Prepare sua Rede para o Futuro

Construa agora a borda de rede para fornecer os recursos necessários para as novas aplicações de borda.

Pontos principais sobre a borda de rede

  • Mover o poder de computação para perto do ponto de criação de dados ou entrega de serviços, por meio de infraestruturas físicas ou baseadas em software na borda da rede, pode ajudar a otimizar o desempenho do sistema e permitir o fornecimento em tempo quase real de insights acionáveis.

  • Para oferecer recursos para casos de uso novos e futuros em comunicações, agora é a hora de construir a sua infraestrutura de rede na borda.

  • A Intel oferece um conjunto completo de silício, software e ferramentas para infra-estrutura de borda de rede para atender às necessidades de custo, desempenho e tempo de resposta do mercado.

author-image

por

O Valor de uma Borda de Rede Agil

Os prestadores de serviços enfrentam a assustadora tarefa de oferecer serviços competitivos e diferenciados. As aplicações atuais com uso intenso de dados e sensíveis à latência exigem maior desempenho. E quando se trata dos serviços inovadores do futuro, os prestadores de serviços precisam se adaptar rapidamente aos padrões em evolução.

As redes existentes que dependem principalmente de um modelo consolidado de computação em nuvem e armazenamento de dados ou de infraestrutura física de função fixa são desafiadas a fornecer a capacidade de resposta em tempo quase real econômica exigida pelos casos de uso existentes. Nos próximos anos, essas redes também precisam melhorar a escalabilidade para suportar o rápido crescimento no número de sensores e dispositivos, que deverá chegar a 50 bilhões até 20221, e nos volumes de dados, que deverão crescer para 175 zettabytes até 20252.

Para corresponder às expectativas do cliente e, ao mesmo tempo, controlar o investimento de capital e custo operacional, as infraestruturas de rede precisam ser transformadas para se tornarem mais ágeis, escalonáveis e inteligentes. Uma infraestrutura atualizada pode se ajustar para atender às demandas de sistemas variáveis — oferecendo menor latência, rendimento melhorado e maior confiabilidade — e permitir a capitalização de cada ponto de dados na rede, levando a novas oportunidades de fluxo de receita e insights.

Combinar o poder da computação de borda com uma infraestrutura de software pronta para a nuvem é essencial para essa infraestrutura modernizada. Otimizar o posicionamento das cargas de trabalho em recursos físicos compartilhados pode ajudar a oferecer maiores retornos.

Benefícios da Computação na Borda da Rede

Posicionar a computação na borda da rede possibilita gerenciar de forma inteligente o posicionamento da carga de trabalho e oferece benefícios operacionais importantes:

  • Aumento de velocidade e menor latência. A movimentação do processamento e análise de dados para a borda ajuda a acelerar a resposta do sistema, permitindo transações mais rápidas e experiências melhores que podem ser vitais em aplicações em tempo quase real.
  • Gerenciamento aprimorado de tráfego de rede. Minimizar a quantidade de dados enviados pela rede para a nuvem pode reduzir a largura de banda e os custos de transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.
  • Maior confiabilidade. A quantidade de dados que as redes podem transmitir por vez é limitada. Para locais com conectividade ruim à internet, o armazenamento e processamento de dados na borda melhora a confiabilidade quando a conexão com a nuvem é interrompida.
  • Recursos de segurança aprimorados. Uma solução de computação de borda pode ajudar a aumentar a segurança dos dados limitando sua transmissão pela internet. Na área da saúde, por exemplo, também pode haver requisitos locais ou regionais para limitar o armazenamento ou a transmissão de dados pessoais.
  • Agilidade e escalabilidade. Com a capacidade de distribuir estrategicamente a computação pela rede, as empresas podem garantir que as aplicações se estabeleçam no lugar de maior valor e façam o melhor uso de seus recursos. Isso abre uma variedade de oportunidades, como estabelecer novos serviços, direcionar a entrega de serviços entre mercados localizados ou expandir a capacidade sem a necessidade de abrir um novo data center.

Considerações para a Rede de Borda

A borda de rede fica dentro da sua rede, no lado de fora do seu núcleo. Inclui locais convergentes, como data centers regionais, escritórios centrais de próxima geração (NGCOs), pontos de acesso wireline fixos e redes de acesso via rádio (RANs). A borda da rede também pode incluir locais físicos, como equipamentos universais em instalações de clientes (uCPE), que permitem que múltiplas cargas de trabalho, como redes de longa distância definida por software (SD-WAN) e aplicações empresariais, sejam hospedadas em um único dispositivo de computação de borda.

