Dicas de especialista para montagem de PC e modificação de gabinete com L3P

Conversamos com L3p, especialista em montagem de PCs, sobre designs personalizados de gabinetes de PC e o que é preciso saber para começar os seus próprios projetos.1

A personalização é a essência da montagem de PCs. Poder escolher o hardware e ter um sistema exclusivo é um dos motivos que levam as pessoas a querer montar um PC.

No entanto, alguns especialistas em montagem levam a personalização a um outro nível. Eles não se limitam a comprar peças, e podem até criar modificações de gabinete para ter uma flexibilidade ainda maior no visual final do PC pronto.

Peter "L3p" Brands fabrica gabinetes, é especialista na montagem de PCs e faz parte desse rol. Ele fabrica os próprios gabinetes personalizados e vem usando o conhecimento e a experiência adquiridos durante anos de trabalho em criações verdadeiramente únicas.

Conversamos com ele para entender como funciona o processo de criação e saber qual é a melhor maneira de dar os primeiros passos nesse hobby.

Presença no cenário

Brands cria gabinetes de PC há 10 anos e trabalha com modificação de peças existentes há mais de 20. "Minha primeira modificação foi em 1998, quando eu estava tentando melhorar o fluxo de ar no meu PC para jogos", relembra. "Comecei a trabalhar com modificações mais complexas e o resfriamento líquido em 2009, e venho fazendo isso desde então."

Ao longo dos anos, Brands montou dezenas de PCs, mas sempre acaba voltando para o L3p D3sk. "Foi meu primeiro grande projeto", comenta Brands. "Um desktop montado do zero, que usava apenas resfriamento líquido e tinha carcaça de alumínio e vidro temperado." Ele usou o hardware do computador que tinha na época, mas só podia trabalhar no projeto nos finais de semana. "Ou seja, eu precisava deixar tudo funcionando até o final do domingo ou não teria um PC para usar durante toda a semana", explica o especialista.

Ele dedicou centenas de horas de trabalho ao projeto durante um ano. “Agora, dez anos depois, o L3p D3sk ainda é o computador principal que uso para jogar e trabalhar na sala da minha casa", afirma. "De tempos em tempos, atualizo o hardware e o ciclo de resfriamento líquido, que usa o radiador que fica no entrepiso da minha casa."

Modificação x Montagem de gabinetes de PC

Esclarecendo: a modificação de gabinetes consiste em modificar um gabinete pronto (muitas vezes drasticamente), enquanto a montagem produz gabinetes inteiramente novos. Brands prefere esse último método.

"Montar um gabinete do zero dá mais liberdade do que modificar um gabinete padrão de aço de 0,8 mm. Prefiro criar algo em vez de modificar um gabinete pronto e depois tentar dar a ele um visual mais elaborado."

Quando você cria seu gabinete, é possível fazer muito mais personalizações. Com as ferramentas certas, um especialista habilidoso consegue projetar e montar um gabinete com as especificações exatas fornecidas. Esses gabinetes personalizados permitem o planejamento com base no hardware disponível, diferentemente dos gabinetes prontos, em que o layout dita quais peças, e onde, é possível instalar.

Montar um gabinete personalizado tem vantagens em comparação ao trabalho com um gabinete pronto de loja, mas também exige ferramentas mais especializadas e um espaço de trabalho adequado, dois fatores essenciais que precisam ser considerados se você está pensando em adotar essa atividade como hobby.

Espaço de trabalho e ferramentas

É mais difícil criar seu próprio gabinete, mas usar o equipamento adequado pode simplificar o processo.

"Eu uso uma lixadeira, uma serra tico-tico, um esmeril, um polidor e várias brocas", explica Brands. "Além disso, é importante ter boas ferramentas de medição e proteção. Para aqueles que estão começando com modificações, recomendo uma Dremel. Uma pequena multiferramenta que você pode usar para desgastar, cortar, lixar, furar ou polir as peças."

Como pode ser perigoso trabalhar com essas ferramentas e esses materiais, é fundamental tomar algumas precauções. "Sempre use óculos de proteção e protetor auricular. Além disso, ao lixar ou pintar algo, use uma máscara respiratória. Lembre-se: segurança em primeiro lugar!"

Os primeiros passos

Por mais que montar um PC de alto nível desperte seu interesse, pode ser difícil saber por onde começar. Como alguém que montou alguns PCs pode passar para a montagem de sistemas complexos de resfriamento líquido em gabinetes personalizados?

De acordo com Brands, o segredo é dar um passo de cada vez. "Comece com algumas pequenas modificações em um gabinete pronto. Depois de pegar o jeito, você pode começar a anotar ideias e desenhar o projeto, seja digitalmente ou no papel."

Essa estratégia permite que você dê os primeiros passos em um terreno mais familiar para ver se gosta do trabalho. Assim, aos poucos, você também pode incrementar o espaço de trabalho e seu conjunto de ferramentas, o que vai permitir realizar projetos maiores e mais ambiciosos no futuro. Todo mundo precisa começar em algum lugar, e é mais fácil começar com projetos menores.

Outra ótima opção para começar a desenvolver suas habilidades de montagem personalizada são os ciclos de resfriamento líquido.

