Como as SSDs influenciam os games

Saiba como usar uma unidade de estado sólido (SSD) para games pode reduzir o tempo de carregamento e melhorar a experiência com games.1 2 3 4 5

Ao montar ou comprar um novo PC para games, a escolha do armazenamento é muito importante. Porém, avaliar o impacto de desempenho de diferentes unidades não é uma tarefa tão simples quanto verificar os benchmarks para novas CPUs e GPUs.

É fácil se perguntar: “games em SSDs” são notoriamente mais rápidos do que “games em HDs”? Os SSDs têm benefícios que vão além de melhorar os tempos de inicialização?

Para responder a essas e outras perguntas, vamos abordar alguns princípios básicos de armazenamento e explorar o impacto do armazenamento nos games.

Porque a capacidade é importante

A capacidade é a primeira especificação que você verá listada ao analisar unidades de armazenamento, então vamos começar por ela.

Você precisará de uma quantidade significativa de espaço para jogar games modernos em PCs. O tamanho das instalações cresceram nos últimos anos e títulos recentes, como o Call of Duty: Modern Warfare ocupam, por si só, mais de 200 GB de armazenamento.

Por que o tamanho de instalação dos games continua a aumentar? Parte disso se deve aos recursos de alta resolução, como texturas 4K, que possuem uma ocupação de memória maior. Embora os desenvolvedores utilizem algoritmos de compressão de imagens para reduzir o tamanho dos recursos armazenados, texturas de alta resolução ainda significam mais espaço utilizado. A engine Unreal 4 por exemplo, especifica que uma única textura em 4K pode ocupar de 10,6 a 20,3 MB de espaço utilizando uma compactação compatível.

Os games variam quanto à forma como eles compactam ativos de arte, vídeo e áudio. Uma vez que descompactar ativos como arquivos de áudio gera mais trabalho para a CPU, os desenvolvedores às vezes optam por utilizar ativos descompactados (aumentando o tamanho da instalação) para o game funcionar de maneira mais suave em máquinas com configurações inferiores.

Embora nem todos os games ocupem tanto espaço quanto o Modern Warfare ou o Red Dead Redemption 2 (150 GB), os títulos AAA provavelmente continuarão a crescer em tamanho de instalação, conforme a qualidade e a complexidade dos ativos aumentam.

Dado que o Windows 10 exige 20 GB de espaço, é fácil notar que algumas unidades menores, como um SSD de 256 GB, podem ficar quase cheias após instalar apenas um game AAA. Independentemente da solução de armazenamento escolhida, se quiser instalar vários novos lançamentos ao mesmo tempo, será necessário ter pelo menos 500 GB em sua unidade principal.

Capacidades superiores a essa dependem de sua preferência. Alguns jogadores querem somente alguns títulos instalados simultaneamente em seus PCs para games, enquanto outros, preferem ter vários terabytes de espaço para gerenciar sua biblioteca de games e salvar os destaques das jogadas.

HDs, SSDs e games

Os SSDs geralmente superam HDs em games, se destacando em métricas de desempenho chave, como velocidades de leitura/gravação aleatória, bem como confiabilidade em geral. Abaixo, vamos mostrar alguns dos motivos pelos quais essa diferença de desempenho existe.

HDs

Os HDs utilizam partes móveis. Dentro de um HD, um braço atuador move sobre as faixas circulares em um disco giratório para recuperar ou armazenar dados.

Devido ao tempo de busca do braço e à latência rotativa do disco, os HDs têm maior tempo de leitura/gravação aleatória do que as SSDs. Ao jogar, esses atrasos podem significar uma espera maior para carregar um nível ou arquivos individuais, assim como travamentos e atrasos momentâneos, pois o game busca novos ativos no disco.

SSDs

SSDs são circuitos integrados sem partes móveis. Em vez de utilizar mídias magnéticas, a maioria das SSDs utiliza memória flash NAND, que permite velocidades de leitura/gravação superiores e latência menor do que os HDs.

Ao trocar um HD por um SSD de alto desempenho, os benefícios são notados mediatamente. Seu PC inicializa mais rápido, a velocidade com que os games são iniciados e os níveis carregam aumenta, e os travamentos causados por games que retiram ativos do armazenamento se tornam muito menos frequentes.

Se quiser saber mais sobre as diferenças específicas entre HDs e SSDs, confira nosso guia completo.

