Como escolher um PC de formato pequeno

Jogos em um PC de formato pequeno (SFF) não significa necessariamente abrir mão das suas necessidades ou sacrificar o desempenho em troca da portabilidade. Saiba mais sobre como escolher o PC SFF certo para o seus gostos.1 2

Um PC para jogos de formato pequeno (SFF) ou mini-PC para jogos é exatamente o que parece: um computador projetado para ocupar menos espaço. À medida que os especialistas em montagem e fabricantes criativos continuam a ultrapassar os limites do que é possível com o formato pequeno, os PCs menores continuam a aumentar em popularidade e acessibilidade.

O tamanho destes mini-PCs de jogos oferece vantagens distintas, como uma melhor portabilidade para sua próxima LAN party e mais flexibilidade para posicionar em espaços que podem não funcionar com um desktop tradicional de torre. Por um longo tempo, porém, a experiência em SFF significava sacrificar o desempenho ou as funcionalidades dos jogos para ter o menor espaço. Isso mudou nos últimos anos. Agora, uma verdadeira experiência de jogos de PC está acessível em um pacote menor.

O que é classificado como "Formato Pequeno"

O que exatamente qualifica um PC como tendo um formato pequeno?

Não há uma definição universalmente aceita, mas há algumas diretrizes informais a respeito das medidas do gabinete. Ao discutir o layout interno e o tamanho dos gabinetes de PCs, o volume é muitas vezes uma consideração importante, e geralmente é medido em litros. Uma torre para desktop ATX de tamanho padrão geralmente possui cerca de 40-45 litros. Em comparação, uma medida comum para SFF é em torno da metade disso, 25 litros ou menos

Independente de como você define SFF, há muita informação disponível sobre montagem neste formato exclusivo. Aqui está o que você deve considerar ao planejar sua montagem.

Como escolher um PC SFF pré-montado

Talvez você esteja interessado em um PC SFF de jogos, mas não quer montar o seu próprio. Felizmente, existem muitas opções quando se trata de PCs SFF pré-montados, com uma variedade de formatos, tamanhos, e especialidades para escolher.

  • Veja a linha Intel® NUC. Devido a uma configuração patenteada da placa-mãe, esses PCs minúsculos são ainda menores do que o menor dos sistemas Mini-ITX e vêm em uma variedade de modelos. Se quiser configurar seu próprio Intel® NUC, você poderá comprar kits que permitem que você instale o seu próprio armazenamento e memória para tirar proveito da flexibilidade do formato pequeno ultraportátil.
  • Não subestime SFFs pré-montados. Se estiver buscando uma poderosa experiência de desktop para jogos em um tamanho menor, há uma vasta seleção de PCs SFF pré-montados com hardware para jogos de primeira linha, como os processadores Intel® Core™ da 10ª Geração e as GPUs NVIDIA GeForce RTX.
  • Considere compras por marca. Algumas das maiores marcas em jogos de PC oferecem jogos para PCs SFF pré-fabricados; portanto, se estiver interessado em pegar um PC para jogos pequeno pronto para uso, basta pesquisar as ofertas da sua marca favorita e escolher.

Como montar seu próprio PC SFF

Se você está procurando criar o seu próprio PC SFF para jogos, existem mais opções disponíveis hoje do que nunca. Muitos sistemas abaixo de 25 litros agora podem utilizar os mesmos componentes que você encontra em um padrão de torre intermediária, que é mais que o dobro do volume.

Ainda, a montagem de um PC SFF tem um conjunto diferente de desafios do que trabalhar em um gabinete ATX de torre padrão. Os fundamentos da montagem de um PC para jogos são mais ou menos os mesmos entre um computador de jogos de tamanho completo e um PC SFF, mas haverá menos espaço para trabalhar, o que pode tornar as etapas, como seleção de componentes, instalação, resfriamento e gerenciamento de cabos, mais complexas.

Para tentar simplificar o processo, vamos abordar cada componente individualmente e tocar em alguns dos fatores que você vai querer considerar quando montar o seu próprio mini PC para jogos.

Componentes e hardware para PC SFF

O seu gabinete é provavelmente o melhor lugar para começar, pois ditam a quantidade de espaço de trabalho.

