Dia da Terra na Intel

A sustentabilidade é a base dos negócios da Intel por meio de sua fabricação, produtos e pessoas.

• 22 de abril de 2024

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, descreveu recentemente sua ambição para tornar a Intel a foundry mais sustentável, observando que esta jornada só é possível quando a Intel trabalha com outras empresas. É por isso que a Intel reuniu mais de 140 organizações — corporações, academias, governos, organizações não-governamentais (ONGs), grupos e outras — para o primeiro Intel Sustainability Summit  global em março. O objetivo era unir esforços para reduzir o impacto ambiental da cadeia de valor de semicondutores, incluindo a transição para químicas sustentáveis, padronizando metodologias de pegada de carbono e desenvolvendo roteiros complementares zero líquidos. A Intel reconhece que a sustentabilidade é uma conversa contínua para gerar novas ideias e ações que impulsionam o setor.

"Estamos em uma missão para fornecer uma cadeia de fornecimento globalmente equilibrada que seja resiliente, confiável e sustentável", disse Keyvan Esfarjani, diretor de operações globais da Intel. "Ao celebrarmos o Dia da Terra, somos lembrados de nossa responsabilidade como líderes do setor" Estamos comprometidos em criar produtos mais eficientes em termos energéticos, reduzindo a pegada ambiental global do nosso setor e capacitando os funcionários a retribuir em suas comunidades em todo o mundo."

A Intel entende que o Dia da Terra não é um momento no tempo, mas sim uma conversa contínua que permite que a empresa e seu ecossistema sejam o catalisador de um futuro mais verde. A dedicação da Intel ao meio ambiente está enraizada em suas operações, produtos e pessoas, pois ela continua a cumprir, superar e definir novas metas audaciosas para atingir suas  metas para 2030, 2040 e 2050.

Conforme a Intel continua a expandir as operações, sua dedicação para utilizar recursos de forma responsável permanece inalterada. Em março, a Intel divulgou seu Relatório de Progresso da Restauração de Água detalhando os projetos de restauração que financiou em suas bacias hidrográficas locais. Este trabalho, aliado aos esforços eficientes de gestão e reutilização de água da empresa e à colaboração com os municípios, resultou na Intel alcançar água líquida positiva na Costa Rica, Índia, México e EUA em 2023.

A Fab 34 da Intel na Irlanda recebeu recentemente a certificação de ouro LEED® pelo Conselho Verde de Construção dos EUA e possui edifícios que aproveitam o poder do calor em vez de expulsá-lo. Os edifícios usam uma proporção de 9-1 de calor gerada através da recuperação de calor em comparação com o calor gerado por métodos tradicionais, como o uso de combustíveis fósseis. Em vez de remover o calor do equipamento através de torres de resfriamento, ele é capturado e direcionado para processos de produção, o que significa que o calor recuperado é usado para ações como manter os edifícios quentes durante o tempo frio. As medidas de recuperação térmica bem-sucedidas estão sendo usadas em operações existentes, incluindo no Novo México, Israel, Oregon e Arizona, e serão incluídas nas novas instalações da Intel em Ohio, Alemanha e Polônia.

Em linha com o Plano de Ação de Transição Climática da Intel, a empresa espera que esses esforços ajudem a reduzir o uso de gás natural, pois trabalha para alcançar zero emissões de gases de efeito estufa em todas as suas operações até 2040.

Para permitir um futuro de computação mais sustentável, a Intel também está fazendo um progresso significativo no fornecimento de produtos, softwares e soluções mais eficientes. Isso estende-se ao compromisso da Intel de promover a IA de forma responsável, que inclui trabalhar para que a IA seja construída e implantada de forma segura, sustentável e ética. A importância deste trabalho é agravada à medida que a proliferação da IA vem com demandas crescentes por energia e água.

