O que é Hyper-Threading?

Destaques:

  • Tecnologia Hyper-Threading Intel®

  • Multithreading

  • Tecnologia Intel® Turbo Boost

  • Mais novos processadores Intel® Core™

  • Processadores Intel® Core™ i9

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

Saiba como a Tecnologia Hyper-Threading Intel® auxilia os processadores a fazerem mais ao mesmo tempo.1 2

Quase todas as CPUs atualmente são multi-core: contêm diversas unidades de processamento que podem lidar com diferentes tarefas de uma vez.

No entanto, os benefícios de se adicionar mais núcleos nem sempre são descritos. Qual é a diferença entre aplicações single-threaded e multithreaded? O que é Hyper-Threading, e de que modo ele é diferente do multithreading normal?

Para explicar os benefícios de se ter núcleos adicionais e Tecnologia Intel® Hyper-Threading, vamos examinar esses termos e explicar o que eles significam para a execução de games e aplicações cotidianas.

O que é multithreading?

Multithreading é uma forma de paralelização ou divisão de trabalho para processamento simultâneo. Em vez de dar uma grande carga de trabalho para um único núcleo, os programas com threads dividem o trabalho em múltiplos threads de software. Esses threads são processados em paralelo por diferentes núcleos de CPU para economizar tempo.

Dependendo de como são construídos, os games podem levemente threaded ou fortemente threaded. Alguns mecanismos de games mais antigos são conhecidos por dependerem de desempenho de thread único, o que significa que usam um só núcleo da CPU e recebem um grande impulso das velocidades do clock.

Atualmente, mecanismos de games como o Unreal Engine 4 utilizam vários núcleos quando criam cenas complexas3. Os mecanismos também podem utilizar multithreading para lidar com diferentes partes de “chamadas draw": instruções enviadas da CPU para a GPU sobre objetos do game, texturas e shaders a serem desenhadas.

O que é Hyper-Threading?

A Tecnologia Intel® Hyper-threading é uma inovação de hardware que permite que mais de uma threads trabalhe em cada núcleo. Mais threads significam que mais trabalhos podem ser realizados em paralelo.

Como funciona Hyper-Threading? Quando a Tecnologia Intel® Hyper-Threading está ativa, a CPU expõe dois contextos de execução por núcleo físico. Isso significa que um núcleo físico agora funciona como dois “núcleos lógicos" que podem lidar com diferentes threads de software. O processador Intel® Core™ i9-10900K de dez núcleos, por exemplo, possui 20 threads quando a tecnologia Hyper-Threading está ativa.

Dois núcleos lógicos podem executar tarefas com mais eficiência do que um núcleo tradicional de thread único. Ao aproveitar o tempo ocioso quando o núcleo anteriormente estaria aguardando outras tarefas para executar, a Tecnologia Intel® Hyper-Threading melhora a produtividade da CPU (em até 30% em aplicações de servidor4).

Pensando em como ativar Hyper-Threading? Por padrão, ela está ativada, mas pode ser ativada e desativada do ambiente do BIOS configurando “Hyper-Threading Technology"para “Habilitar” ou “Desabilitar". Observe que a Tecnologia Intel® Hyper-Threading só está disponível em algumas CPUs para entusiastas: consulte a lista completa aqui.

Que benefícios receberei da Hyper-Threading?

Com Hyper-Threading da CPU, um PC pode processar mais informações em menos tempo e executar mais tarefas em segundo plano sem interrupção. Nas circunstâncias corretas, a tecnologia permite que os núcleos da CPU efetivamente façam duas coisas ao mesmo tempo. Pessoas que realizam multitarefas, streamers e profissionais que executam programas com muitos threads podem aumentar sua experiência de computação fazendo atualização para uma CPU de notebook para games ou desktop para games com Tecnologia Intel® Hyper-Threading, como o mais recente processador Intel® Core™ i9.

Informações de produto e desempenho

1

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou o revendedor de seu sistema ou saiba mais em https://www.intel.com.br.

2

Intel, o logotipo da Intel e Core são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países. * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros. © Intel Corporation.