  • Preste atenção ao cooler da CPU e à GPU. Se você já tiver componentes selecionados ou à mão, verifique se o gabinete que você escolheu tem o tamanho apropriado para armazená-los. Se você ainda não adquiriu o seu hardware, certifique-se de selecionar um gabinete que irá acomodar o comprimento, largura e altura de cada peça de hardware. O cooler da CPU e a GPU merecem mais atenção.
  • Não negligencie a estética do gabinete. Além do desempenho e da contagem de litros, como você quer que seu PC seja visualmente? Há montagens verticais que se assemelham a torres menores tradicionais ou gabinetes que permitem o posicionamento vertical ou horizontal. Existem gabinetes em forma de caixa de sapatos, assim como designs não convencionais, como o Cryrog Taku*. Você está interessado em uma janela para poder ver seus componentes em ação? Que tal uma alça para tornar seu PC pequeno convenientemente portátil?
  • Aproveite os recursos online. Quando se trata de questões de espaço e compatibilidade específicas de um gabinete, você provavelmente encontrará fóruns, quadros de mensagens e comunidades de SFF online como locais excelentes para procurar respostas. As chances são de que, se você tiver uma pergunta, alguém por aí também a fez.

Placa-mãe

Uma vez que você tenha selecionado seu gabinete, você terá uma ideia melhor de como escolher uma placa-mãe, pois sua variedade de opções será fortemente impactada pelo tamanho do gabinete.

  • Espere usar uma placa-mãe menor. Embora existam gabinetes SFF que suportam placas-mãe de tamanho completo, é provável que você acabe com uma placa-mãe menor, talvez uma Mini-ITX ou uma Micro-ATX um pouco maior se estiver procurando mais flexibilidade.
  • Escolha a placa-mãe com a configuração certa para você. As placas-mãe vêm em uma variedade de configurações. Muitas oferecem um conjunto completo de recursos, apesar da menor área de superfície, e ainda podem fornecer tudo o que você precisa para uma montagem para jogos de última geração.
  • Não tenha medo de ser criativo. Muitas das limitações que você encontrar, por exemplo, ter acesso a apenas um slot PCIe, podem ser superadas com configurações de hardware criativas, como procurar alternativas M.2 para dispositivos de slot PCIe de tamanho normal, instalar módulos de RAM de maior capacidade ou utilizar placas riser PCIe para sua GPU, para permitir um posicionamento mais diversificado.

Mais uma vez, sua exata configuração dependerá fortemente do gabinete que escolheu, mas ver as placas-mãe que outras pessoas usaram em conjunto com o seu gabinete poderia ser um ponto de partida útil.

GPU

As GPUs vêm em vários tamanhos para dar suporte à montagem em SFF. Há muitos formatos de GPU para escolher, incluindo configurações de slot único, baixo perfil ou metade do comprimento, mas muitos gabinetes começaram a apoiar os componentes de tamanho completo, também. Isso amplia suas opções quando se trata de gabinetes SFF, uma vez que você não precisa mais planejar em torno de uma GPU de tamanho não convencional.

  • Seja minucioso ao considerar as medidas. Quando você pesquisa as medidas fornecidas pelo fabricante de GPU, ou o espaço do seu gabinete para armazenar a GPU, eles podem não levar em consideração os conectores da fonte de alimentação PCIe ou o suporte que segura a placa. Esses dois fatores podem adicionar altura substancial (ou largura, dependendo da orientação da sua GPU) que precisa ser contabilizada no planejamento de seu layout. Isso pode ser um desafio para resolver, já que, mais uma vez, dependerá de sua configuração particular.
  • Procure soluções para gerenciamento de espaço. Considerar um pouco de espaço extra em torno de sua GPU ao planejar o posicionamento de seus outros componentes pode ser útil, assim como consultar outras pessoas que usaram seu gabinete. Existem também opções, como soluções de realocação do cabo de alimentação PCIe ou cabos riser, que talvez valha a pena explorar.
  • Seu gabinete SFF pode não suportar todas as GPUs. Embora muitos gabinetes SFF suportem GPUs de tamanho completo, isso não significa que seja universal. As GPUs grandes e com vários slots podem não ser compatíveis com o seu gabinete, de modo que você ainda precisará considerar cuidadosamente a altura e a largura da sua GPU e planejar adequadamente.
  • Soluções de resfriamento podem ajudar a economizar espaço. Se você quiser um pouco mais de flexibilidade quando se trata do formato de sua GPU, há também soluções no mercado para resfriamento de líquido que podem fornecer alguma flexibilidade quando se trata de tamanho, bem como de ser potencialmente mais silencioso e da operação de resfriamento.

CPU

A CPU é uma das poucas peças de hardware que não é fortemente afetada ao escolher um mini PC para jogos. Desde que seja compatível com a placa-mãe que você selecionou, não há problema! Se precisar de mais orientações, confira nosso guia sobre como escolher uma CPU para jogos.

