A 4ª geração do Intel Xeon supera a concorrência em cargas de trabalho do mundo real.

Após testes intensivos de confronto direto, a Intel se orgulha de ter um desempenho superior em cargas de trabalho críticas, como IA, e oferece um custo total de propriedade geral mais baixo.

• 12 de junho de 2023

• Baixe imagem de tamanho completo

Com o lançamento de processadores escaláveis Intel® Xeon® da 4ª Geração em janeiro de 2023, a Intel entregou avanços significativos em desempenho com os motores aceleradores líderes do setor da Intel e melhorou o desempenho por watt em cargas de trabalho importantes, como IA, análise de dados, computação de alto desempenho (HPC) e outras. O setor tomou conhecimento: a Xeon da 4ª Geração viu uma rampa rápida, adoção global e desempenho de liderança em uma infinidade de cargas de trabalho críticas para uma ampla gama de casos de uso empresarial.

Hoje, após semanas de testes rigorosos e abrangentes de confronto direto com os processadores competitivos mais comparáveis, a Intel está compartilhando resultados convincentes que vão muito além dos simples benchmarks da indústria.

"Dissemos isso no lançamento e agora temos dados concretos para comprovar que é verdade: a 4ª geração do Xeon está liderando a indústria no fornecimento de energia para as cargas de trabalho que mais importam para os clientes", disse Lisa Spelman, vice-presidente corporativa e gerente geral dos Produtos Intel Xeon. "Assim como em qualquer notícia credível, pontos de prova baseados em dados ajudam a dissipar concepções equivocadas e demonstrar o valor contínuo e a liderança do Xeon em relação à concorrência."

No cenário de computação convencional, tempo mais rápido para obter insights e acesso aos dados.

As soluções mais comumente implantadas no mercado são entregues em contagens de núcleos de médio porte, um segmento onde o desempenho por núcleo, consumo de energia e taxa de transferência são indicadores críticos de desempenho chave. Sabendo disso, a Intel comparou um processador Xeon de 32 núcleos da 4ª geração com a melhor opção de 32 núcleos da concorrência no segmento principal.

Benchmarks de propósito geral, como o SPEC CPU, são importantes, mas não contam toda a história do desempenho para os clientes cujas necessidades de carga de trabalho continuam a evoluir. A realidade é que em cargas de trabalho que são mais importantes para os clientes, como banco de dados, redes e armazenamento, o Xeon supera facilmente a concorrência ao oferecer maior desempenho de CPU, maior desempenho por watt e menor custo total de propriedade (TCO) geral. Além disso, os clientes veem benefícios importantes em termos de sustentabilidade, como a redução no número de servidores, no consumo de energia da frota e nas emissões de CO.

Aumento da eficiência da IA melhora a experiência do cliente e impulsiona o crescimento da receita.

O Xeon é arquitetado para IA, e o investimento da Intel em software permite e otimiza a IA em todos os principais frameworks, bibliotecas e tipos de modelos. Os testes da Intel demonstram sua contínua liderança em CPU em cargas de trabalho de IA, aproveitando sua tecnologia de ponta de aceleração de hardware, as Extensões Avançadas de Matriz da Intel (Intel AMX).

Mais núcleos nem sempre são a resposta para alcançar um desempenho ideal. Intel® AMX permite que a Xeon da 4ª Geração escale a uma taxa incrível, além do que é possível com a contagem de núcleos sozinho. Essa avançada engine de IA da Intel está incorporada em cada núcleo do Xeon, algo que a concorrência não possui e seus clientes não podem se beneficiar.

A liderança em HPC oferece um desempenho superior para modelagem, previsão e simulações preditivas.

Ao testar cargas de trabalho de HPC específicas da indústria, a Intel colocou em confronto seu processador Intel® Xeon® CPU Max Series de 56 núcleos.

processador com Intel® AVX-512 contra a oferta de 96 núcleos de 96 núcleos da concorrência. Ao combinar o melhor em capacidade de computação com alta largura de banda de memória e motores HPC da Intel, os processadores Xeon Max oferecem uma vantagem de desempenho de 40% sobre a concorrência em muitas cargas de trabalho reais de HPC, como modelagem de sistemas terrestres, energia e manufatura.

Mais: processadores escaláveis da 4ª Geração Intel Xeon | Parceiros que aceitam processadores escaláveis da 4ª Geração Intel Xeon | Intel Xeon cpu max série (página do produto) | Intel AI Guia de início rápido de otimizações | Processadores escaláveis Intel Xeon da 4ª Geração (Kit de imprensa)

Notas de rodapé: consulte notas de rodapé de desempenho para cargas de trabalho e configurações. Os resultados podem variar.