Relatório de Responsabilidade Corporativa 2022-23 - Carta do CEO

Carta do CEO da Intel, Pat Gelsinger, sobre o progresso da empresa em Responsabilidade Social Corporativa (CSR) em 2022-23.

• 11 de maio de 2023

Os últimos anos demonstraram como a tecnologia é central em todos os aspectos da existência humana. Os semicondutores impulsionam as tecnologias essenciais em um mundo que está se tornando cada vez mais digital.

2022 foi um ano desafiador para a Intel. Continuamos a operar em um mercado desafiador, ao mesmo tempo, em que buscamos nossa transformação plurianual. Para superar esses desafios, permanecemos comprometidos com os mais altos padrões éticos e usamos nossos recursos e engenhosidade para resolver os maiores desafios do mundo. Nossa dedicação à governança ambiental, social e corporativa é fundamental para o nosso sucesso como empresa.

Mais: A Intel supera a primeira meta de 2030: US$ 2 bilhões de dólares em gastos diversos com fornecedores | Relatório completo de responsabilidade corporativa 2022-2023 | Responsabilidade corporativa na Intel

Lembrei-me disso com a recente passagem do cofundador da Intel, Gordon Moore, um ícone cujo legado continua nos inspirando diariamente. Moore era um ávido filantropo e estabeleceu nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental durante um tempo em que as empresas não estavam pensando sobre isso como pensam hoje. Esta foi uma grande parte de seu legado, a responsabilidade corporativa e a sustentabilidade permanecem profundamente enraizadas no DNA da Intel.

No último ano, tivemos algumas conquistas incríveis implementando a sustentabilidade como uma iniciativa do setor:

• Impulsionando nossa cadeia de valor rumo à computação sustentável: Alcançar emissões líquidas de gases de efeito estufa, um dos desafios mais complicados que o setor de tecnologia enfrenta. Em 2022, prometemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nossas operações e em toda a nossa cadeia de valor. Estamos focados em alcançar energia 100% renovável, água líquida positiva e zero resíduos para aterros sanitários até 2030. Desenvolvemos um roteiro para impulsionar reduções e, em última análise, alcançar emissões líquidas de gases de efeito estufa em nossas operações globais até 2040.
    Também estamos colaborando com o setor e a academia para identificar, desenvolver e pilotar soluções alternativas de química e redução verde, muitas das quais não existem hoje. Por exemplo, estamos trabalhando com a associação do setor SEMI e a Semiconductor Research Corporation para criar um programa de fabricação de semicondutores sustentáveis que se empenhará em desenvolver alternativas a esses produtos químicos. Além disso, estamos aumentando a eficiência energética e rebaixando a pegada total de carbono de nossos produtos e plataformas, o que, em última análise, ajuda nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade.
  • Investindo em Energia Elétrica Renovável: Trabalhamos com provedores de serviços públicos locais para desenvolver novos mecanismos de contratação que facilitam a construção de projetos de energia elétrica renovável perto de muitos de nossos locais em todo o mundo. Além disso, nossas instalações de energia elétrica alternativas e renováveis em nossas localizações cresceram exponencialmente na última década — agora temos mais de 110 em nossos campi. Tenho orgulho em compartilhar que, no final de 2022, nosso uso global de energia renovável é de 93%, contra 80% em 2021. Estamos focados em encontrar oportunidades confiáveis e escaláveis para alcançar 100% globalmente até 2030.
  • Lançando nossos Processadores de data center mais Sustentáveis de todos os tempos: As novas gerações de produtos Intel foram projetadas para oferecer desempenho mais alto usando menos energia. Os processadores escaláveis Intel® Xeon® da 4ª Geração contam com aceleradores integrados para ajudar impulsionar a eficiência de energia e o desempenho. Aceleradores são uma maneira mais eficiente de atingir um desempenho de carga de trabalho maior, em vez de aumentar a contagem de núcleos da CPU. Isso oferece aos clientes uma vantagem no desempenho, eficiência, segurança e novos recursos para IA, nuvem, rede e borda e os supercomputadores mais poderosos do mundo. Estamos focados em melhorar o uso operacional com recursos como designs mais eficientes em energia, telemetria de IA e plataformas de carbono mais baixas.

Em 2022, também vimos a passagem histórica dos CHIPS and Science Act. Esta foi uma vitória para a indústria de semicondutores, bem como para a liderança e inovação tecnológica americana; impulsionará a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de semicondutores americanos, garantindo a liderança dos EUA em tecnologia que forma a base de tudo, desde eletrodomésticos a sistemas de defesa. Parcerias público-privadas são fundamentais para gerar os grandes investimentos de longo prazo necessários para desenvolver tecnologias críticas do futuro.

Estamos comprometidos em aprofundar nossas colaborações para desenvolver nossos sucessos atuais. Juntos, podemos impulsionar ainda mais a tecnologia como uma força para o bem, garantindo a escala de nosso trabalho com outros para criar um mundo mais responsável, inclusivo e sustentável, habilitado por meio da tecnologia e da experiência e paixão de nossos funcionários. Por exemplo, no ano passado também:

• Obteve US$ 2 bilhões de dólares em gastos com fornecedores diversos: Alcançamos nossa primeira meta de RISE, 8 anos antes do previsto — alcançando US$ 2,2 bilhões de dólares em gastos anuais com diversos fornecedores. Gastamos US$ 1,4 bilhão de dólar com fornecedores de diversas empresas em 2021, 10 vezes mais do que gastamos anualmente quando começamos nosso programa de diversidade de fornecedores em 2014.
  • Prontidão Digital Expandida: Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30.000 instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel® Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 governos de países, permitindo 23.000 instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas.
  • Reforçou o Compromisso com a IA Responsável: Este ano, compartilhamos detalhes de nossa estratégia de IA responsável, que visa permitir que a Intel alavanque seu lugar na cadeia de valor de IA, impulsione um progresso significativo e dimensione amplamente os esforços. Como parte do nosso trabalho de IA responsável, anunciamos o desenvolvimento do FakeCatcher, uma tecnologia que pode detectar vídeos falsos com uma taxa de precisão de 96%. A plataforma de detecção de deepfake da Intel é o primeiro detector de deepfake em tempo real do mundo que retorna resultados em milissegundos.

Todos nós somos parte de uma evolução globalmente interconectada. À medida que continuamos a transformar o progresso humano, devemos continuar a criar tecnologias que mudam o mundo e melhoram a vida de cada pessoa no planeta. A Intel continua totalmente comprometida em executar nossa estratégia para fornecer produtos de liderança ancorados em plataformas abertas e seguras, alimentadas por fabricação em escala e sobrecarregadas por nosso pessoal. Nossa empresa e nosso pessoal continuarão a ter uma profunda influência impulsionando as empresas e a sociedade, criando inovações radicais que revolucionam a maneira como vivemos.

Pat Gelsinger é o CEO da Intel Corporation.