Cooler da CPU

A CPU pode não ser afetada pelo formato pequeno, mas o cooler da CPU pode ser. Quer você esteja planejando usar resfriamento a ar ou resfriamento a líquido, há muitas opções de coolers de baixo perfil para escolher.

Os coolers de baixo perfil são geralmente a escolha mais simples nas versões SFF. Embora seja possível implementar uma solução de resfriamento líquido, mais uma vez, isso provavelmente trará mais desafios do que em uma montagem de tamanho padrão.

Os resfriadores que utilizam líquidos para máquinas All-in-One requerem um radiador para funcionar adequadamente, e, dependendo do seu gabinete, isso poderia causar problemas de espaçamento.

Loops de resfriamento personalizados adicionam ainda mais complexidade, visto que trabalhar com bombas e tubulação em um espaço tão pequeno pode ser um sério desafio logístico.

Outro ponto a considerar: a escolha do cooler da CPU também pode afetar suas opções de RAM. Um cooler de baixo perfil pode exigir RAM também de baixo perfil, dependendo de sua configuração, por isso, certifique-se de considerar o espaço entre o cooler da CPU, a placa-mãe, a RAM e o gabinete.

RAM

Ao escolher a RAM para seu PC SFF, você precisará levar em conta sua placa-mãe e o tamanho do gabinete. Módulos de tamanho padrão devem funcionar na maioria das placas-mãe, incluindo Mini-ITX, embora existam algumas limitações a considerar.

  • Muitas placas Mini-ITX têm apenas dois slots para RAM. Você ainda pode equipar o PC com 16 ou 32 GB de RAM por meio de DIMMs de capacidade única mais alta, mas as decisões precisam ser tomadas nas etapas de planejamento, com base em quanta memória você precisará ao longo da vida útil do seu sistema.
  • A memória de canal único pode limitar o desempenho do seu sistema. Ao contrário das placas-mãe de tamanho completo, onde ter slots de RAM vazios, às vezes, é apropriado se você planeja atualizar mais tarde, usar apenas um pente de memória RAM, independentemente da capacidade, pode limitar o seu sistema, não permitindo o acesso à largura de banda proporcionada pela memória de canal duplo. Certifique-se de verificar a capacidade máxima de memória de canal único de sua plataforma e se sua placa mãe suporta canal duplo.
  • Veja a RAM SO-DIMM. Se você estiver pensando em um formato muito pequeno, como o Intel® NUC, poderá precisar de RAM SO-DIMM (Small-Outline Dual-Inline Memory Module, módulo de memória dupla com linhas pequenas), comumente encontrada em notebooks. 

Armazenamento

Com a maioria das placas-mãe, você normalmente tem uma flexibilidade razoável na escolha entre um SSD ou HDD para armazenamento, embora possa ser limitado pelos parâmetros físicos do seu gabinete. Você pode ter as portas SATA na placa-mãe, mas ter espaço para uma unidade de armazenamento SATA de 2,5 ou 3,5 polegadas vai depender de sua configuração.

O formato de armazenamento M.2 resolve muitos desses problemas potenciais. Estes dispositivos de armazenamento são conectados diretamente à sua placa-mãe, eliminando cabos, e o tamanho menor deles se encaixa perfeitamente nos objetivos do SFF. Muitas placas-mãe Mini-ITX ainda suportam várias unidades de M.2, embora tenha em mente o posicionamento dessas unidades. Espaços pequenos, como entre o gabinete e a parte inferior da placa-mãe, podem resultar em superaquecimento do M.2 se não houver resfriamento o suficiente, o que pode causar problemas de desempenho.

Fonte de alimentação

Você também precisa selecionar a fonte de alimentação (PSU) correta.

  • Determine se o gabinete suporta ou não uma PSU de tamanho completo. Muitos suportam fontes de alimentação de tamanho completo, mas, se não, você poderá precisar de um dispositivo SFX. Essas fontes de alimentação foram projetadas para serem mais compactas e oferecer mais flexibilidade no posicionamento.
  • Considere uma fonte de alimentação modular. Uma fonte de alimentação modular permite escolher os cabos que você coloca na sua montagem, permitindo escolher apenas aqueles que vai usar. Esta flexibilidade permite uma montagem limpa, que pode fazer uma grande diferença quando você está trabalhando em um espaço pequeno, e pode ajudar com o fluxo de ar.
  • Tente cabos de tamanho personalizado. Se perceber que o gerenciamento de cabos é um problema no seu gabinete, pode encontrar cabos de fonte de alimentação projetados para comprimentos personalizados, permitindo ainda mais flexibilidade.

