intel newsroom

Intel faz investimentos importantes para avançar em sustentabilidade para Data Centers

Novo mega laboratório de US$ 700 milhões e a primeira solução de resfriamento líquido de imersão de propriedade intelectual aberta do setor para se concentrar em soluções inovadoras e eficientes em termos de energia.

Baixe todas as imagens (ZIP, 7 MB)

Novidade: Hoje, a Intel anunciou dois novos investimentos em seus esforços contínuos para criar soluções tecnológicas de data center mais sustentáveis. Primeiro, a Intel apresentou planos de investir mais de US$ 700 milhões para um mega laboratório de pesquisa e desenvolvimento de última geração de 200.000 metros quadrados, focado em tecnologias inovadoras de data center e abordando áreas como aquecimento, resfriamento e uso de água. Além disso, a Intel apresentou a primeira solução de imersão líquida de imersão e design de referência da indústria de tecnologia. Com a prova inicial de design, do conceito iniciada em Taiwan, a Intel pretende simplificar e acelerar a implementação de soluções de resfriamento líquido de imersão em todo o ecossistema globalmente.

"A dedicação da Intel às suas parcerias globais é evidente com esses anúncios de hoje. O futuro do design de data center é baseado em tecnologias e práticas inovadoras e sustentáveis, e estou orgulhoso do trabalho que estamos fazendo todos os dias para ajudar a tornar um futuro sustentável uma realidade."

– Sandra L. Rivera, vice-presidente executiva da Intel e gerente geral da área de Datacenter e IA

O que isso significa: Esses dois investimentos representam os esforços contínuos da Intel para reunir o ecossistema tecnológico para abordar questões ambientais globais críticas.

O novo mega laboratório será focado em áreas como resfriamento de imersão, eficácia do uso da água e recaptura e reutilização de calor. A construção do laboratório começará neste ano no campus da Fazenda Jones em Hillsboro, Oregon, com abertura esperada para o final de 2023. Além disso, o laboratório qualificará, testará e habilitará o portfólio de produtos de data center da Intel, incluindo Intel® Xeon®, Intel® Optane™, interfaces de rede e equipamentos de computação, FPGAs Intel® Agilex™, arquitetura , aceleradoras Habana e produtos futuros em desenvolvimento  O laboratório também sediará um showroom tecnológico para clientes e parceiros observarem e testarem produtos Intel em uma variedade de ambientes de data center em laboratório, em um esforço para acelerar a adoção dessas novas tecnologias em todo o ecossistema.

A primeira solução de resfriamento líquido e o design de referência de imersão líquida do data center com OPEN IP é uma solução de resfriamento total aberta, fácil de implantar e facilmente escalável. Ele permitirá que os parceiros acelerem a introdução de soluções Intel em resposta à tendência de aumentar a densidade de energia do data center para aumentar a eficiência operacional. A solução inicial e a prova de design do conceito serão concluídas em parceria com a Intel Taiwan e em todo o ecossistema taiwanês em uma abordagem em fases, com planos de escalar globalmente. A Intel continuará trabalhando com parceiros para desenvolver e validar soluções relacionadas.

Por que isso importa: Os data centers representam aproximadamente 1% da demanda global de eletricidade e respondem por cerca de 0,3% das emissões globais de carbono1. A padronização de tecnologias de resfriamento e P&D para futuras inovações reforça o compromisso da Intel com soluções tecnológicas mais sustentáveis. Pesquisas mostram que o resfriamento da imersão com o reuso de energia poderia reduzir as emissões de carbono em 45% em comparação com o uso tradicional de data centers2.

Esses Pesquisas mostram que o resfriamento da imersão com reutilização de energia poderia reduzir as emissões de carbono em 45% em comparação com o uso tradicional de data centersse baseiam no compromisso anunciado anteriormente da Intel eEsses esforços se baseiam no compromisso anunciado anteriormente pela Intel em trabalhar com clientes e parceiros do setor para criar soluções tecnológicas mais sustentáveis. A pesquisa e o desenvolvimento dessas tecnologias emergentes têm o poder de mudar fundamentalmente a forma como os data centers são construídos e operados.

Mais contexto: Intel se compromete com emissões líquidas de gases de efeito estufa em suas operações