No data center, os aceleradores de IA Intel Gaudi e CPUs Xeon estão permitindo vastas eficiências para ajudar os clientes a alcançar suas metas de sustentabilidade. O próximo acelerador de IA Gaudi® 3 da Intel é projetado para oferecer uma taxa de transferência de inferência 50% mais rápida e uma eficiência energética de inferência 40% maior do que a Nvidia H100, a uma fração do custo. Além disso, os processadores Intel® Xeon® 6 da próxima geração da Intel com mecanismos aceleradores integrados para IA dobrarão a quantidade de capacidade de IA por metro quadrado do espaço de data center1. Isso significa que os operadores de data center podem obter mais computação a partir de seu espaço de data center, permitindo uma redução no uso de servidores e energia. Além disso, a telemetria avançada Xeon 6 permite monitoramento e controle do consumo de eletricidade e emissões de carbono para reduzir a pegada de carbono operacional.

Para aumentar ainda mais a sustentabilidade do data center, a Intel e a Shell têm trabalhado para promover o desempenho, a segurança e a confiabilidade da tecnologia de resfriamento por imersão. O resfriamento por imersão permite reduzir o consumo de energia e água do data center em comparação com o resfriamento de ar tradicional. Com base nos resultados iniciais bem-sucedidos de testes nos Laboratórios avançados de desenvolvimento de data center da Intel, a Intel está concedendo aos fluidos de resfriamento por imersão (S5 LV) da Shell uma certificação preliminar exclusiva e realizará testes completos com produtos da Intel este ano.

A Intel também introduziu sua nova família de processadores Intel® Core™ Ultra, que alimenta as plataformas de Intel® Evo™ e Intel vPro® para designs para consumidores e comerciais. As edições mais recentes dos notebooks Intel Evo com tecnologia Intel Core Ultra exigem um mínimo de prata da Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produto Eletrônico (EPEAT), que impulsiona o projeto de PC responsável e sustentável. E um único uso de Intel vPro para apoiar um PC remotamente, em vez de enviar um técnico via caminhão, pode economizar emissões de carbono equivalentes a dois anos de uso desse PC.

Em todo o mundo, os funcionários da Intel estão comprometidos em construir um futuro mais brilhante e sustentável. Neste Mês da Terra, a Intel está sediando mais de 20 projetos de voluntariado em sete países, incluindo remoção de espécies invasoras com organizações de conservação, coleta de resíduos eletrônicos para reciclagem e limpeza de lixo.

Na Índia, os funcionários participaram de atividades para cuidar de seu ambiente local. Isso inclui o “plogging”, em que os funcionários da Intel trabalham com funcionários de outras organizações para limpar as comunidades vizinhas enquanto correm. Em 2023, os funcionários da Intel também plantaram cerca de 4.000 mudas em Bengaluru e Hyderabad. E realizaram orientações de conscientização sobre sustentabilidade da comunidade sobre conservação de energia e água e reciclagem de lixo eletrônico.

Na Polônia, os funcionários estão entusiasmados com os esforços para mitigar a pressão sobre o planeta. Em 2023, sob a Operação Rio Limpo, em tradução livre, voluntários removeram quase 4 toneladas de lixo para ajudar a limpar as vias navegáveis da área.

A Intel reconhece que a sustentabilidade é a base de suas metas de negócios, razão pela qual vincula as métricas de sustentabilidade ao bônus de desempenho anual em toda a empresa. Os funcionários são recompensados por seus esforços para ajudar a Intel a alcançar seus compromissos de sustentabilidade. Desde 2008, a Intel vincula uma parte da remuneração de executivos e funcionários a fatores de responsabilidade corporativa em seu Bônus de Desempenho Anual (APB, na sigla em inglês). Em 2023, a Intel atingiu suas metas de APB de sustentabilidade operacional, incluindo 95% de eletricidade renovável, redução de 130.000 toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa, restauração e conservação de 12 bilhões de litros de água e descarte de menos de 5% de resíduos em aterros.

A Intel divulgará seu relatório anual de Responsabilidade Corporativa em 7 de maio, marcando 30 anos de seu compromisso em relatar de forma transparente seu progresso ambiental.

1 baseado em projeções arquitetônicas em 14 de fevereiro de 2023 em comparação com plataformas da geração anterior. Os resultados podem variar.