Confira este guia de fontes de alimentação para obter mais informações sobre como selecionar a PSU ideal.

Resfriamento geral

A seleção do hardware que se encaixa no seu gabinete é o primeiro passo para a montagem de um PC SFF para jogos. Garantir que tudo está devidamente resfriado é o segundo. Sistemas térmicos e de resfriamento podem ser uma das partes mais difíceis de construir pequenos computadores; todos esses poderosos componentes operando tão perto em conjunto gera calor, e a remoção do calor é importante.

  • Quanto menor for o formato, mais difícil será lidar com a manutenção da temperatura. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver fazendo o overclock(2) de seu hardware ou aumentando a temperatura durante períodos prolongados de tempo. Testar seu PC com cargas de trabalho exigentes e monitorar de perto a temperatura e o desempenho dos componentes é uma ótima maneira para garantir que você está dentro dos limites de funcionamento do seu hardware, e também é uma boa maneira de identificar problemas que possam surgir.
  • Certifique-se de que seus cabos sejam gerenciados corretamente. Com os PCs SFF para jogos, é essencial garantir que os cabos não estejam inibindo a capacidade de resfriamento ativo (como impedir que uma ventoinha gire), ou bloqueando o fluxo de ar.
  • Preste atenção ao posicionamento das suas ventoinhas. Utilizar adequadamente todos os locais de fixação para ventoinhas no seu gabinete pode contribuir muito para garantir o bom fluxo de ar. Você deve equilibrar a configuração do ventilador entre entrada e saída de ar se concentrar na criação de caminhos que realocam efetivamente o ar quente gerado pelo seu hardware para a parte externa do sistema.
  • Busque assistência online. Se está procurando ajuda para escolher a ventoinha e configuração de cabo ideal, o manual ou o website do seu gabinete é provavelmente um bom ponto de partida. Outro excelente recurso são as comunidades SFF online. A revisão de sistemas concluídos que usaram o mesmo gabinete pode ser uma ótima maneira de inspirar e responder a perguntas ou esclarecer problemas que você pode encontrar durante a montagem.

Pense pequeno

Montar um PC SFF para jogos não significa que você tenha que abrir mão da potência ou dos recursos.

Embora o formato menor apresente alguns desafios logísticos e térmicos únicos, a variedade de hardware SFF disponível significa que você pode personalizar o que quiser no tamanho menor que está procurando.

Se você é um entusiasta de PCs com alguma experiência em montagem, talvez o desafio de um formato menor seja o próximo passo na sua carreira de montagem de PCs!

Compre Intel® NUC para jogos Veja todos os Mini PCs

Busque pelos populares PCs e kits Intel® NUC Mini Gaming com os mais recentes processadores Intel® Core™ desbloqueados.

Kit Intel® NUC 9 Extreme - NUC9i5QNX

  • Processador Intel® Core™ i5-9300H (8 M de cache, até 4,10 GHz)
  • M.2 SSD Fator de forma do drive interno
  • 2x Thunderbolt 3, HDMI 2.0a Saída gráfica
  • 238 x 216 x 96mm Chassis Dimensions
Compare agora

Kit Intel® NUC 9 Extreme - NUC9i7QNX

  • Processador Intel® Core™ i7-9750H (12 M de cache, até 4,50 GHz)
  • M.2 SSD Fator de forma do drive interno
  • 2x Thunderbolt 3, HDMI 2.0a Saída gráfica
  • 238 x 216 x 96mm Chassis Dimensions
Compare agora

Intel® NUC 8 Enthusiast, um Mini PC com Windows 10 – NUC8i7HVKVA

  • Processador Intel® Core™ i7-8809G
  • M.2 SSD Fator de forma do drive interno
  • 2x Mini-DP 1.2, 2x Thunderbolt 3, F+R HDMI 2.0a Saída gráfica
  • 221 x 142 x 39mm Chassis Dimensions
Compare agora

Informações de produto e desempenho

1 Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor de seu sistema para saber mais.
2 Alterar a frequência ou a voltagem do clock poderá danificar ou reduzir a vida útil do processador e de outros componentes do sistema, além de reduzir a estabilidade e o desempenho do sistema. As garantias do produto podem não se aplicar se o processador estiver operando além de suas especificações. Consulte os fabricantes do sistema e dos componentes para obter detalhes adicionais.