Intel® Optane™

A Intel® Optane™ Memory se destaca dos SSDs tradicionais ao utilizar a mídia de Intel® Optane™ Memory de baixa latência, em vez de NAND flash. Em testes de leitura/gravação, a mídia de Intel® Optane™ Memory demonstra uma vantagem de latência de 10x sobre a NAND, o que significa acesso mais rápido aos seus dados.

Dispositivos de armazenamento como a tecnologia Intel® Optane™ H10 utilizam a tecnologia Optane para acelerar o acesso a aplicações utilizadas com frequência através de software, como a tecnologia de armazenamento Rapid. Isso pode resultar em um carregamento mais rápidos dos games e em uma experiência de games mais suave.

Benefícios de games com um SSD

Os SSDs têm se tornado cada vez mais comuns em PCs para games e serão padrão na próxima geração de consoles para games. Existem razões evidentes para sua adoção generalizada:

  • Tempos de inicialização mais rápidos do SO. Instalar um SSD significa menos tempo esperando a inicialização de seu sistema operacional antes de poder jogar ou fazer qualquer outra coisa. Um PC novo com um SSD muitas vezes inicializa em instantes, quando comparado a um HD. A velocidade de transferência de dados superior dos SSDs pode economizar minutos de espera.
  • Carregamentos mais rápidos A diferença mais dramática entre SSDs e HDs é o tempo que você gastará esperando os games carregarem. O benefício é evidente: os SSDs economizam alguns minutos de carregamento em cada sessão de jogo e horas de espera no longo prazo.
  • Jogabilidade mais suave. Vários games executam milhares de pequenas operações de leitura e gravação conforme você joga, o que pode resultar em centenas de megabytes de transferência de dados. Atualizar para um SSD não aumenta sua taxa de quadros, mas pode trazer uma melhoria em alguns títulos de mundo aberto, com mecanismos de games que carregam novas áreas e texturas conforme você joga. Em HDs, o tempo de busca da cabeça de leitura/gravação do braço e a latência rotacional do disco magnético abaixo dele criam a latência por trás desses travamentos. Comparativamente, a maior largura de banda e a latência reduzida das SSDs as ajudam a acessar rapidamente os dados solicitados e evitar atrasos.

No passado, os desenvolvedores de games foram muitas vezes limitados pelas características dos HDs. Como os títulos de multiplataforma também tinham que funcionar em consoles com HDs, os desenvolvedores não podiam tirar total vantagem da velocidade dos SSDs.

A próxima geração de consoles mudará isso, ambos utilizam SSDs NVMe. Além disso, tecnologias como a API DirectStorage da Microsoft permitem que os games façam muito mais pedidos de E/S. Isso significa que, em vez de programar em torno dos gargalos de E/S causados pelo armazenamento lento, os criadores podem agora finalmente dimensionar seus games até os recursos das unidades NVMe.

Isso resulta em games de mundo aberto com mais objetos em vista, graças a uma maior disponibilidade de transmissão de ativos. Seções de níveis projetadas para retardar o jogador, como corredores ou elevadores estreitos, podem não ser mais necessários para ocultar o carregamento de novas texturas e zonas.

Essas tecnologias prometem um futuro onde as vantagens do NVMe são utilizadas de modo adequado, o que causará um impacto significativo nas experiências de games.

Como escolher o SSD correto para games

Conforme os desenvolvedores começam a aproveitar as novas tecnologias de pipeline de E/S que utilizam a largura de banda dos dispositivos NVMe, a instalação de um novo disco NVMe, como o SSD Intel® série 665p (1-2 TB) causará um impacto significativo no desempenho dos games. Atualizar também garantirá compatibilidade com novas tecnologias que aprimoram ainda mais a experiência.

Da mesma maneira que encontrar a CPU e a GPU corretas é algo essencial em qualquer configuração de PC, a escolha de um SSD também está se tornando cada vez mais importante.

Informações de produto e desempenho

1

É possível que o software e as cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho tenham sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel®

2

O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em www.Intel.com.br/PerformanceIndex.

3

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas especificadas nas configurações e podem não incluir todas as atualizações disponíveis publicamente. Consulte o fabricante para obter os detalhes de configuração. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

4

As tecnologias Intel podem exigir ativação de hardware, software específico ou de serviços.

Os seus custos e resultados podem variar.

5

Intel, o logotipo da Intel e Core são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países. * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros. © Intel Corporation.