A transformação da borda de rede consiste na otimização do sistema e habilitar o aumento do controle sobre o gerenciamento de tráfego, incluindo como e onde processar e transmitir dados no nível do pacote de dados.

Os prestadores de serviços já adotaram a virtualização (SDN) e funções (NFV) para trazer flexibilidade às suas redes, mas essa abordagem pode ser ainda mais ampliada. A adoção de práticas de gerenciamento em nuvem e a implementação de uma vantagem definida por software podem trazer maior agilidade operacional e eficiência de recursos.

Combinar funções de rede fixa e móvel regionais em um novo escritório central, implantar redes sem fio privadas ou garantir soluções seguras de equipamentos universais em instalações de clientes (uCPE) empresariais exigirá um equilíbrio cuidadoso de desempenho e agilidade.

Histórias dos Clientes

Os provedores de serviços e as indústrias estão aproveitando a experiência e as tecnologias Intel® para fazer implantações de rede de ponta. A Intel ajuda a reunir os produtos, o ecossistema e o conhecimento para acelerar soluções comerciais na borda.

Por exemplo, a Verizon fez uma parceria com a Intel, Samsung e Wind River para implantar a primeira sessão de dados 5G de ponta a ponta totalmente virtualizada do mundo em uma rede comercial, comprovando a facilidade proporcionada pela tecnologia RAN virtualizada.

A Intel também ajudou a Lumen (anteriormente CenturyLink) a desenvolver uma rede que oferece alto desempenho e economia de energia. Trabalhando em conjunto com a Intel e utilizando os processadores escaláveis Intel® Xeon®, a Lumen deu mais flexibilidade para sua entrega de serviços personalizando o desempenho respeitando os limites da pegada ecológica energética.

Soluções Intel® para Redes na Borda

A Intel oferece um conjunto completo de silício, software e ferramentas para infra-estrutura de borda de rede para atender a necessidades de custo, desempenho e tempo de resposta do mercado.

  • Reduza os custos a longo prazo e, ao mesmo tempo, proporcione inovação de serviços de borda. Crie uma rede de borda ágil na RAN, na borda local da empresa, no escritório central e nos data centers regionais. Misture CPUs prontas para uso e otimizadas para rede com uma ampla variedade de aceleradores ASIC e SmartNIC em rede, incluindo dispositivos estruturados Intel® eASIC™ e plataformas Intel® FPGA SmartNIC totalmente programáveis. Consolide várias cargas de trabalho diferentes em um único dispositivo com processadores Intel® Xeon® D-1700 e D-2700, que podem executar várias máquinas virtuais, sistemas operacionais e sistemas de controle. Converta qualquer local em um micro data center definido por software com as nossas ofertas de baixo consumo de energia, temperatura estendida e longo tempo de vida útil em gabinetes hiperconvergentes que oferecem os serviços de latência visual, IA e abaixo dos 20 milissegundos mais exigentes. Explore soluções.
  • Rede de alto desempenho inovadora e de baixo custo. Novas tecnologias como o Protocolo de tempo de precisão na linha de adaptadores de rede Ethernet Intel® trazem maior precisão de sinalização de sincronização IEEE 1588 PTP para Ethernet e a plataforma de borda com TCO mais baixo do que as abordagens baseadas em dispositivos de hardware existentes. Os comutadores de rede programáveis Intel® Tofino™ ajudam a descarregar os serviços CDN e oferecem suporte ao particionamento de rede. Nativos de borda Os transceptores fotônicos de silício 100G em estações base escalam facilmente para serviços visuais e de IA. Os processadores Intel® Xeon® D-1700 e D-2700 suportam redes e periféricos com alta largura de banda, bem como aceleração de IA integrada para conectividade de nível de servidor na borda e em aplicações robustas.
  • Faça parte do mercado mais rapidamente com um ecossistema maduro de fornecedores e soluções certificados. O programa Intel® Network Builders permite que mais de 400 membros ofereçam cargas de trabalho, plataformas de software e casos de uso emergentes otimizados para demandas de borda de rede. Essas soluções reduzem as barreiras da implantação de funções de rede em contêiner. As Soluções Intel® Select também oferecem um percurso de implantação mais rápido e mais eficiente para configurações de infraestrutura comprovadas e confiáveis que suportam as melhorias das redes virtuais.
  • Rigorosa inovação em segurança de rede para prevenção contra novas ameaças na borda. A tecnologia projetada para segurança da rede continua a avançar. Exemplos incluem FPGAs com Intel® Platform Firmware Resilience (Intel® PFR) e adaptadores de rede Ethernet Intel® com recursos de resiliência de plataforma, que expandem bastante a proteção de imagem da BIOS e do firmware. Os novos recursos Intel® Software Guard Extensions (Intel® SGX) ajudam a proteger dados em uso, não apenas em trânsito ou em repouso. Os processadores Intel® Xeon® D-1700 e D-2700 oferecem medidas de segurança baseadas em hardware, incluindo Intel® Boot Guard e Intel® Total Memory Encryption (Intel® TME).
  • Software aberto para acesso a todos os pontos de controle de rede. O Intel® Smart Edge Open é um kit de ferramentas MEC de código aberto que possibilita plataformas de borda otimizadas e de alto desempenho para integração e gerenciamento de aplicações e funções de rede com agilidade semelhante à nuvem em qualquer tipo de rede. A Converged Edge Reference Architecture (CERA) também pode ser usada para ajudar a acelerar o tempo de lançamento no mercado, resultando em plataformas de serviço prontamente implantáveis e alinhadas verticalmente. A Intel também contribui para diversas organizações de padrão aberto, fomentando padronizações em todo o setor para impulsionar as redes adiante.

