O que é velocidade do clock?

Destaques:

  • Velocidade da CPU

  • Velocidade do clock

  • Tecnologia Intel® Turbo Boost

  • Porque é importante

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A velocidade do clock é uma das principais especificações da CPU, mas o que realmente significa?1 2

O desempenho da CPU — o “cérebro” do PC — surte um grande impacto sobre a velocidade de carregamento dos programas e sobre o respectivo funcionamento estável. No entanto, existem alguns métodos para avaliar o desempenho do processador. A velocidade do clock (também conhecida como "velocidade do clock" ou "frequência") é um dos mais relevantes.

Se você está se perguntando como verificar a velocidade do clock, clique no menu Iniciar (ou clique na tecla do Windows*) e digite "Informações do sistema". O nome e a velocidade do clock do modelo da CPU constarão em “Processador”.

O que é velocidade do clock?

Em geral, a velocidade do clock mais alta indica uma CPU mais ágil. No entanto, muitos outros fatores entram em ação.

A CPU processará muitas instruções (cálculos de baixo nível, como aritmética) procedentes de diferentes programas, a cada segundo. A velocidade do clock mede o número de ciclos por segundo executados pela CPU, em GHz (GigaHertz).

Em termos técnicos, um "ciclo" é sincronizado por pulso por um oscilador interno, mas, para nossa finalidade, trata-se de uma unidade básica que ajuda a entender a velocidade da CPU. Durante cada ciclo, bilhões de transistores abrem e fecham no processador.

Frequência significa mais operações em determinado período de tempo, como na representação acima.

Uma CPU com velocidade de clock de 3,2 GHz executa 3,2 bilhões de ciclos por segundo. (As velocidades de CPUs mais antigas são medidas em MegaHertz ou milhões de ciclos por segundo.)

Às vezes, várias instruções são concluídas em um único ciclo do clock; em outros casos, uma instrução pode ser manipulada em vários ciclos do clock. Como os diferentes projetos de CPU lidam com as instruções de forma diferente, é melhor comparar as velocidades do clock dentro das mesmas marca e geração da CPU.

Por exemplo, uma CPU de 5 anos de uso, com velocidade do clock mais alta, pode ser superada por uma nova CPU com velocidade do clock mais baixa, considerando que a arquitetura mais moderna lida com as instruções, com mais eficiência. Um processador Intel® da série X pode superar um processador da série K com velocidade do clock mais alta, porque ele divide as tarefas entre mais núcleos e dispõe de um cache maior da CPU. No entanto, dentro de uma mesma geração de CPUs, um processador com velocidade do clock mais alta superará um processador com velocidade do clock mais baixa, em muitos aplicativos. Por isso, é importante comparar os processadores de mesmas marca e geração.

Como a velocidade do clock afeta os jogos?

Antes do surgimento das CPUs multicore, a velocidade do clock era considerada a especificação principal para comparar processadores de núcleo único. Atualmente, são considerados o número de núcleos, o cache da CPU e do consumo de energia.

O impacto da velocidade do clock sobre um jogo específico depende do mecanismo do jogo e das ferramentas utilizadas para criá-lo. Sites de benchmarking, como o da Tom’s Hardware, descobriram que alguns mecanismos de jogos, como o Far Cry: Primal’s Dunia, se beneficiam mais do potente desempenho de thread único do que do multithreading.3 Por outro lado, vários jogos AAA mais modernos, principalmente em mecanismos receptivos ao multithreading, como o Unreal Engine 4, podem se beneficiar do número de núcleos adicionais e do clock aumentado.4

Parâmetros de comparação específicos são a melhor maneira de avaliar o desempenho da CPU em um mecanismo de jogo específico, mas a velocidade do clock é um boa indicação geral do desempenho relativo de processadores pertencentes a uma mesma família do produto.

O que significa Frequência turbo?

As especificações de CPU Intel incluem a Frequência turbo máxima e a Frequência básica do processador. A frequência básica do processador está associada ao ponto de funcionamento normal da CPU, enquanto a frequência turbo máxima tem a ver com a velocidade máxima atingida pelo processador ao usar a Tecnologia Intel® Turbo Boost.

Tecnologia Intel® Turbo Boost é uma ferramenta que aumenta a velocidade do clock de forma dinâmica, para lidar com cargas de trabalho pesadas. Funciona sem exigir qualquer instalação ou configuração por parte do usuário. A tecnologia considera a tolerância térmica do processador, assim como o número de núcleos em uso e, em seguida, dispara a velocidade do clock até o nível máximo seguro. Saiba mais sobre a tecnologia, aqui.

Qual número é mais importante para jogos? A frequência turbo. Tendo em conta o resfriamento adequado, trata-se da velocidade de funcionamento da CPU ao lidar com cargas de trabalho pesadas (como viajar por uma cidade ou calcular o comportamento da IA em um giro do inimigo, em um jogo de estratégias), nos títulos que mais utilizam a CPU.

Como você ajusta a velocidade do clock da CPU?

O termo "overclocking"5 se refere à aceleração do clock da CPU para se obter mais potência de processamento. As CPUs Intel com uma letra "K" no nome têm um "multiplicador" desbloqueado, para facilitar a aplicação do overclocking quando emparelhado com um chipset de placa-mãe compatível com overclocking.

O overclocking pode aumentar os FPS6, até mesmo em CPUs sofisticadas, como o mais recente processador Intel® Core™ i9. Saiba mais sobre como atingir um overclocking estável e obter mais detalhes do hardware que você já possui.

O multiplicador da CPU (às vezes, chamado de "CPU ratio") é multiplicado pelo clock básico da CPU (ou BCLK) para determinar a velocidade do clock do processador. Um multiplicador de CPU de 46 e um clock básico de 100 MHz, por exemplo, resultam uma velocidade do clock de 4,6 GHz. (Convém observar que BCLK, nas configurações do BIOS do sistema, não tem o mesmo significado de “Frequência básica do processador”, citada nas especificações da Intel — essa última se refere à velocidade total do clock da CPU, quando a Tecnologia Intel® Turbo Boost não está ativada.)

BCLK define não apenas a velocidade da CPU, como também a velocidade da memória, do barramento PCIe, do cache da CPU e muito mais. Para os overclockers, é mais fácil ajustar o multiplicador da CPU do que alterar o BCLK, o que pode causar instabilidade, afetando vários componentes ao mesmo tempo.

Por que a velocidade do clock é importante?

A velocidade do clock da CPU é um bom indicador do desempenho do processador. Embora aplicativos, como edição de vídeo e streaming, sejam conhecidos como dependentes do desempenho multicore, muitos novos jogos de vídeo apresentam umm benchmark melhor em CPUs com velocidade do clock mais alta.

Informações de produto e desempenho

1

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou o revendedor de seu sistema ou saiba mais em https://www.intel.com.br.

2

Intel, o logotipo da Intel e Core são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países. * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros. © Intel Corporation.

5

Alterar a frequência ou a voltagem do relógio poderá danificar ou reduzir a vida útil do processador e de outros componentes do sistema, e poderá reduzir também a estabilidade e o desempenho do processador. As garantias do produto podem não se aplicar se o processador estiver operando além de suas especificações. Verifique com os fabricantes do sistema e de componentes para obter detalhes adicionais.