Resfriamento e cabos

O resfriamento adequado é importante na montagem de qualquer PC, e esses projetos complexos não são exceção. No entanto, isso não significa necessariamente que o resfriamento precisa ser líquido.

"Ao longo dos anos, vi diversas modificações incríveis de ar refrigerado e até de resfriamento passivo", afirma Brands. "Pessoalmente, gosto de brincar com ciclos de resfriamento líquido."

Embora o resfriamento líquido seja uma ótima maneira de manter as temperaturas baixas e, ao mesmo tempo, dar um quê a mais ao visual do PC, ele não é obrigatório em uma montagem de alto nível. Isso é uma boa notícia para algumas pessoas, porque o resfriamento líquido pode ser intimidador para novatos. Felizmente, temos disponíveis muitos recursos excelentes para todos que desejam entrar nessa área, mesmo os mais inexperientes.

"Há vários sites de fabricantes, criadores de conteúdo e grupos de mídia social que podem ajudar quem quer aprender o básico", informa Brands. "Recomendo começar com conceitos básicos, como o posicionamento adequado de bombas e radiadores, além dos diferentes tamanhos de tubos e encaixes. A maioria das pessoas começa com tubos flexíveis, mas depois de um ano mais ou menos, você provavelmente as verá trabalhando com tubos rígidos mais complexos."

Independente do tipo de resfriamento, sempre é preciso ter caminhos adequados de fluxo de ar para ventoinhas e/ou radiadores. "Nas montagens com ar refrigerado, uso um cooler próprio para CPUs e, no mínimo, três ventoinhas de entrada e outras três de saída, mas 90% dos meus projetos usam resfriamento líquido. Neles, normalmente uso um radiador de 120 mm por CPU/GPU como base. Por exemplo, eu usaria um radiador de 120 mm e outro de 240 mm em um sistema com uma CPU e duas GPUs."

Outro fator a ser considerado ao projetar seu sistema de resfriamento é o gerenciamento de cabos. O posicionamento adequado dos cabos não só melhora o visual do PC, como também melhora o fluxo de ar, especialmente em projetos de formato pequeno.

De acordo com Brands, um gerenciamento de cabos adequado demanda tempo: "É preciso ter paciência. Comece com a parte mais complicada. Depois, só vai ficar mais fácil."

Os últimos retoques da montagem

Uma das vantagens de montar seu próprio PC é o controle sobre o visual final dele. Esse processo começa com a escolha do hardware certo.

Entretanto, em projetos complexos, o design do visual pode demorar um pouco mais. "Eu escolho o hardware que se alinha às minhas ideias meses antes de realmente começar o projeto e vou acertando os detalhes na minha cabeça aos poucos. Tudo deve estar de acordo com o tema em relação a estilo e cor."

Com certeza, o hardware certo pode contribuir para um tema visual mais atraente, mas a iluminação também. A iluminação adequada é uma forma relativamente simples de alterar o visual de uma máquina e exige bem menos esforço do que a modificação ou a substituição do hardware.

Embora a iluminação RGB não agrade a todos, não há dúvidas de que ela pode ser útil do ponto de vista de design. "Já faz uma década que trabalho com a iluminação RGB. Quando comecei, ainda tinha que soldar a iluminação por conta própria", comenta Brands. "É comum ouvir comentários negativos sobre a iluminação RGB, mas ela facilita a mudança de visual do PC e pode até mudar a cara de toda a mesa. Principalmente ao usar bastante branco, ajustar a iluminação pode mudar completamente a cor do projeto."

Por fim, há os toques finais. Isso inclui desde a pintura do gabinete até a modificação das caixas de GPU, mas para alguns basta uma lixa. "Eu não gosto de pintar", confessa Brands. "Eu gosto do aspecto do material real, por exemplo, alumínio escovado, aço inox polido ou vidro/acrílico lixado. Para esses visuais, você só precisa de lixas de diferentes espessuras, um composto de polimento e um pedaço de pano."

O design geral e a execução de uma projeto de montagem é o que costuma chamar mais a atenção, mas, em geral, são os detalhes que tornam um PC personalizado algo excepcional.

Então, quais detalhes causam maior impacto?

"A iluminação e a escolha de cores do material", afirma Brands. "É por isso que eu gosto tanto da iluminação RGB. Além disso, o gerenciamento de cabos competente que você consegue com paciência e algumas braçadeiras. Combine essas duas coisas, e você terá um belo PC."

Recomendações finais para seu PC

Mesmo uma modificação de gabinete simples pode exigir tempo e planejamento, então, é claro que criar um chassi personalizado com ciclos complexos de resfriamento líquido pode ser algo intimidador para novatos.

O conselho de Brands para novatos é dar um passo de cada vez. "Não queira começar com algo grande, complicado ou caro demais. Muitos projetos ficam inacabados por causa disso. Ao longo dos anos, vi milhares de modificações. Na maioria das vezes, o problema é que o projeto é tão grandioso que nem sai do papel."

Não tenha receio de começar sua jornada com algumas modificações pequenas (e seguras!) para aumentar o fluxo de ar do seu PC para jogos.

Informações de produto e desempenho

1*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de terceiros.