A Intel Potencializa a Borda de Rede

A demanda sem precedentes por redes existentes para oferecer experiências excepcionais e serviços inovadores aos clientes exige uma mudança para uma infraestrutura mais ágil e escalável. A Intel oferece um caminho rápido e eficaz para projetar e implantar soluções que atendam às necessidades comerciais em termos de custo, desempenho e tempo de colocação no mercado.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

A borda de rede fica dentro da sua rede, no lado de fora do núcleo. Inclui locais convergentes, como data centers regionais, escritórios centrais de próxima geração (NGCOs), pontos de acesso wireline fixos, estações base de acesso sem fio e redes de acesso via rádio (RANs). Também pode incluir locais físicos, como dispositivos uCPE, onde várias cargas de trabalho, como redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) e aplicações empresariais, podem ser hospedadas em um único dispositivo de computação de borda.

Computação de borda se refere ao processamento, análise e armazenamento de dados mais próximo de onde são gerados em uma rede. Isso ajuda a permitir análise e resposta rápidas em tempo quase real, criando o potencial para monetizar dados, oferecer novos serviços e economizar tempo e dinheiro em operações.

A combinação de computação de borda com infraestrutura de rede modernizada permite o posicionamento de redes de nível de data center, poder computacional e recursos de armazenamento de dados na borda da rede e mais perto do ponto de criação e consumo de dados. Isso gera oportunidades para capitalizar os dados em cada ponto da rede e agir mais rapidamente na fonte deles, resultando em maior desempenho, economia operacional e acesso a novos fluxos de receita.

Espera-se que o 5G traga uma baixa latência sem precedentes e alta largura de banda às redes móveis. Embora o 5G e a computação de borda possam ser usados de forma independente, eles são mais fortes quando usados em conjunto para minimizar a latência e aumentar o desempenho da aplicação. O uso do 5G acelerará aplicações e casos de uso existentes e também pode viabilizar, pela primeira vez, novos tipos de aplicações de dados intensivos.

A rede de longa distância definida por software (SD-WAN) é uma tecnologia de rede que permite que filiais empresariais acessem serviços e aplicativos em uma nuvem pública. Isso oferece maior conveniência e eficiência em comparação com antigas conexões de linha privada.

Espera-se que o 5G traga uma baixa latência sem precedentes e alta largura de banda às redes móveis. Embora o 5G e a computação de borda possam ser usados de forma independente, eles são mais fortes quando usados em conjunto para minimizar a latência e aumentar o desempenho da aplicação. O uso do 5G acelerará aplicações e casos de uso existentes e também pode viabilizar, pela primeira vez, novos tipos de aplicações de dados intensivos.

A rede de longa distância definida por software (SD-WAN) é uma tecnologia de rede que permite que filiais empresariais acessem serviços e aplicativos em uma nuvem pública. Isso oferece maior conveniência e eficiência em comparação com antigas conexões de linha privada.

Informações de produto e desempenho

1

Juniper Research, junho de 2018, “Conexões de IoT crescerão 140% e atingirão 50 bilhões até 2022, enquanto a computação de borda acelera o ROI", comunicado de imprensa.

2

IDC, novembro de 2018, “A digitalização do mundo da borda ao núcleo” por David Reinsel, John Gantz, John Rydning.