latência de conexões entre os dispositivos na nuvem e na borda tornam a computação na nuvem inviável para cenários em que as empresas precisam de percepções em tempo real. Nesses casos, uma estratégia de nuvem na borda oferece um valor exclusivo.

Leia sobre a nuvem na borda ›

Explore a computação na nuvem ›

IA na borda

IA na borda, com tecnologia Intel

O amplo portfólio da Intel de hardware e software para IA na borda oferece a mais robusta opção para atender a diversos requisitos de desempenho, potência e preço, permitindo praticamente qualquer caso de uso em qualquer mercado.

Explore a IA na borda 
 

Borda e rede 5G

5G e a borda: uma combinação revolucionária

A rede móvel de 5ª geração, 5G, promete iniciar uma revolução na conectividade. Ao permitir transmissão de dados mais rápida e com menor latência a partir de mais dispositivos, a 5G permitirá a computação na borda, aproximando inteligência e análise aos pontos onde são necessárias, juntamente com armazenamento e serviços distribuídos estrategicamente.

Aplicações poderosas são esperadas à medida que IoT, IA e 5G convergem. Novos casos de uso revolucionários incluirão compras personalizadas em tempo real, mídia imersiva realista, realidade aumentada e robótica automatizada.

Leia mais ›

Soluções com tecnologia Intel

A Intel tem o ecossistema inteligente de borda

A oferta completa de soluções de hardware, software e rede da Intel ajuda a obter inteligência em qualquer lugar, da borda para a nuvem. O nosso ecossistema ajuda a atender às diversas necessidades na borda reunindo uma rede global de desenvolvedores e provedores de tecnologia para colaborar com clientes empresariais em soluções revolucionárias.

A Intel oferece um portfólio incomparável de computação, software, ferramentas para desenvolvedores e outras tecnologias otimizadas para cargas de trabalho existentes e emergentes na borda. Tendo a Intel como parceira, as empresas obtêm acesso a uma seleção incomparável de soluções escaláveis e prontas para implantação.

Descubra soluções ›

Mais recursos para a borda inteligente

Descubra como o portfólio e o ecossistema da Intel podem ajudá-lo a desenvolver e implantar soluções de borda, incluindo IA na borda.

Internet das coisas

Dispositivos IoT oferecem coleta de dados rápida e inteligente na borda.

Saiba mais

Benefícios da computação na borda

Implantações de borda inteligentes podem ajudar a alavancar a sua empresa de várias maneiras.

Assista ao vídeo

O que é visão de computador?

A visão de computador utiliza aprendizado profundo para analisar vídeos e imagens para reconhecimento de objetos e colocar essas informações para trabalhar de modo inteligente.

Leia mais

Kit de ferramentas da Distribuição Intel® OpenVINO™

Esse kit de ferramentas ajuda a simplificar a implantação de aplicativos de visão e aprendizado profundo enquanto otimiza o desempenho.

Saiba mais

Avisos e isenções de responsabilidade

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor de seu sistema, ou saiba mais em intel.com.

Os cenários de redução de custos descritos destinam-se a servir de exemplos de como um determinado produto baseado na Intel®, dentro das circunstâncias e configurações especificadas, pode afetar custos futuros e oferecer economia de custos. As circunstâncias vão variar. A Intel não garante nenhum custo ou redução de custo.

Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias.

© Intel Corporation

Informações de produto e desempenho

1Relatório do IDC: A digitalização do mundo da borda para o núcleo (nov 2018).